Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo

Autores

  • Elizabeth Tunes
  • Maria Carmen Tacca
  • Albertina Martínez

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3285

Palavras-chave:

Psicologia;, Educação;, Teorias da aprendizagem

Resumo

Neste trabalho, tem-se o intuito de buscar compreender modos de interpenetração da psicologia e da educação. A reflexão é tecida tomando-se as teorias da aprendizagem como o cenário de um ciclo de produção teórica da psicologia, buscando-se fios das meadas em modos concretos com que professores e estudantes afirmam suas práticas no campo da educação. Tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural da psicologia, é feito um exame crítico das teorias de aprendizagem mais conhecidas, procurando-se demonstrar seus pontos de convergência e seus limites para tratar da diversidade das formas de aprendizagem humanas, especialmente as que acontecem no âmbito da instituição escolar.

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Biografia do Autor

Elizabeth Tunes

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1981). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Maria Carmen Tacca

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Albertina Martínez

Doutora em Ciências Psicológias pela Universidade de Habana (1993). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

31.10.2006

Como Citar

Tunes, E., Tacca, M. C., & Martínez, A. (2006). Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo. Linhas Crí­ticas, 12(22), 109–130. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3285

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