Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo

Autores

  • Elizabeth Tunes
  • Maria Carmen Tacca
  • Albertina Martínez

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3285

Palavras-chave:

Psicologia;, Educação;, Teorias da aprendizagem

Resumo

Neste trabalho, tem-se o intuito de buscar compreender modos de interpenetração da psicologia e da educação. A reflexão é tecida tomando-se as teorias da aprendizagem como o cenário de um ciclo de produção teórica da psicologia, buscando-se fios das meadas em modos concretos com que professores e estudantes afirmam suas práticas no campo da educação. Tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural da psicologia, é feito um exame crítico das teorias de aprendizagem mais conhecidas, procurando-se demonstrar seus pontos de convergência e seus limites para tratar da diversidade das formas de aprendizagem humanas, especialmente as que acontecem no âmbito da instituição escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Tunes

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1981). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Maria Carmen Tacca

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Albertina Martínez

Doutora em Ciências Psicológias pela Universidade de Habana (1993). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Referências

ABULJÁNOVA, A. K. El sujeto de la actividad psíquica. Trad.: M. Merino. México: Roca,1973/1985.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad.: Dora Flaksman. Rio de Janeiro:LTC, 1981.

BOTO, Carlota. O desencantamento da criança: entre a Renascença e o Século das Luzes. In:FREITAS, Marcos Cezar de; KUHLMANN JÚNIOR, Moysés (Orgs.). Os intelectuais na históriada infância. São Paulo: Cortez, 2002. p. 11-60.

BOZHOVITCH, Lidia Iliinitchna. La personalidad y su formación en la edad infantil. Trad.: C. T.Muñiz. La Habana: Pueblo y Educación, 1982/1985.

BRITO, Ildamar Farias. Desenvolvimento infantil: concepções de professores e suas implicações na manifestação do preconceito. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Brasília,2005.

CAVALCANTE, Andréa Vasconcelos. O preconceito da deficiência no processo de inclusão escolar. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Brasília, 2004.

CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1999.

DAVIDOV, Vasilii Vasilievitch; MARKOVA, Aelita Kapitonovna. La concepción de la actividadde estudio en los escolares. In: DAVIDOV, Vasilii Vasilievitch; SHUARE, Martha (Orgs.). Lapsicologia evolutiva en la URSS. Moscow: Progreso, 1987.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luís. Comunicación, personalidad y desarrollo, La Habana: Pueblo yEducación, 1995.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luís. Epistemología cualitativa y subjetividad. La Habana: Pueblo yEducación, 1997.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luís. Sujeto y Subjetividad: una aproximación histórico-cultural.México: Thomson, 2002.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luís. El aprendizaje en el enfoque histórico-cultural: sentido yaprendizaje. In: TIBALLI, Elianda Figueiredo Arantes; CHAVES, Sandramara Matias. (Orgs.).Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.p. 75-86.

HILGARD, Ernest Ropiequet. Teorias da aprendizagem. Trad.: N. P. Mejias, H. A. Guedes e C.Rameh. São Paulo: Herder, 1956/1966.

ITELSON, Lev Borisovitch. La actividad docente. Sus orígenes, estructura e condiciones. In:ILIASOV, Islam Imranovitch; LIAUDIS, Valentina Yakovlevna (Orgs.). Antologia de la psicologiapedagógica e de las edades. Trad.: C. R. Garcia. La Habana: Pueblo y Educación, 1986. p. 94-99. KELLER, Fred Simmons. Aprendizagem: teoria do reforço. Trad.: R. Azzi, L. Zimmerman e L. O.S. Queiroz. São Paulo: Herder, 1970.

MARKOVA, Aelita Kapitonovna; ABRAMOVA, Galina Sergueievna. La actividad docente comoobjeto de investigación psicológica. In: ILIASOV, Islam Imranovitch; LIAUDIS, ValentinaYakovlevna (Orgs.). Antologia de la psicologia pedagógica e de las edades. Trad.: C. R. Garcia. LaHabana: Pueblo y Educación, 1986. p. 104-109.

PINHEIRO, Paixão Marilete Alves. Sucesso escolar: uma possibilidade na relação professor x aluno,Brasília, UnB, Dissertação de Mestrado em Educação, 2004.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1999.

POZO, Juan Ignacio. Aprendices y maestros: la nueva cultura del aprendizaje. Madrid: Alianza,2000.

PRANGUISHVILI, Aleksandr Severianovitch. El aprendizaje y la disposición. In: ILIASOV,Islam Imranovitch; LIAUDIS, Valentina Yakovlevna (Orgs.). Antologia de la psicologia pedagógicae de las edades. Trad.: C. R. Garcia. La Habana: Pueblo y Educación, 1986. p. 104-109.

SILVA, Raimundo Nonato. Concepções, crenças e valores de alunos e professores: analisando situações de conflito na sala de aula, Brasília, UnB, Dissertação de Mestrado em Educação, 2004.

SKINNER, Burrhus Frederic. The behavior of organisms. New York: Appleton-Century-Crofts,1938.

SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e comportamento humano. Trad.: João Cláudio Todorov eRodolpho Azzi. Brasília: Edunb, 1967.

SKINNER, Burrhus Frederic. Cumulative record: a selection of papers. New York: Appleton-Century-Crofts, 1972.

TIJOMIROV, Oleg Konstantinovich. Psijaloguia michlienia(em russo). Moscou: Universitária,1984.

TOFFLER, Alvin. A terceira onda. Trad.: João Távora. Rio de Janeiro: Record, 1980.

TUNES, Elizabeth. O estudo do desenvolvimento. In: CORRÊA FILHO, Laurista; CORRÊA,Maria Elena Girade; FRANÇA, Paulo Sérgio (Orgs.). Novos olhares sobre a gestação e a criança atétrês anos: saúde, perinatal, educação e desenvolvimento do bebê. Brasília: L.G.E., 2002. p. 135-150.

TUNES, Elizabeth; BARTHOLO JÚNIOR, Roberto dos Santos. Da constituição da consciênciaa uma psicologia ética: alteridade e zona de desenvolvimento proximal. In: SIMÃO, Lívia Mathias;MITJÁNS MARTÃNEZ, Albertina (Orgs.). O outro no desenvolvimento humano: diálogo para apesquisa e a prática profissional em psicologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p.41-60.

VIGOTSKI, Liev Semionovich. Teoria e método em psicologia. Trad.: Cláudia Berliner. São Paulo:Martins Fontes, 1996.

VIGOTSKI, Liev Semionovich. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, Liev Semionovich. Fundamentos de defectologia. Madrid: Visor Distribuidora, 1997.

VIGOTSKI, Liev Semionovich. Pensamiento y lenguaje. Trad.: M. M. Rodger. La Habana:Revolucionaria, 1934/1968.

Downloads

Publicado

31.10.2006

Como Citar

Tunes, E., Tacca, M. C., & Martínez, A. (2006). Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo. Linhas Crí­ticas, 12(22), 109–130. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3285

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.