Projeto festival de dança

educação por meio da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35022

Palavras-chave:

Festival de Dança, Escola pública, Dança, Arte-Educação, Educação estética

Resumo

A pesquisa refere-se ao Projeto Festival de Dança, desenvolvido na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes, escola pública estadual de Santa Catarina. A investigação visa a compreender o papel de um projeto de dança no desenvolvimento das habilidades dos estudantes no âmbito das linguagens e no impacto à comunidade escolar. Os dados foram obtidos através da análise dos diários reflexivos dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais - e do Ensino Médio, e dos relatos de prática das professoras orientadoras. Como resultados, enfatiza-se a relevância do projeto para a comunidade escolar e o desenvolvimento de habilidades e protagonismo por meio da dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozane Fermino, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Brasil

Graduada em Letras (Português e inglês) pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2016). Professora de Inglês na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes, no estado de Santa Catarina. E-mail: profrozanefermino@gmail.com

Camila Grimes, Universidade Regional de Blumenau, Brasil

Doutoranda em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora efetiva no estado de Santa Catarina e assessora de direção na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes. E- mail: cgrimes@furb.br

Flávio Booz, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Brasil

Graduado em Informática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017) e em Pedagogia pelo Grupo Uninter (2009). Assistente de Educação na Escola de Educação Básica São João Batista. E-mail: flaviobooz@gmail.com

Carolina Cirilo, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Brasil

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) (2009). Professora efetiva de Educação Física no estado de Santa Catarina. E-mail: carolina-cirilo@hotmail.com

Jaqueline Magali Herartt, Secretaria Municipal de Educação de Major Gercino, Brasil

Graduada em Pedagogia pela FAEL (2015) e Geografia e Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019). Professora efetiva na rede municipal de Major Gercino e gestora escolar da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monsenhor José Locks. E-mail: jaqueherartt@hotmail.com

Natieli Herartt, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Brasil

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) (2015). Professora de Educação Física no estado de Santa Catarina na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes. E-mail: nati_herartt@hotmail.com

Referências

Almeida, R. S., & Santos, T. P. B. (1997). A Dança: conteúdo escolar para a compreensão histórica da cultura corporal. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – CONBRACE. Espírito Santo.

Baroni, V. (2015). Para além do unidimensional: Marcuse e a educação estética. Linhas Críticas, 21(46), pp. 784-800. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4730

Berge, Y. (1986). Viver o seu corpo: por uma pedagogia do movimento (3. Ed.). Martins Fontes.

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Colaço, S. F. (2015). A travessia do ser aluno para o ser professor: práticas de letramento pedagógico no PIBID.

Eidt, N. M., & Tuleski, S. C. (2010). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural. Cadernos de Pesquisa, 40(139), pp. 121-146. https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000100007

Feijó, M. G. (1996). A Dança como conteúdo integrante da Educação Física escolar enquanto corporificação do mundo sensível. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria].

Fiamoncini, L. (2006). Dança na educação: a busca de elementos na arte e na estética (v. 6). Pensar a Prática, 6, pp. 59-72. https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.16055

Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, 35(3), 20-29. https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004

Laban, R. (1990). Dança educativa moderna. Ícone.

Lacerda, T., & Gonçalves, E. (2009). Educação estética, dança e desporto na escola. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 9(1), pp. 105-114. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000100010&lng=pt&tlng=pt

Lück, H. (2012). Perspectivas da avaliação institucional da escola. Vozes.

Marques, I. (2007). Dançando na escola. Cortes.

Marques, I. (2011). Notas sobre o corpo e o ensino de dança. Caderno Pedagógico, 8(1), pp. 31-36. http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/827/816

Oliveira, M. K. de. (2002). Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico (4 ed.). Scipione.

Pacheco, J. (2007). Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Artmed.

Saraiva, M. C. (2009). Elementos para uma concepção do ensino de dança na escola: a perspectiva da educação estética. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, vol. 30, n.3, pp. 157-171. http://rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/540/377

Sousa, N. C. P. de, Hunger, D. A. C. F., Caramaschi, S. (2014). O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(3), pp. 505-520. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000300505

Souza, M. I. G. (2011). O ensino da dança na escola: técnica ou criatividade? Cadernos de Formação RBCE, (v. 2). n. 1, pp. 32-42. http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1206/612

Strazzacappa, M. (2006). Dança na educação: discutindo questões básicas e polêmicas. Pensar a Prática (v. 6). n.1, pp. 73-85. https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.55

Verderi, E. B. (2009). Dança na escola: uma abordagem pedagógica. Phorte.

Vigotski, L. S. (1989). Concrete Human Psychology. Soviet Psychology, v. 27, XXII, pp. 53-77.

Vigotski, L. S. (1998). Pensamento e linguagem (2. ed.). Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2004). A formação social da mente. Martins Fontes.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

19.04.2021

Como Citar

Fermino, R., Grimes, C., Booz, F., Cirilo, C., Herartt, J. M., & Herartt, N. (2021). Projeto festival de dança: educação por meio da arte. Linhas Críticas, 27, 1–27. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)