Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa

Autores

  • Arilene Maria Soares de Medeiros Faculdade de Educação - UERN

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3249

Palavras-chave:

Racionalidade administrativa;, Regimento escolar;, Conselho escolar;, Projeto

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em apresentar, à luz da teoria da ação comunicativa, uma proposição crítica de racionalidade administrativa para a educação, que possa consolidar-se em parâmetros democráticos e emancipatórios, como forma de reestruturação organizacional interna da escola. Esta proposição enfrenta dificuldades que merecem ser devidamente analisadas, para não assumir uma dimensão simplesmente utópica, sem a menor repercussão prática no cotidiano da escola. As dificuldades político-institucionais refletem a relação que se estabelece entre o Estado e a administração escolar. As dificuldades organizacionais dizem respeito ao funcionamento da escola por meio do Regimento Escolar, Conselho Escolar e Projeto Político-Pedagógico. Com esta análise, pretende-se demonstrar que a administração escolar reflete uma tensão entre as políticas e as práticas, entre o externo e o interno, possibilitando alterações e inovações na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arilene Maria Soares de Medeiros, Faculdade de Educação - UERN

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2002). Professora  da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 

Referências

BOUFLEUER, José Pedro. Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. Ijuí:Unijuí, 1997.

FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração escolar: um problema empresarial ou educativo? 2. ed.São Paulo: Cortez, 1985.

FORTUNA, Maria Lúcia de Abrantes. Gestão escolar e subjetividade. São Paulo: Xamã, 2000.

GENTILINI, João Augusto. Comunicação, cultura e gestão educacional. Cadernos Cedes, Campinas,v. 21, n. 54, p. 41-53, ago. 2001.

HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción comunicativa: complementos e estudios previos. Madrid:Catedra, 1997.

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola. Campinas: Papirus, 1994.

LIMA, Antônio Bosco de. “Gestão democrática” ou democratização da gestão: uma análise sobre elementos instrumentalizadores da democratização da escola. In: ENCONTRO NACIONAL DEDIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 11, 2002, Goiânia. CD-ROM.

LIMA, Licínio Carlos. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo:Cortez, 2001.

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de. Administração educacional: definição de uma racionalidade administrativa democrática e emancipatória. 2003. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Programa dePós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1993.

______. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública fundamental. Disponível em: http://www.anped.org.br. Acesso em: 09 out. 2002.

PINTO, José Marcelino Resende. Administração e liberdade: um estudo do conselho de escola à luz da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

SAES, Décio Azevedo Marques de; ALVES, Maria Leila. Uma contribuição teórica à análise de conflitos funcionais em instituições escolares da sociedade capitalista. Revista Brasileira de Políticae Administração da Educação, Piracicaba, v. 19, n. 1, p. 11-24, jan./jun. 2003.

SIMON, Herbert A. Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1971.

TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. Antropologia, cotidiano e educação. Rio de Janeiro: Imago,1990.

WEBER, Max. Economia e sociedade. Trad., rev. e org.: Johannes Winckelmann. 5. ed. Brasília:Edunb, 2000.

Downloads

Publicado

31.03.2006

Como Citar

Medeiros, A. M. S. de. (2006). Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa. Linhas Crí­ticas, 11(21), 241–254. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3249

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.