O programa de apoio às Inovações Educacionais (PAIE): uma proposta de descentralização da gestão escolar em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3190Palavras-chave:
Inovação educacional;, Descentralização;, Gestão escolarResumo
O texto apresenta resultados de uma investigação que tem por objeto as propostas inovadoras desenvolvidas por escolas estaduais de Minas Gerais, a partir do Programa de Apoio a Inovações Educacionais (PAIE), que integra o acordo de financiamento Pró-qualidade, firmado entre o Banco Mundial e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. O seu propósito central é conhecer e analisar os efeitos do programa na organização do trabalho e na gestão escolar. A pesquisa é qualitativa, por seu caráter interpretati vo e dialógico, adequando-se ao estudo de casos singulares. O referencial teórico está sustentado na linha interpretativa de autores como Santos (1989) e Carbonnel (2002), que discutem a inovação como um processo de ruptura institucional. Os resultados mostram que propostas inovadoras nem sempre provocam mudanças necessárias à realidade da escola.
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