Alunos e professores no Orkut: a educação escolar na arena ciberespacial
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3830Palavras-chave:
Experiência, Comunidades virtuais, Educação escolarResumo
O objetivo deste artigo consiste em investigar as comunidades virtuais da Internet dedicadas à educação escolar. Assim, analisamos manifestações escritas de professores e alunos a fim de apreendermos as maneiras como os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem percebem uns aos outros. As lucubrações são iluminadas por autores da Teoria Crítica como Theodor Adorno e Walter Benjamin, por meio da confluência do material coletado nas comunidades virtuais com temas como desorientação, fragmentação e sem formação na contemporaneidade e os seus reflexos na educação escolar brasileira.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Teoria da Semiformação. In: PUCCI, Bruno et al. Teoria Crítica e Inconformismo:novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
ADORNO, Theodor. Tabus a respeito do professor. In: PUCCI, Bruno et al. Adorno: o poder educativodo pensamento crítico. Petrópolis: Vozes, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BENJAMIN, Walter.Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1996. (v. 1)
BENJAMIN, Walter.Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994. (v. 3)
BERGMANN, Leila Mury. “Tomara que o professor falte!”:O Orkut e a vida escolar. In: REUNIÃONACIONAL DA ANPED, 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu: APNED, 2007. Disponível em <http://cce.udesc.br/titosena/Arquivos/Artigos_textos_sociologia/Orkut.pdf>. Acesso em: 11. abr. 2008.
BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: Tradição e Ciberespaço. Petrópolis: Vozes, 2007.
COSTA, Berlamino. Estética da violência: Jornalismo e produção de sentidos. Campinas: Autores Associados; Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002.
CUNHA, Antônio. Apropriação de trabalhos acadêmicos na Internet: distorções éticas num processo de semiformação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO, 10., Goiânia, 2007.Anais...Goiânia: 2007. Disponível em Acesso em: 22. jul. 2009.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DUPAS, Gilberto. Ética e poder na sociedade da Informação. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
FEENBERG, Andrew. Modernity Theory and Technology Studies: Reflections on Bridging the Gap. In:MISA, Thomas et al. Modernity and Technology. Cambridge: MIT Press, 2003.
FORMOSO, Maria; BATISTA, Silva. Indústria Cultural e Ideologia. In: PEDROSO, Leda; BERTONI, Luci.Indústria Cultural e Educação: Reflexões críticas. Araraquara: JM, 2002.
FRANCO, Renato. De Baudelaire ao Bang-Jump. In: PEDROSO, Leda; BERTONI, Luci. Indústria Cultural e Educação. Reflexões críticas. Araraquara: JM, 2002.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Editora Perspectiva,1999.
GOLDIN, Analia. El rol de la escuela y los adolescentes tecnológicos. In: ALMADA, Sonia. Infanci@asy Adolescenci@as: Nuevos deveníres de la clínica. Córdoba: Jorge Sarmiento, 2009.
LASTÓRIA, Luiz Nabuco. Uma nova economia psíquica ou mutações tópicas? In: DURÃO, Fabio et al.Indústria Cultural hoje. São Paulo: Boitempo, 2008.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo. In: NOVAES, Adauto. O Homem-Máquina: a Ciência manipula ocorpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
LENARDUZZI, Víctor; GERZOVICH, Diego; ENTEL, Alícia. Escuela de Frankfurt: razón, arte y libertad.Buenos Aires: Eudeba, 2008.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.
MELMAN, Charles. O homem sem gravidade: Gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia deFreud, 2008.
OLIVEIRA, Alessandro. Confluências e paradoxos entre tradição e modernidade. Uma análise a partirde ideias de Walter Benjamin. Educação Unisinos,São Leopoldo, Universidade do Vale dos Sinos, v.1, n. 2, p. 122-132, maio-ago. 2008.
RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Reflexões sobre a educação danificada. In: PUCCI, Bruno et al. AEducação Danificada. Petrópolis: Vozes; São Carlos: EDUFSCAR, 1997.
TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas: Unicamp, 2010.
ZUIN, Antônio. Seduções e simulacros. Considerações sobre a Indústria Cultural e os Paradigmas da Resistência e da Reprodução em Educação. In: PUCCI, Bruno et al. Teoria Crítica e Educação: A questãoda formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis: Vozes; São Carlos: EDUFSCAR, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.