Alunos e professores no Orkut: a educação escolar na arena ciberespacial

Autores

  • Alessandro Eleutério de Oliveira Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação
  • Antônio Álvaro Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3830

Palavras-chave:

Experiência, Comunidades virtuais, Educação escolar

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em investigar as comunidades virtuais da Internet dedicadas à educação escolar. Assim, analisamos manifestações escritas de professores e alunos a fim de apreendermos as maneiras como os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem percebem uns aos outros. As lucubrações são iluminadas por autores da Teoria Crítica como Theodor Adorno e Walter Benjamin, por meio da confluência do material coletado nas comunidades virtuais com temas como desorientação, fragmentação e sem formação na contemporaneidade e os seus reflexos na educação escolar brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Eleutério de Oliveira, Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos, mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação. Atua na área de Filosofia da Educação. Autor do artigo Reflexões sobre a infância e a Educação Escolar (Revista Querubim, Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, 2010).

Antônio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e estudos de pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig. Professor Associado do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação. Publicações: Adoro odiar meu professor: o aluno entre a ironia e o sarcasmo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 2008.

Referências

ADORNO, Theodor. Teoria da Semiformação. In: PUCCI, Bruno et al. Teoria Crítica e Inconformismo:novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

ADORNO, Theodor. Tabus a respeito do professor. In: PUCCI, Bruno et al. Adorno: o poder educativodo pensamento crítico. Petrópolis: Vozes, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BENJAMIN, Walter.Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1996. (v. 1)

BENJAMIN, Walter.Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994. (v. 3)

BERGMANN, Leila Mury. “Tomara que o professor falte!”:O Orkut e a vida escolar. In: REUNIÃONACIONAL DA ANPED, 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu: APNED, 2007. Disponível em <http://cce.udesc.br/titosena/Arquivos/Artigos_textos_sociologia/Orkut.pdf>. Acesso em: 11. abr. 2008.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: Tradição e Ciberespaço. Petrópolis: Vozes, 2007.

COSTA, Berlamino. Estética da violência: Jornalismo e produção de sentidos. Campinas: Autores Associados; Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002.

CUNHA, Antônio. Apropriação de trabalhos acadêmicos na Internet: distorções éticas num processo de semiformação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO, 10., Goiânia, 2007.Anais...Goiânia: 2007. Disponível em Acesso em: 22. jul. 2009.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DUPAS, Gilberto. Ética e poder na sociedade da Informação. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

FEENBERG, Andrew. Modernity Theory and Technology Studies: Reflections on Bridging the Gap. In:MISA, Thomas et al. Modernity and Technology. Cambridge: MIT Press, 2003.

FORMOSO, Maria; BATISTA, Silva. Indústria Cultural e Ideologia. In: PEDROSO, Leda; BERTONI, Luci.Indústria Cultural e Educação: Reflexões críticas. Araraquara: JM, 2002.

FRANCO, Renato. De Baudelaire ao Bang-Jump. In: PEDROSO, Leda; BERTONI, Luci. Indústria Cultural e Educação. Reflexões críticas. Araraquara: JM, 2002.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Editora Perspectiva,1999.

GOLDIN, Analia. El rol de la escuela y los adolescentes tecnológicos. In: ALMADA, Sonia. Infanci@asy Adolescenci@as: Nuevos deveníres de la clínica. Córdoba: Jorge Sarmiento, 2009.

LASTÓRIA, Luiz Nabuco. Uma nova economia psíquica ou mutações tópicas? In: DURÃO, Fabio et al.Indústria Cultural hoje. São Paulo: Boitempo, 2008.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo. In: NOVAES, Adauto. O Homem-Máquina: a Ciência manipula ocorpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

LENARDUZZI, Víctor; GERZOVICH, Diego; ENTEL, Alícia. Escuela de Frankfurt: razón, arte y libertad.Buenos Aires: Eudeba, 2008.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.

MELMAN, Charles. O homem sem gravidade: Gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia deFreud, 2008.

OLIVEIRA, Alessandro. Confluências e paradoxos entre tradição e modernidade. Uma análise a partirde ideias de Walter Benjamin. Educação Unisinos,São Leopoldo, Universidade do Vale dos Sinos, v.1, n. 2, p. 122-132, maio-ago. 2008.

RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Reflexões sobre a educação danificada. In: PUCCI, Bruno et al. AEducação Danificada. Petrópolis: Vozes; São Carlos: EDUFSCAR, 1997.

TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas: Unicamp, 2010.

ZUIN, Antônio. Seduções e simulacros. Considerações sobre a Indústria Cultural e os Paradigmas da Resistência e da Reprodução em Educação. In: PUCCI, Bruno et al. Teoria Crítica e Educação: A questãoda formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis: Vozes; São Carlos: EDUFSCAR, 2003.

Downloads

Publicado

27.02.2012

Como Citar

Oliveira, A. E. de, & Zuin, A. Álvaro S. (2012). Alunos e professores no Orkut: a educação escolar na arena ciberespacial. Linhas Crí­ticas, 17(34), 561–582. https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3830

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.