Formação dos professores para o atendimento educacional especializado em contexto indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4894

Palavras-chave:

Formação de professores, Atendimento educacional especializado, Educação indígena

Resumo

Este estudo analisa a formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na interface com a Educação Indígena. Participaram do estudo 4 professores do AEE em escolas indígenas de Dourados-MS e fundamentouse nos Estudos Culturais e na pesquisa colaborativa fazendo uso de diário de campo, entrevista semiestruturada e coletiva. Os resultados evidenciaram: necessidade de formação inicial/continuada para professores do AEE adequadas às especificidades das escolas indígenas; revisão da política de formação dos professores para a Educação Especial em contextos socioculturais diferenciados; e a emergência de (re)significação do AEE numa perspectiva intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henrique da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Direito Educacional. Bacharel e Licenciado em Filosofia. Pesquisa sobre as seguintes temáticas: educação especial; inclusão escolar; formação de professores; educação escolar indígena.

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui graduação em Pedagogia e habilitação em Educação Especial (Ensino do deficiente Visual) pela USP e doutorado em Ensino da Educação Brasileira pela Unesp, Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial e Inclusão escolar.

Referências

BAPTISTA, Cláudio Roberto. Ação Pedagógica e Educação especial: para além do AEE. In: JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Cláudio Roberto; CAIADO, Kátia Regina Moreno (Org.). Prática Pedagógica na Educação especial: multiplicidade no atendimento educacional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2013. p. 43-62.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Senado Federal, 2014.

______. Parecer CNE/CEB n. 13, de 10 de maio de 2012. Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2012a.

______. Resolução CNE/CEB n. 5, de 22 de junho 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica.Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2012b.

______. Política Nacional de Educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008.

______. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Senado Federal, 2005.

______. Resolução n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: MEC/CNE/CP, 2006.

______. Referenciais para a formação de professores indígenas (RFPI). Brasília, DF: MEC, 2002.

______. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília, DF: MEC, 1998.

BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação Inclusiva: Componente da Formação de Educadores.Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, ano 13, n. 38, dez. 2007. Disponível em: <http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=21054>. Acesso em: 07 fev. 2012.

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Formação de professores para uma educação inclusiva mediada pelas tecnologias. In: GIROTO, Claudia Regina Mosco; POKER, Rosimar Bortoloni; OMOTE, Sadao (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília/SP: Cultura Acadêmica, 2012. p. 93-120.

COSTA DE SOUSA, Maria do Carmo da Encarnação. A Organização do Atendimento Educacional Especializado nas Aldeias Indígenas de Dourados/MS:um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez. 2013 (111 f.). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Grande de Dourados, 2013.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina Damboriarena. Cartografias dos estudos culturais ”“ Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FRANCO, Maria Estela Dal Pai; GENTIL, Heloisa Salles. Identidade do Professor de Ensino Superior: questões no entrecruzar de caminhos. In: FRANCO, FRANCO, Maria Estela Dal Pai; KRAHE, Elizabeth Diefenthaeler (Org.). Pedagogia Universitária e Áreas de Conhecimento. Porto Alegre: EdiPucRS, 2007. p. 39-58.

GARCÃA CANCLINI, Nestor. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: USP, 2008.

GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

______. A interpretação das culturas. 1. ed. 13ª reimp. Rio de Janeiro: LTC, 2008. HALL, Stuart. Da Diáspora: identidade e mediações. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

______. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: Investigação, Formação e Produção de conhecimentos. Brasília: Liber, 2008. (Série Pesquisa).

JESUS, Denise Meyrelles de; EFFGEN, Ariadna Pereira Siqueira. Formação docente e práticas pedagógicas: conexões, possibilidades e tensões. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. (Org.). O professor e a educação inclusiva - formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA. 2012, p. 17-24.

LACLAU, Ernesto.Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

LIMA, Juliana Maria da Silva. Criança Indígena Surda na Cultura Guarani-Kaiowá: um estudo sobre as formas de comunicação e inclusão na família e na escola. 2013 (123 f.). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, 2013..

MILANESI, Josiane Beltrame. Organização e Funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais em um Município Paulista. 2012 (183 f.). Dissertação (Mestrado em Educação especial) - Programa de Pós-Graduação em Educação especial, Universidade Federal de São Carlos, 2012.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Coord.). Os Professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1997. p. 15-34.

NOZU, Washington César Shoiti. Política e Gestão do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais de Paranaíba/MS: uma análise das práticas discursivas e não discursivas. 2013 (241 f.). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, 2013.

QUEIROZ JÚNIOR, Edison de. Formação continuada de professores para o Atendimento educacional especializado: desafios e perspectivas. 2010 (117 f.). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

______. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: ______.(Org.). Conhecimento Prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. p. 777-821.

SILVA SOUZA, Vânia Pereira. da. Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência e o acesso à s políticas de saúde e educação em aldeias da Região da Grande Dourados. 2011 (105 f.). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Grande de Dourados, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

WALSH, Catherine. Interculturalidade, Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-42.

Downloads

Publicado

14.02.2017

Como Citar

Silva, J. H. da, & Bruno, M. M. G. (2017). Formação dos professores para o atendimento educacional especializado em contexto indígena. Linhas Crí­ticas, 22(48), 346–366. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4894

Edição

Seção

Dossiê 2016 - Educação do Campo e Indígena

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.