Ensino da escrita na alfabetização
como promover as aprendizagens das crianças?
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30093Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Aprendizagem, Heterogeneidade, MetasResumo
Analisamos a relação entre as práticas de alfabetização de uma professora, que acompanhou seus alunos do 1º ao 2º ano do ensino fundamental, e a evolução na aprendizagem das crianças quanto à escrita. Como procedimentos usamos: entrevista, observações de aula e a aplicação aos alunos de atividades de escrita de palavras e de produção de texto no final do 1º e 2º ano. A análise dos resultados apontou que a prática da professora, a atenção à heterogeneidade e a clareza quanto aos objetivos de ensino teria possibilitado a seus alunos do 1º ano concluírem o 2º ano produzindo textos coerentes e legíveis.
Downloads
Referências
Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.
Brooke, N., & Bonamino, A. (Orgs.) (2011). GERES 2005: Razões e resultados de uma pesquisa longitudinal sobre eficácia escolar. Walprint.
Chartier, A. (2007). Práticas de leitura e escrita – história e atualidade. CEALE/Autêntica.
Cruz, M. C. S. (2008). Alfabetizar letrando: Alguns desafios do 1º ciclo no Ensino Fundamental. Editora Universitária da UFPE.
Cruz, M. C. S. (2012). Tecendo a alfabetização no chão da escola seriada e ciclada: a fabricação das práticas de alfabetização e a aprendizagem da escrita e da leitura pelas crianças. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Digital da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13009
Ferreiro, E., & Teberosky, A. (1999). Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP]. (2015). Avaliação Nacional da Alfabetização. Relatório 2013-2014. Volume um. Da concepção à realização. República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. http://inep.gov.br/documents/186968/484421/Relat%C3%B3rio+ANA+2013-2014+-+Da+concep%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0+realiza%C3%A7%C3%A3o/
Morais, A. G. (1999). O aprendizado da ortografia. Autentica.
Morais, A. G. (2006). Concepções e metodologias de alfabetização: Por que é preciso ir além da discussão sobre velhos métodos? Secretaria de Educação Básica. (Trabalho apresentado no Seminário Alfabetização e Letramento em Debate). http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_moarisconcpmetodalf.pdf
Soares, M. (2003). Letramento: um tema em três gêneros (2a ed). Autêntica.
Soares, M. (2009). Alfabetização e letramento. Contexto.
Soares, M. (2016). Alfabetização: a questão de métodos. Contexto.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Magna do Carmo Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.