A produtividade da racionalidade neoliberal na inclusão escolar: a história de Lucas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4853

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Neoliberalismo, Capital humano

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo inclusivo de um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quanto à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, utilizando-se da observação participante e de uma entrevista com questões abertas. A reflexão proporcionada por meio deste trabalho nos leva a compreender que as atuais políticas educacionais brasileiras, ao serem propositivas para a efetivação da inclusão das crianças com deficiências nas escolas comuns, ao mesmo tempo em que estão determinadas a garantirlhes o direito à educação, também não deixam de estar afetadas pelos propósitos do neoliberalismo na produção de sujeitos competitivos e empreendedores de si.

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Biografia do Autor

Neusete Machado Rigo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação nas Ciências. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial/GEPE da UFSM.Professora pertencente ao Domínio Conexo. Área da Educação. Trabalha no ensino em Cursos de Licenciatura e atua na Pesquisa e na Extensão Universitária em Programas de formação de professores da Educação Básica.

Maria Inês Naujorks, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo -USP. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa de Educação Especia, da UFSM. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão/UFSM/CNPq. Desenvolve pesquisas relacionadas com os seguintes temas: Educação Especial e Processos inclusivos; Práticas de Inclusão nas Instituições; Artefatos Culturais e Processos de Subjetivação. 

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Publicado

25.10.2016

Como Citar

Rigo, N. M., & Naujorks, M. I. (2016). A produtividade da racionalidade neoliberal na inclusão escolar: a história de Lucas. Linhas Crí­ticas, 22(47), 210–228. https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4853

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