Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20106

Palavras-chave:

Didática, Desenvolvimento, Atividade, Sistema Zankoviano

Resumo

O presente artigo tem caráter introdutório. Nele encontram-se algumas pistas sobre o lugar ocupado, o papel desempenhado e a evolução experimentada pelo sistema didático desenvolvimental Zankoviano, em relação aos demais sistemas (Galperin-Talizina e Elkonin-Davidov), surgido no interior do ensino desenvolvimental da atividade. O sistema Zankoviano tem como base os pressupostos formulados por Vigotski e Rubinstein sobre a influência recíproca entre os processos de obutchénie (ensino-aprendizagem) e de desenvolvimento do psiquismo humano. O objetivo do texto é o tratar, em particular, da trajetória percorrida e das principais contribuições teóricas do sistema Zankoviano ao longo dos primeiros vinte anos (1957-1977). Para tanto, procurou-se: a) estabelecer as etapas evolutivas do sistema, a partir da sistematização de sua gênese e processo histórico; b) analisar, ao mesmo tempo, as contribuições teóricas e práticas que o sistema realizou por intermédio das pesquisas em laboratórios, em escolas experimentais e na rede pública de educação básica. O acesso a um volume relativamente grande e valioso de obras em russo, inglês e espanhol - a maior parte dele desconhecido no Brasil - permitiu elaborar um texto que, se bem ainda tem caráter introdutório, poderá ser útil para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracibaba com Pós-doutorado em Didática pela Universidade de Granada (Espanha). Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de graduação. E-mail: robertovaldespuentes@gmail.com

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba

Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituo Superior Pedagógico Felix Varela, Cuba (homologado como Doutor em Educação pela USP-SP). Pós-doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e no curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba (UNIUBE). E-mail: ofaquino@gmail.com

Referências

ANANIEV, B. G. (1935). Psicologia da avaliação pedagógica. Leningrado.

ANANIEV, B. G. (1945). Ensaios sobre psicologia. Leningrado.

ANANIEV, B. G. (1968). O homem como sujeito de conhecimento. Leningrado.

ANANIEV, B. G. (1977). Sobre os problemas dos estudos humanos modernos. Moscou.

ANANIEV, B. G. (1980a). Trabalhos psicológicos selecionados. T. 1. Moscou.

ANANIEV, B. G. (1980b). Trabalhos psicológicos selecionados. T. 2. Moscou.

ANANIEV, B. G. (1996). Psicologia e problemas do conhecimento humano. Moscou ANANIEV, B. G. (2007). Trabalhos selecionados em psicologia. SPb.

AQUINO, O. F. (2013). Leoniv Vladimirovich Zankov: contribuições para a pesquisa em didática desenvolvimental. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: Edufu, p. 233-261.

DAVIDOV, V. V. (1991). Atividade de Estudo: situação atual e problemas de pesquisa. Questões de Psicologia, Moscou, n. 6, p. 5-14.

DAVIDOV, V. V. (1997). História do sistema de obutchénie desenvolvimental: sistema D. B. elkonin-V.V. Davidov. n. 3. Disponível em http://www.experiment.lv/rus/biblio/vestnik_1/v1_davidov_iz_istorii.htm

DMITRIEV, D. (1997). Pedagogical psychology and the devlopment of education in Russia. In: GUIGORENKO, E. L. & RUZGIS, P. & STERNBERG, R. J. (Orgs.). Psychology in Russia. Paste, presente, future. Commack, NY: Nova Science Publishers, p. 252292.

ELKONIN, D. B. (1966). Habilidades intelectuais das crianças em idade escolar e o conteúdo da obutchénie pp. 13-53. Disponível em: http://experiment.lv/rus/biblio/vestnik_6/v6_biblro_elkonin.htm

GONZÁLEZ REY, F.L. (2016b). Fernando L. Marxismo, subjetividad y psicología cultural histórica: avanzando sobre un legado inconcluso. Teoría y Crítica de la Psicología, Morelia, México, v.7, p.40-55.

GONZÁLEZ REY, F.L. (2016a). Fernando L. Ação profissional e subjetividade: para além do conceito de intervenção profissional na psicologia. Educação (Porto Alegre), v. 39, n. esp. (supl.), s54-s65, dez.

GONZÁLEZ REY, F.L. (2017). Observações (Comunicação pessoal por e-mail com os autores). 2 de junho de 2017.

GUSEVA, L (2017). Transição na educação russa: o sistema zankoviano no atual ensino fundamental. In: LONGAREZI, A. M. & PUENTES, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: Edufu, p.225-242.

LEONTIEV, A. N. (1983). Obras psicológicas selecionadas. Moscou.

LEONTIEV, A. N. (1959). Problemas do desenvolvimento da psique. Moscou: Editora da Academia de Ciências Pedagógicas da RSFSR.

LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (2017). Fundamentos psicológico-didáticos para um ensino na perspectiva histórico-cultural: a unidade dialética obutchénie-desenvolvimento. Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2017, v. 5, p. 7-15.

PAVLOV, I. (1972). Reflexos Condicionados e Inibições. São Paula: Zahar.

PUENTES, R. V. (2017) Didática desenvolvimental da atividade: o sistema ElkoninDavidov (1958-2015). Revista Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 20-58, 2017. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38113

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C. (2017). Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 130-150, 2017.

PUENTES, R. V., AMORIM, P. A. P., & CARDOSO, C. G. C. (2018). Fundamental and applied researches in practice of leading scientific schools, v. 27, n. 3, p. 188-195, 2018.

PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (2017b). Didática desenvolvimental: sessenta anos de tradição teórica, epistemológica e metodológica. Revista Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 9-19. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38417

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, AM. (2017a). A didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da psicologia históricocultural da atividade. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: Edufu, p.187-224.

RUBINSTEIN, S. L. (1958). O pensamento e os caminhos de sua pesquisa. Moscou: Editora da Academia de Ciências da URSS.

RUBINSTIEN, S. L. (1946). Fundamentos da psicologia geral. V. II. Moscou: Uchpeddguiz.

RUBINSTIEN, S. L. (1976). Problemas de psicologia geral. Moscou.

TALÍZINA, N. F. (2000). Manual de psicologia pedagógica. San Luís Potosí, Mx. Faculdad de Psicología de la Universidad Autónoma de San Luís de Potosí.

USHINSKI, K. (1908). As palestras no Yaroslavl Lyceum. (1847-1848). Publicado em “A coleção de obras desconhecidas de K.D. Ushinsky”, S.-Petersburgo.

USHINSKI, K. (1857). Três elementos da escola. The Journal of Eduction, N. 5.

VIGOTSKI, L. S. (1984). Obras completas. Vol. 6. Moscou: Pedagógica.

VIGOTSKI, L. S. (1956). Pesquisas psicológicas escolhidas. Moscou: Editorial da Academia de Ciências Pedagógicas da RSFSR.

VIGOTSKI, L. S. (1996). Psicologia pedagógica. 3ª edição. Moscou.

VIGOTSKI, L. S. (2005). Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LEONTIEV, A.N. et. al. Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, p. 25-42.

VIGOTSKI, L. S. (1960). Desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Moscou: Editorial da Academia de Ciências Pedagógicas da RSFSR.

VIGOTSKI, L. S. (1933/34). (Problema da obutchénie e do desenvolvimento mental na idade escolar). Leitor em Psicologia. Parte II. Psicologia Pedagógica. Disponível em http://psychlib.ru/mgppu/VUR/VUR-0031.htm

VIGOTSKI, L. S. (1982). Obras completas. Vol. 2. Moscou: Pedagógica.

VIGOTSKI, L. S. (1983). Obras completas. Vol. 3. Moscou: Pedagógica.

VIGOTSKI, L. S. (2007). Pensamiento y habla (1934). Buenos Aires: COLIHUE.

VYGOTSKY, L. S. (2010). Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S. & LURIA, A. R. & LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone. p. 103-118.

ZANKOV, L. V. (1963). Sobre a Obutchénie no nível primário. Moscou, c.20.

ZANKOV, L. V. (1984). (Obutchénie e desenvolvimento: investigação pedagógica experimenta, 1975). Moscou; Editorial Progresso.

ZAPOROZHETS, A. V. (1961a). Característica general de desarrollo psíquico de los niños. In: SMIRNOV, A. S. & LEONTIEV, A. N. & RUBINSHTEIN, S. L. & TIEPLOV, B. M. Psicología. La Habana: Imprenta Nacional de Cuba, p. 493-503.

ZVEREVA, M. V. (s.d.). Estudos experimentais-pedagógicos de L. V. Zankov e seu papel no desenvolvimento da teoria e prática da obutchénie. S/D. Disponível em http://idfedorov.ru/about/zankov/article=155

ZVEREVA, M. V. & INDIK, M. (Orgs.). (1991). L. V. Zankov: um livro para o professor. Moscou: Iluminação.

Downloads

Publicado

13.02.2019

Como Citar

Puentes, R. V., & Aquino, O. F. (2019). Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977). Linhas Crí­ticas, 24, e20106. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20106

Edição

Seção

Dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.