Uma introdução à Didática Desenvolvimental soviética e suas diferentes interpretações no âmbito Latino-americano (Brasil, Cuba e México)

(apresentação)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.23823

Palavras-chave:

Didática desenvolvimental

Resumo

Apresentação do dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracibaba com Pós-doutorado em Didática pela Universidade de Granada (Espanha). Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de graduação. E-mail: email: robertovaldespuentes@gmail.com

Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia. Email: andrea.longarezi@gmail.com

Referências

Longarezi, A.M, Silva, D.S. (2018). Formação de professores e sistemas didáticos na perspectiva histórico-cultural da atividade: panorama histórico-conceitual. Apresentação. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia: EDUFU. Vol 2, n.3, p. 571-590. Disponível em: https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47433

Longarezi, A.M. (2018). Conferência Significado e sentido na formação do aluno por meio da atividade de estudo. In: 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização. Marília: UNESP, set. de 2018.

Longarezi, A.M. (2019). A Teoria do Experimento Formativo no sistema ElkoninDavidov-Repkin. Puentes, R.V; Longarezi, A.M. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental. Sistema Elkonin-Davidov. Uberlândia: Edufu, Jundiaí: Paco Editora, 2019a. (no prelo)

Longarezi, A.M. (2019). Significado, sentido e Atividade de Estudo: uma problematização dos motivos na estrutura da atividade. Guadalupe, Sueli (Org.) Significado e sentido na educação para a humanização. Marília: UNESP, 2019b. (no prelo).

Longarezi, A.M., Puentes, R. V. (2017). Fundamentos psicológico-didáticos para um ensino na perspectiva histórico-cultural: a unidade dialética obutchéniedesenvolvimento. In: Longarezi, A. M.; Puentes, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: Edufu.

Puentes, R. V. (2017). Didática desenvolvimental da atividade: o sistema ElkoninDavidov (1958-2015). Obutchénie, Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 20-58. Disponível em https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-2

Puentes, R. V., Amorim, P. A. P., Cardoso, C. G. C. (2017). Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 130-150.

Puentes, R. V., Amorim, P. A. P., Cardoso, C. G. C. (2018). Fundamental and applied researches in practice of leading scientific schools, v. 27, n. 3, p. 188-195.

Puentes, R. V., Longarezi, A. M. (2013). Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 29, p. 247-271.

Puentes, R. V., Longarezi, A. M. (2017a). A didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da psicologia histórico-cultural da atividade. In: Longarezi, A. M.; Puentes, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: Edufu, p.187-224.

Puentes, R. V., Longarezi, A. M. (2017b). Didática desenvolvimental: sessenta anos de tradição teórica, epistemológica e metodológica. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 9-19. Disponível em https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-1

Downloads

Publicado

20.11.2018

Como Citar

Puentes, R. V., & Longarezi, A. M. (2018). Uma introdução à Didática Desenvolvimental soviética e suas diferentes interpretações no âmbito Latino-americano (Brasil, Cuba e México): (apresentação). Linhas Crí­ticas, 24, e23823. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.23823

Edição

Seção

Dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais