Prática docente voluntária no contexto da pandemia

o ensino médio na Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139304

Palavras-chave:

Ensino Médio, Pandemia, Prática docente voluntária

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa sobre a prática docente voluntária, no ensino médio, no contexto da Pandemia, na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Foi utilizado um questionário semiestruturado, com onze profissionais, e a Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram para a desigualdade, no que tange ao acesso e a forma de lidar com as tecnologias. A formação continuada foi entendida como necessária para a atuação docente, em condições adversas, nas modalidades de ensino, remoto e presencial. Por fim, a sala de aula presencial reafirma-se como espaço de interação, fundamental, na relação entre os estudantes, os professores e a família.

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Biografia do Autor

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra, Portugal (2019). Professora plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (CNPq-UESB). E-mail: nilcrusoe@gmail.com

Nubia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (2013), com Estagio Pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa Oju Obinrin Observatório de Mulheres Negras, da UESB, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE-UESB). E-mail: nrmoreira2@yahoo.com.br

Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches, Fundação Joaquim Nabuco, Recife, PE, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Docente permanente do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Educação no Nordeste. E-mail: anafpsa@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2704-4401
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9999855043350876

Rossana Karla Dias Freitas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA, Brasil

Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2012). Técnica-administrativa da UESB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares e Educativas (CNPq-UESB). E-mail: rossana@uesb.edu.br

Gildijoney dos Santos Lopes, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Vitória da Conquista, BA, Brasil


Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2017). Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia. E-mail: lgildijoney@gmail.com

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Publicado

06.12.2021

Como Citar

Crusoé, N. M. de C., Moreira, N. R., Abranches, A. de F. P. de S., Freitas, R. K. D., & Lopes, G. dos S. (2021). Prática docente voluntária no contexto da pandemia: o ensino médio na Bahia. Linhas Crí­ticas, 27, e39304. https://doi.org/10.26512/lc27202139304

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