Chamada - Dossiê Temático: Avaliação em contextos de ensino e aprendizagem de línguas: consequências educacionais, sociais, políticas e éticas
Dossiê Temático:
Avaliação em contextos de ensino e aprendizagem de línguas: consequências educacionais, sociais, políticas e éticas
Organizadoras:
Prof.ª Dr.ª Gladys Quevedo-Camargo
Universidade de Brasília, Brasília-DF
http://lattes.cnpq.br/7766366571371757
Ma. Aline Brum-Barreto
Universidade de Brasília, Brasília-DF
http://lattes.cnpq.br/3752856818425064
Ma. Mariana Damacena-Dutra
Universidade de Brasília, Brasília-DF
http://lattes.cnpq.br/3281076045417404
Neste dossiê temático com foco na reflexão acerca das consequências educacionais, sociais, políticas e éticas da avaliação de línguas (Alderson, 2004; Scaramucci, 2004, 2011; Shohamy, 2001; Quevedo-Camargo; Pinheiro, 2021; Quevedo-Camargo, 2014, entre outros), pesquisadores/as do Brasil e do exterior poderão submeter artigos, ensaios, resenhas de livros publicados nos últimos dois anos, traduções autorizadas, a partir dos seguintes eixos temáticos:
- I) Práticas avaliativas em contextos de ensino e aprendizagem de línguas e suas consequências sociais da educação básica à superior;
- II) Práticas avaliativas em contextos de ensino e aprendizagem de línguas e aspectos éticos;
III) Consequências sociais das avaliações de rendimento em contextos de ensino e aprendizagem de línguas;
IV) Impacto das avaliações de larga escala em contextos de ensino e aprendizagem de línguas (vestibulares, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Prova Rio; Prova São Paulo, entre outras);
V) Iniciativas para promoção de letramento em avaliação de professores de línguas nas formações iniciais e/ou continuada;
VI) Práticas avaliativas com foco na inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas.
Cronograma/prazos:
- Envio do resumo da proposta de artigo e avaliação pelos organizadores deste dossiê: De 22 de maio a 30 de julho para: dossiecls.avaliacao@gmail.com.
- Divulgação dos resumos das propostas aprovadas via email: De 30 de julho a 30 de agosto de 2025.
- Envio texto completo (manuscrito) para avaliação do Comitê Editorial da Revista: 30 de agosto a 30 de setembro. Orientações aos autores: https://periodicos.unb.br/index.php/les/about/submissions
- Avaliação dos artigos submetidos pelo Comitê Editorial da Revista: 30 de setembro a 30 de novembro de 2025.
- Previsão de publicação de número especial: Dezembro de 2025.
VERSÃO EM INGLÊS
Thematic Dossier:
Assessment in language teaching and learning contexts: educational, social, political, and ethical consequences
Organizers:
Prof. Dr. Gladys Quevedo-Camargo
University of Brasília, Brasília-DF
http://lattes.cnpq.br/7766366571371757
gladys@unb.br
Ma. Aline Brum-Barreto
University of Brasília, Brasília-DF
http://lattes.cnpq.br/3752856818425064
alineanb@hotmail.com
Ma. Mariana Damacena-Dutra
University of Brasília, Brasília-DF
http://lattes.cnpq.br/3281076045417404
mariana.damacena@unb.br
In this special issue, focused on reflecting on the educational, social, political, and ethical consequences of language assessment (Alderson, 2004; Scaramucci, 2004, 2011; Shohamy, 2001; Quevedo-Camargo; Pinheiro, 2021; Quevedo-Camargo, 2014, among others), researchers from Brazil and abroad are invited to submit articles, essays, book reviews of works published in the last two years, and authorized translations, based on the following thematic axes:
I) Assessment practices in language teaching and learning contexts and their social consequences from basic to higher education;
II) Assessment practices in language teaching and learning contexts and ethical aspects;
III) Social consequences of performance assessments in language teaching and learning contexts;
IV) Impact of large-scale assessments in language teaching and learning contexts (entrance exams, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Prova Rio; Prova São Paulo, among others);
V) Initiatives to promote literacy in language teacher assessment in initial and/or continuous teacher education;
VI) Assessment practices focusing on the inclusion of students with specific educational needs.
Schedule/Deadlines:
-Submission of the article proposal summary and evaluation by the organizers of this dossier: From May 22 to July 30 to: dossiecls.avaliacao@gmail.com. Guidelines for authors:
-Disclosure of approved proposal summaries via email: From July 30 to August 30, 2025.
-Submission of full text (manuscript) for evaluation by the Journal’s Editorial Committee: August 30 to September 30. Guidelines for authors: https://periodicos.unb.br/index.php/les/about/submissions
-Evaluation of submitted articles by the Journal’s Editorial Committee: September 30 to November 30, 2025.
-Expected publication of the special issue: December 2025.
Read more about Chamada - Dossiê Temático: Avaliação em contextos de ensino e aprendizagem de línguas: consequências educacionais, sociais, políticas e éticas