Decolonizing English Language Teaching with Literature in a course at a federal university in Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58158

Palavras-chave:

Educação Linguística de Inglês, Decolonialidade, Autoetnografia, Sul Global

Resumo

Ao longo de minhas experiências de ensino, tenho enfatizado a necessidade de incorporar a concepção de educação linguística de língua inglesa (Decolonialidade e[m] Linguística Aplicada, 2022; Pessoa et al., 2020) em minhas aulas em uma mirada decolonial. Em direção a uma proposta afinada com pedagogias decoloniais (Walsh, 2018; Oliveira, 2028; Pessoa et al., 2020; Mota-Pereira, 2024), ministrei aulas em um componente de língua inglesa na Universidade Federal da Bahia e decidi colocar essas teorias em prática, utilizando, entre outros materiais, textos literários. Proporcionei aos alunos não apenas oportunidades de estudar uma língua sob uma perspectiva não hegemônica, mas também de expandir seu pensamento crítico sobre questões sociais, raciais e de gênero no Sul Global. Neste artigo, analiso, autoetnograficamente (Ifa; Moura, 2019; Pereira, 2020), aulas e experiências nesse componente curricular

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Mota-Pereira, Universidade Federal da Bahia

Fernanda Mota-Pereira holds a PhD from the Graduate Program in Letters ​​and Linguistics at the Federal University of Bahia. She is an associate professor in the English department of the Institute of Letters and in Applied Linguistics at the Graduate Program in Language and Culture at the Federal University of Bahia. She is the leader of the research group LITERES: Languages, Literatures, Teaching, and Knowledge from the Global South and author of several articles, chapters, and three books

Referências

ACHEBE, C. Chike’s School Days. In: ACHEBE, C. Girls at war. New York: Penguin Books, 2018. p. 47-55.

ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. The Danger of the Single Story. TEDGlobal 2009, [S. l.], 2009. Available at: <https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt>. Accessed on Nov. 10th, 2024.

ALTHUSSER, L. On Ideology. London, New York: Radical Thinkers, Verso, 2008.

BASTOS, P. A. de L.; PESSOA, R. R.; FERREIRA, F. C. da C.; SOUSA, L. P. de Q. Ensinando para a incerteza da comunicação: O desafio de distanciar a educação linguística e a formação docente das ideologias modernas de língua. In: PESSOA, R. R.; SILVA, K. A. da; FREITAS, C. C. de. (orgs). Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. - 1. ed. - São Paulo: Pá de Palavra, 2021, p. 25-46.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BROWN, D. H. A. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 3rd ed. New York: Pearson Longman, 2007.

CARVALHO, J. M.; SILVA, S. K. da; DELBONI, T. M. Z. G. F. A Base Nacional Comum Curricular e a Produção Biopolítica da Educação como Formação de “Capital Humano”. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.2, p. 481 – 503 abr./jun.2017.

COLLINS, P. H.; BILGE, S. Intersectionality. Malden: Polity Press, 2016.

CONTI, L. F. D. Ideologias Linguísticas e os termos da conversa: em que língua(s) falamos sobre (de)colonialidade? In: BRAHIM, A. C. S. de M.; BEATO-CANATO, A. P. M.; JORDÃO, C. M.; MONTEIRO, D. do R. (orgs.) Decolonialidade e Linguística Aplicada. São Paulo: Pontes, 2023, p. 45-53.

DECOLONIALIDADE E(M) LINGUÍSTICA APLICADA: Uma entrevista com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Polifonia, [S. l.], v. 29, n. 53, p. 149–177, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/14865. Acesso em: 26 abr. 2025.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.

FREIRE, P. Chapter 3. In: ______. Pedagogy of the Oppressed. Translated by Myra Bergman Ramos. New York, London: Continuum, 2005, p. 87-124.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GONZALEZ, L. A categoria político-cultural de amefricanidade. In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, Nº. 92/93 (jan./jun.). 1988, p. 69-82.

HOOKS, b. Teaching Critical Thinking: Practical Wisdom. Routledge: New York and London, 2010.

HOOKS, b. Teaching to Transgress: Education as the Practice of Freedom. New York, London: Routledge, 1994.

HSU, F. The Coloniality of Neoliberal English: The Enduring Structures of American Colonial English Instruction in the Philippines and Puerto Rico. L2 Journal, Volume 7 Issue 3, 2015, pp. 123-145.

HUERTA-MACÍAS, A. Alternative assessment: responses to commonly asked questions. In: RICHARDS, J. C.; RENANDYA, W. A. (editors). Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice. New York: Cambridge, 2002, p. 338-343.

IFA, S.; MOURA, J. N. de. Professor Ecológico: a formação de professores de espanhol como um ato de resistência. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 4, p. Port. 118– 137 / Eng. 116, 2023. Available at: <https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1393>. Acceessed on April 10, 2025.

IHIMAERA, W. The Whale Rider. North Shore: Raupo, 2008.

JESUS, C. M. de. Quarto de Despejo: diário de uma favelada. 10. ed., São Paulo: Ática, 2014.

JORDÃO, C. M.; FOGAÇA, F. C. Critical literacy in the English Language Classroom. Scielo Brasil, 2012.

KAMKWAMBA, W.; MEALER, B. The Boy Who Harnessed the Wind. New York: Penguin Books, 2019.

KAUR, R. The Sun and Her Flowers. Toronto: Simon & Schuster Canada A Division of Simon & Schuster, Inc., 2017.

KUMARAVADIVELU, B. A Postmethod Perspective on English Language Teaching. In: World Englishes, v. 22, n. 04, 2003, p. 539-550.

LARROSA, J. Aprender/ Estudiar una lengua. In: BÁRCENA, F.; LÓPEZ, M. V.; LARROSA, J. Elogio del estudio. Barcelona, Buenos Aires: Miño y Dávila, 2020, p. 68-98.

LISBOA, L. C.; NASCIMENTO, Gabriel. Língua raça e ensino: a atuação de professores de língua inglesa não licenciados. Revista Educação em Debate, v. 46, p. 1, 2024.

LORDE, A. Não existe hierarquia de opressão. In: HOLLANDA, H. B. de (Org.). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019, p. 235-236.

MAKALELA, L. Translanguaging Practices in a South African Institution of Higher Learning: a Case of Ubuntu Multilingual Return. MAZAK, C. M.; CAROLL, K. S. Translanguaging in Higher Education: Beyond Monolingual Ideologies. São Paulo: Telos Bristol: Multilingual Matters, 2019, p. 11-28.

MAKERETI, T. The Imaginary Lives of James Poneke. Vintage, 2018.

MAKONI, S. From misinvention to disinvention of language: multilingualism and the South African Constitution. In: ______. MAKONI, S.; SMITHERMAN, G; BALL, A. F.; SPEARS, A. K. Black Linguistics: Language, Society, and Politics in Africa and the Americas. London and New York: Routledge, 2005, p. 132-151.

MALDONADO-TORRES, N. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019, p. 27-53.

MCWHORTER, John. Talking Back Talking Black: Truths about America’s Lingua Franca. New York: Bellevue Library Press, 2017.

MELROSE, F. Johannesburg. Great Britain: Corsair, 2017.

MIGNOLO, W. What Does It Mean to Decolonize? In: MIGNOLO, W.; WALSH, C. E. (ed.). On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham: Duke University Press, 2018. p. 105-134.

MONTEIRO, D. Educação Antirracista e Decolonial no Chão da Escola. São Paulo: Editora Díalética, 2023.

MOTA-PEREIRA, F. Decolonizing English Language Education with Literature by Black and Indigenous Writers. Trabalhos em Linguística Aplicada, 63 (1), 2024.

MOTA-PEREIRA, F. Materiais didáticos e currículo no ensino de inglês sob uma perspectiva decolonial: reflexões e propostas. In: MOTA-PEREIRA, F.; BAPTISTA, L. M. T. R. Ensino de espanhol e inglês em perspectivas decoloniais. Salvador: EDUFBA, 2022, p. 101-136. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35802/1/Ensino-de-ingl%C3%AAs-e-espanhol-em-perspectivas-decoloniais_17x24cm.pdf>. Acesso em 20 mar. 2025.

NASCIMENTO, A. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3 ed. São Paulo: Perspectivas, 2016.

OLIVEIRA, L. F. de. Educação e Militância Decolonial. Rio de Janeiro: Selo Novo, 2018.

OYEWÙMÍ, O. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Tradução Wanderson Flor do Nascimento. Rio de Janeiro: Bazar do Boitempo, 2021.

PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: a Critical Introduction. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

PENNYCOOK, A.; MAKONI, S. Innovations and Challenges in Applied Linguistics from the Global South. New York: Routledge, 2020.

PEREIRA, F. M. A literatura como alternativa para práticas decoloniais no ensino de inglês: Um estudo autoetnográfico sobre experiências de uma professora de estágio supervisionado. New Trends in Qualitative Research, v. 2, p. 69–82, 2020. https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020b. p. 69-82.

PEREIRA, F. M. Pedagogy of Possibility in foreign language classrooms through literature and other media in Brazil and beyond. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 57, p. 23–37, 2017. Available at: https://portalseer.ufba.br/index.php/estudos/article/viewFile/24797/15695. Accessed on March 10, 2025.

PEREIRA, F.M. Education and Literature: Reflections on Social, Racial, and Gender Matters/ Educação e Literatura: Reflexões sobre Questões Sociais, Raciais e de Gênero. Tradução Monique Pfau. Salvador: EDUFBA, 2019.

PESSOA, R. R.; SILVA, K. A. da; FREITAS, C. C. de. Praxiologias do Brasil Central Floradas de educação linguística crítica. PESSOA, R. R.; SILVA, K. A. da; FREITAS, C. C. de. (orgs). Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. - 1. ed. - São Paulo: Pá de Palavra, 2021, p. 15-24.

RESENDE, V. de M. Perspectivas Latino-Americanas para Decolonizar os Estudos Críticos do Discurso. In: ______ (org.) Decolonizar os Estudos Críticos do Discurso. Campinas: Pontes Editores, 2019, p. 19-46.

SAPPHIRE. Push. New York: First Vintage Contemporaries Edition, 1997.

SAUNANA, J. The Alternative. Honiara: The Government Printer, 1980.

SIQUEIRA, D. S. P. Se o inglês está no mundo, onde está o mundo nos materiais didáticos de inglês? In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, S. Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 311-353.

SMITH, L. T. Colonizing Knowledges. In: ______. Decolonising Methodologies: Research and Indigenous Peoples. 2nd edition, Dunedin: Otago University Press, 2012, p. 61-80.

STIBBE, A. Ecolinguistics: language, ecology and the stories we live by. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2015.

WALKER, A. The Color Purple. Orlando: Harcourt, 1982.

WALSH, C. On Decolonial Dangers, Decolonial Cracks, and Decolonial Pedagogies Rising. In: MIGNOLO, W.; WALSH, C. E. (ed.). On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham and London: Duke University Press, 2018. p. 81-98.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Mota-Pereira, F. (2025). Decolonizing English Language Teaching with Literature in a course at a federal university in Bahia. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 26(1), 180–195. https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58158