Educação linguística no (sul do) Sul Global

percurso praxiológico de uma experiência situada de formação de docentes indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58059

Palavras-chave:

educação linguística intercultural, povos indígenas, português como arma, perspectivas do Sul, linguística aplicada

Resumo

Neste artigo, apresento o percurso praxiológico de uma experiência de formação docente indígena no curso de Educação Intercultural da UFG, no campo da educação linguística intercultural. Busco demonstrar, a partir desta experiência, como docentes indígenas se apropriam não só das práticas comunicativas em língua portuguesa, como, neste processo, instituem regimes metadiscursivos insurgentes, que subvertem estruturas geradas pelo colonialismo, indexicalizando a língua portuguesa como arma para defesa de direitos. Neste enquadre, argumento que tais experiências e reflexões podem contribuir com perspectivas do Sul para a Linguística Aplicada, ao trazer para o centro de suas teorizações e práticas vivências e lutas dos povos originários.

 

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Biografia do Autor

André Marques do Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Professor Associado no curso de Educação Intercultural, do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Laboratório de Estudos Interculturais da Linguagem – Laeil @laeil_ufg

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Marques do Nascimento, A. (2025). Educação linguística no (sul do) Sul Global : percurso praxiológico de uma experiência situada de formação de docentes indígenas. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 26(1), 140–161. https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58059