Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é atual, original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Textos fora dos padrões não serão avaliados.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo principal a ser avaliado e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares

    .
  • O documento suplementar (com autoria identificada e biodata com e-mail em nota de rodapé -4 a 5 linhas- na primeira página do texto) foi anexado.
  • Foram submetidas duas versões do trabalho: um documento principal sem identificação e um arquivo SUPLEMENTAR COM IDENTIFICAÇÃO e biodata, com e-mail, em nota de rodapé (4 a 5 linhas), na primeira página do texto.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação de trabalhos em Cadernos de Linguagem e Sociedade

1. Os textos submetidos à publicação (artigos de pesquisa, ensaios, entrevistas e resenhas) devem ser enviados no formato padrão word for windows, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, com até 20 páginas, sendo reduzido para 1.500 palavras no caso de resenhas. A referida quantidade inclui notas de rodapé (Times New Roman, tamanho 10) e Referências bibliográficas. Se houver gráficos e anexos, o material todo não poderá ultrapassar 20 páginas, no caso de artigos, ensaios e retrospectivas. As citações de mais de três linhas deverão aparecer em tamanho 11, destacadas do texto com recuo de 4cm. A linguagem dos trabalhos deve ser acessível, clara, evitando-se jargão incompreensível. Não serão aceitos trabalhos com indícios de linguagem sexista ou com qualquer tipo de expressão preconceituosa.


2. L&S incentiva colaboradores/as de todos os países a submeterem seus trabalhos de pesquisa inéditos, que passarão por uma Pré-avaliação da Comissão Editorial e, caso aceitos nesta fase preliminar de avaliação, os trabalhos serão avaliados anonimamente por dois membros do Conselho Editorial e Consultivo e, em caso de discordância, por um/a terceiro/a parecerista ad hoc.

A Editoria reserva-se o direito de sugerir aos/às autores/as modificações formais nos artigos aceitos, bem como publicá-los no número que considerarem mais conveniente. Os trabalhos a serem enviados para publicação poderão ser escritos em português, inglês, espanhol ou francês, sob a forma de artigo, ensaio e/ou retrospectiva (estado da arte), bem como de entrevista com especialista e de resenha crítica. Artigos e ensaios devem ser precedidos de título, em caixa alta, e resumo em português, em inglês e em espanhol, elaborados em torno de 100 palavras, seguidos respectivamente de até 6 palavras-chave em português, em inglês e em espanhol.

A aprovação e publicação dos artigos dependem dos seguintes critérios:

  • Pré-avaliação da Comissão Editorial (considerando pertinência e adequação ao escopo teórico, metodológico, analítico e temático de interesse da revista e do campo de estudos do discurso; às normas de submissão e às diretrizes editoriais);
  • Recomendação de avaliadores/as;
  • Efetivação dos ajustes necessários pelo/a(s) autor(es/as);
  • Revisão e aprovação final da Comissão Editorial.

Importante:

O periódico Cadernos de Linguagem e Sociedade não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos/as autores/as.

3. Os trabalhos encaminhados à L&S devem primar pela originalidade, ineditismo, atualidade científica e temática, razão pela qual não deverão ter sido submetidos, integral ou parcialmente, à publicação em outro periódico nacional ou internacional, sendo concedidos a L&S todos os direitos autorais referentes aos textos publicados. Mestrandos/as podem realizar submissão somente em parceria autoral com doutores/as. Os/as autores/as devem garantir e declarar que escreveram textos totalmente originais. Caso sejam usados trabalho e/ou palavras de outros/as autores/as, devem garantir que sejam devidamente citados ou referenciados. 

Deverão ser enviadas eletronicamente, somente pelo sistema Seer da BCE/UnB, duas vias do texto: um texto para avaliação às cegas,  a ser submetido como DOCUMENTO PRINCIPAL. Para isso, o documento deve estar ANÔNIMO. Além de não conter os dados dos/as autores/as, é preciso inspecionar o documento e retirar qualquer marca propriedade e informações pessoais que possa identificar autoria. (Veja como realizar o procedimento: https://www.youtube.com/watch?v=HrRfUR3IqEs). E uma versão completa com dados autorais deverá ser enviada como DOCUMENTO SUPLEMENTAR. Na versão completa, solicita-se aos/às autores/as um Curriculum Vitae resumido, com e-mail, em nota de rodapé (4 a 5 linhas), na primeira página do texto. TRABALHOS ENVIADOS SEM DOCUMENTO SUPLEMENTAR NÃO SERÃO AVALIADOS.

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Resenhas

TEMPLATE PARA RESENHAS

RESENHAS devem seguir o seguinte padrão de identificação:

SOBRENOMES e nome do/a autor da obra resenhada. Título. Subtítulo. Cidade: editora, ano. Total de páginas. ISBN.

Ex.: MARTINS FERREIRA, Dina Maria. De lo femenino a la polí­tica: Lenguaje, identidad y representación social. Madrid: Editorial Académica Española, 2016. 119p. ISBN 978-3-639-87334-4.

 

Autores/as com titulação inferior a de Mestre/a só poderão publicar em coautoria com professores/as de titulação maior.

Os trabalhos serão recebidos somente através do http://periodicos.unb.br/index.php/les

O/A proponente deve completar seu cadastro no http://periodicos.unb.br/index.php/les com os seguintes dados: nome completo dos/as autores/as, a afiliação institucional por extenso, endereço para contato, CV Lattes e cadastro ORCID. Deverão ser enviadas eletronicamente, somente pelo sistema Seer da BCE/UnB, duas vias do texto: o texto original completo e outro, sem marcas autorais, que será encaminhado para pareceristas.

Diretrizes de avaliação

Resenhas crÍticas são avaliadas segundo os seguintes parâmetros gerais:

  • A resenha será encabeçada pela referência bibliográfica do trabalho revisado (SOBRENOMES e nome do/a autor/a ou editor/a da obra resenhada. Título. Subtítulo. Cidade: editora, ano. Total de páginas. ISBN).
  • A resenha não será dividida em tópicos.
  • Na Apresentação, o tema e o problema central serão identificados.
  • A estrutura do trabalho será descrita (capítulos e partes, existência de glossários, apêndices etc.) e uma síntese completa do conteúdo será feita.
  • Serão especificados/as os/as potenciais leitores/as do livro resenhado.
  • O texto da resenha será avaliativo e expressará a posição do/a autor/a diante da obra resenhada.
  • O livro resenhado será relacionado a outros trabalhos sobre o mesmo assunto e/ou do/a mesmo/a autor/a, e será contextualizado no tempo e espaço de sua publicação.
  • As convenções de referências bibliográficas serão as mesmas indicadas para artigos.
  • O texto da resenha terá um limite máximo de 2.000 palavras.
 
 
 

Entrevistas

TEMPLATE ENTREVISTA

A entrevista submetida à publicação deve ser enviada para http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/les, no formato padrão Word for Windows, em fonte Times New Roman, tamanho 12, deve apresentar espaçamento 1,5 entre linhas, com margens laterais e inferior de 2 cm e superior de 3cm. O material todo não poderá ultrapassar 10 páginas. A referida quantidade inclui notas de rodapé (Times New Roman, tamanho 10) e Referências bibliográficas (se houver). O texto poderá ser encaminhado nos idiomas português, inglês ou espanhol. Nas entrevistas, NÃO UTILIZE recuo na primeira linha de cada parágrafo. Deixe um espaço em branco entre os parágrafos. No(s) primeiro(s) parágrafo(s) da entrevista, faça uma breve apresentação com dados do seu entrevistado.  

Deverão ser enviadas eletronicamente, somente pelo sistema Seer da BCE/UnB, duas vias do texto: um texto para avaliação às cegas, a ser submetido como DOCUMENTO PRINCIPAL. Para isso, o documento deve estar ANÔNIMO. Além de não conter os dados dos autores, é preciso inspecionar o documento e retirar qualquer marca de propriedade e informações pessoais que possa identificar o autor. (Veja como realizar o procedimento: https://www.youtube.com/watch?v=HrRfUR3IqEs). E uma versão completa com dados autorais deverá ser enviada como DOCUMENTO SUPLEMENTAR. Na versão completa, solicita-se aos autores um Curriculum Vitae resumido, com e-mail, em nota de rodapé (4 a 5 linhas), na primeira página do texto.

 
 
 

Resenha/Dossiê

 

 
 
 
 
 
 

Entrevista Dossiê

TEMPLATE ENTREVISTA

A entrevista submetida à publicação deve ser enviada para http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/les, no formato padrão Word for Windows, em fonte Times New Roman, tamanho 12, deve apresentar espaçamento 1,5 entre linhas, com margens laterais e inferior de 2 cm e superior de 3cm. O material todo não poderá ultrapassar 10 páginas. A referida quantidade inclui notas de rodapé (Times New Roman, tamanho 10) e Referências bibliográficas (se houver). O texto poderá ser encaminhado nos idiomas português, inglês ou espanhol. Nas entrevistas, NÃO UTILIZE recuo na primeira linha de cada parágrafo. Deixe um espaço em branco entre os parágrafos. No(s) primeiro(s) parágrafo(s) da entrevista, faça uma breve apresentação com dados do seu entrevistado.  

Deverão ser enviadas eletronicamente, somente pelo sistema Seer da BCE/UnB, duas vias do texto: um texto para avaliação às cegas, a ser submetido como DOCUMENTO PRINCIPAL. Para isso, o documento deve estar ANÔNIMO. Além de não conter os dados dos autores, é preciso inspecionar o documento e retirar qualquer marca de propriedade e informações pessoais que possa identificar o autor. (Veja como realizar o procedimento: https://www.youtube.com/watch?v=HrRfUR3IqEs). E uma versão completa com dados autorais deverá ser enviada como DOCUMENTO SUPLEMENTAR. Na versão completa, solicita-se aos autores um Curriculum Vitae resumido, com e-mail, em nota de rodapé (4 a 5 linhas), na primeira página do texto.

 
 
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.