Libras e inclusão digital para pessoas Surdas
uma análise das práticas tecnológicas e linguísticas no contexto do Sul Global
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58135Palavras-chave:
inclusão digital, Libras, Sul global, surdos, tecnologias assistivasResumo
Neste artigo, investigamos a relação entre a Língua de Sinais Brasileira (Libras), a tecnologia digital e a inclusão de pessoas Surdas no contexto do Sul Global. A partir de uma abordagem interdisciplinar, analisamos o impacto de práticas tecnológicas e linguísticas na promoção da acessibilidade em plataformas digitais e ambientes educacionais. Realizamos uma revisão crítica das práticas de inclusão digital, com ênfase nas tecnologias assistivas e nos recursos digitais como instrumentos de equidade. Exploramos o uso da Libras em ambientes virtuais, avaliando sua eficácia na comunicação e no aprendizado de Surdos. A análise abordou políticas públicas e práticas educacionais voltadas à inclusão, destacando desafios e oportunidades no acesso a conteúdos e serviços online. Questionamos a universalidade das soluções tecnológicas, refletindo sobre desigualdades de poder e epistemologias dominantes em sua concepção. Concluímos propondo práticas digitais e educacionais mais inclusivas e sensíveis à diversidade linguística, promovendo justiça social nas Humanidades Digitais.
Downloads
Referências
BBC. 9 ways life has changed for deaf people. 2020. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/programmes/articles/ZgRczbRTdsJ4tdWRKTcfFx/9-ways-life-has-changed-for-deaf-people. Acesso em: 25 abr. 2025.
BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Inclusão digital: política, educação e internet. São Paulo: Autêntica, 2010.
BOURDIEU, Pierre. Le capital social: notes provisoires. Actes de la recherche en sciences sociales, n. 30, 1980.
BRITO, Glaucia da Silva. A inclusão digital do profissional professor: entendendo o conceito de tecnologia. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 30., 2006, Caxambu. Anais [...]. São Paulo: ANPOCS, 2006.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, v. 3, n. 38, p. 325-342, 2008.
CASTRO JÚNIOR, Gláucio et al. Explorando a interseção entre algoritmos, redes sociais e inclusão da pessoa Surda. Liinc em Revista, Brasília, DF, v. 20, n. 1, p. 1–20, 2024. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/7024. Acesso em: 25 abr. 2025.
COLEMAN, James. Social capital in the creation of human capital. American Journal of Sociology, v. 94, suplemento, 1988.
CORREIA, Patrícia Carla da Hora; NEVES, Bárbara Coelho. A escuta visual: a Educação de surdos e a utilização de recurso visual imagético na prática pedagógica. Revista Educação Especial, v. 32, 2009. DOI: 10.5902/1984686X27435. Acesso em: 25 dez. 2021.
COSTA, Amanda. Diversidade nas organizações: inclusão ou estratégia? [S.l.: s.n.], 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/39229971/DIVERSIDADE_NAS_ORGANIZACOES_inclusao_ou_estrategia_120190522_89840_1fmlbok. Acesso em: 25 abr. 2025.
FELICÍSSIMO, Carolina et al. Geração de ontologias subsidiada pela engenharia de requisitos. In: MARTINS, Luis Eduardo Galvão (org.). Anais do WER03 – Workshop em Engenharia de Requisitos, v. 27-28, p. 255–269, Piracicaba, SP, 2003.
FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD. 1. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GUARDIAN, The. The daily struggles that people with deafness face in our society. 2022. Disponível em: https://www.theguardian.com/society/2022/dec/05/the-daily-struggles-that-people-with-deafness-face-in-our-society. Acesso em: 25 abr. 2025.
KORTEN, D. C. O mundo pós-corporativo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
LAVINAS, Lena; VEIGA, Alinne. Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 149, maio 2013. Acesso em: 25 abr. 2025.
LEITE, Carlinda; RIBEIRO, Sílvia (org.). Currículo e avaliação: entretecendo olhares. Porto Alegre: Artmed, 2011.
LOPES, Daniel Alves. Acessibilidade web do sistema de bibliotecas: uma proposta de política de comunicação digital acessível da Universidade Federal do Tocantins (UFT), 2022.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARTINI, R. Inclusão digital & inclusão social. Revista Inclusão Social, Brasília: IBICT, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/view/7/13. Acesso em: 25 abr. 2025.
MARTINS, L. M. N.; LINS, H. A. M. Tecnologia e educação de surdos: possibilidades de intervenção. Nuances, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 188-206, maio/ago. 2015.
MONTEIRO, Ricardo; GOMES, Maria João. Estudo de práticas de acessibilidade e inclusão digital nas universidades públicas portuguesas. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 6., 2009, Braga. Anais [...]. Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9429/1/Challenges-RicardoMJGomes.pdf. Acesso em: 25 abr. 2025.
MOTA, Nayara. 10 indicadores de diversidade para utilizar na sua empresa. IG Empreenda & Êxito, 6 abr. 2022. Disponível em: https://empreendaexito.ig.com.br/colunas/nayara-mota/2022-04-06/10-indicadores-de-diversidade-para-utilizar-na-sua-empresa.html. Acesso em: 25 abr. 2025.
MUGNOL, Marcio. A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago. 2009. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3589/3505. Acesso em: 25 abr. 2025.
PESCE, Lucila. O programa um computador por aluno no Estado de São Paulo: confrontos e avanços. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.
PIVETTA, Elisa Maria et al. Educação bilíngue de alunos surdos: contributos para a construção de ambientes virtuais inovadores de ensino e aprendizagem acessíveis. Inclusão Social, Brasília, DF, v. 8/9, n. 2/1, p. 97-109, jan./dez. 2015. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1843/3468. Acesso em: 25 abr. 2025.
PUTNAM, Robert. Making democracy work: civic traditions in modern Italy. Princeton: Princeton University Press, 1993.
QUADROS, Ronice Müller de. Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: inclusão/exclusão. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 5, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1246. Acesso em: 10 mar. 2025.
RNID. Subtitle it! 2020. Disponível em: https://rnid.org.uk/get-involved/campaign-with-us/subtitle-it/. Acesso em: 25 abr. 2025.
SCHLEMMER, Eliane; DI FELICE, Massimo; SERRA, Ilka Márcia Ribeiro de Souza. Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, Minas Gerais, v. 36, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.76120. Acesso em: 10 mar. 2025.
SILVA, J. R. Resistências Surdas: quando as narrativas do Tradutores e Intérpretes de Libras e Português nos contam as histórias. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. A noção de exclusão digital diante das exigências de uma cibercidadania. In: HTKOWSKI, Tânia Maria (org.). Políticas públicas e inclusão digital. Salvador: EDUFBA, 2008.
VIEIRA, Aldineide Barros; OLIVEIRA, Ednaura Agripino de; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Games e aprendizagem: a voz das crianças. Revista Temática, Paraíba, a. 16, v. 16, n. 2, fev. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/50705. Acesso em: 25 abr. 2025.
VIEIRA, Rosangela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gláucio Castro Júnior , Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Daniela Prometi, Neemias Gomes Santana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International license que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
