Libras e inclusão digital para pessoas Surdas

uma análise das práticas tecnológicas e linguísticas no contexto do Sul Global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58135

Palavras-chave:

inclusão digital, Libras, Sul global, surdos, tecnologias assistivas

Resumo

Neste artigo, investigamos a relação entre a Língua de Sinais Brasileira (Libras), a tecnologia digital e a inclusão de pessoas Surdas no contexto do Sul Global. A partir de uma abordagem interdisciplinar, analisamos o impacto de práticas tecnológicas e linguísticas na promoção da acessibilidade em plataformas digitais e ambientes educacionais. Realizamos uma revisão crítica das práticas de inclusão digital, com ênfase nas tecnologias assistivas e nos recursos digitais como instrumentos de equidade. Exploramos o uso da Libras em ambientes virtuais, avaliando sua eficácia na comunicação e no aprendizado de Surdos. A análise abordou políticas públicas e práticas educacionais voltadas à inclusão, destacando desafios e oportunidades no acesso a conteúdos e serviços online. Questionamos a universalidade das soluções tecnológicas, refletindo sobre desigualdades de poder e epistemologias dominantes em sua concepção. Concluímos propondo práticas digitais e educacionais mais inclusivas e sensíveis à diversidade linguística, promovendo justiça social nas Humanidades Digitais.

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Biografia do Autor

Gláucio Castro Júnior , Universidade de Brasília - UnB

Professor do Magistério Superior do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP do Instituto de Letras - IL da Universidade de Brasília - UnB. Mestre e Doutor em Linguística. Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Variação Linguística da Libras (Laboratório Núcleo Varlibras) da Universidade de Brasília - UnB. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB), líder do Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras – GEPSLIBRAS.

Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora do Magistério Superior do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - GLC do Instituto de Letras - IL da Universidade Federal Fluminense - UFF. Graduação em Fonoaudiologia, Mestrado em Ciências da Educação e Saúde pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB); Membro do Laboratório Núcleo de Estudo e Pesquisa - NUEDIS/UFF.

Daniela Prometi, Universidade de Brasília - UnB

Professora do Magistério Superior do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas – LIP do Instituto de Letras - IL da Universidade de Brasília - UnB. Mestre e Doutora em Linguística. Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB). Pesquisadora do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras – GEPSLIBRAS. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Variação Linguística da Libras (Laboratório Núcleo Varlibras).

Neemias Gomes Santana , Universidade de Brasília - UnB

Professor do Magistério Superior do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP do Instituto de Letras - IL da Universidade de Brasília. Mestre em Linguística, Análise Crítica do Discurso pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Doutorando em Linguística pela UnB. Pesquisador do Laboratório Núcleo Varlibras; pesquisador do grupo de pesquisa de Estudo em Linguística da Libras GEPLIBRAS; pesquisador do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras – GEPSLIBRAS.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Castro Júnior , G., Francisco, G. da S. A. M., Prometi, D., & Santana , N. G. (2025). Libras e inclusão digital para pessoas Surdas: uma análise das práticas tecnológicas e linguísticas no contexto do Sul Global. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 26(1), 232–251. https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58135