A formação docente em serviço a partir do lugar caótico do não-saber
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58541Palavras-chave:
epistemologia da emergência, formação docente em serviçoResumo
Este artigo discute a metodologia da emergência pós-moderna apresentada pela Profa. Margaret Jean Somerville (2007; 2008), com foco em potenciais usos de suas premissas no planejamento de formações em serviço para professores da Educação Básica. Ao propor uma abordagem que valoriza processos não-lineares e criativos, a metodologia da emergência preconiza o surgimento e a ressignificação de saberes através da interação entre diferentes modos de representação e perspectivas epistemológicas. Com bricolagens intertextuais, analiso as implicações desta proposta multimodal que enfatiza o processo corporificado de tornar-se-outro-para-si-mesmo (SOMERVILLE, 2008) e advoga por uma formação docente em serviço de(s)colonial (MIGNOLO, 2003, 2008) a partir da assemblagem das diferentes formas de representação dos saberes sobre as práxis docentes, nas quais o conhecimento é autobiográfico, local e total, inserido em um contexto histórico-social e, sobretudo, que visa tornar-se senso comum (SANTOS, 2008) - abraçando de modo intencional esse lugar caótico do não-saber.
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