Curadoria crítico-afetiva na RAPLE Francês
um estudo duoetnográfico
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58183Palavras-chave:
curadoria de materiais, formação de professores, língua francesa, duoetnografia, letramentos crítico-afetivosResumo
Este artigo investiga a curadoria de materiais didáticos e o envolvimento crítico-afetivo de formadoras e licenciandos de francês, participantes de projeto de extensão da UNESP, câmpus Araraquara-SP. Fundamentado na pedagogia freiriana ([1968], 2019), no pós-método (Kumaravadivelu, 1994; 2003; 2006) e nos letramentos crítico-afetivos (Kawachi; Rocha; Maciel, 2022), o estudo visa analisar como a curadoria de materiais, no âmbito daquela ação extensionista, transforma a formação de professores, integrando criticidade e afetos em suas práticas e reflexões. Metodologicamente, adota a duoetnografia (Norris; Sawyer; Lund, 2012; Morgan; Rocha; Maciel, 2021) para justapor as vozes das autoras, com diálogos que problematizam o processo de seleção e criação de recursos educacionais para a educação linguística em francês, sob perspectiva suleada. Vislumbram-se, como resultados, que as escolhas e os saberes do Sul implicados nas experiências narradas são potentes para a produção de conhecimentos situados, que possibilitem a transformação do percurso formativo de docentes de língua francesa no interior paulista.
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