Learning English in the Amazon region of Brazil

corpovivências of Youth and Adult Education students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58021

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Pesquisa Crítica em Educação (Linguística), Corpovivências, Colonialidade, Decolonialidade

Resumo

Neste artigo, problematizo as corpovivências de quatro estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto das nossas aulas de inglês realizadas em 2023, em um Instituto Federal localizado no Oeste do Pará, Brasil. Este estudo qualitativo é pautado pelos princípios da pesquisa crítica em educação (linguística). O material empírico analisado foi gerado durante uma sequência de aulas de inglês com duas turmas distintas de um curso técnico de Informática integrado ao ensino médio. As aulas ocorreram nos dias 10 e 17 de outubro e foram organizadas a partir da interação das/os estudantes com a animação Mary e Max (2009), que serviu como catalisador para discussões sobre identidade, pertencimento e desigualdades sociais/raciais. Como resultado, o estudo ajudou as/os estudantes a reconhecer que o inglês pode servir como meio para compreender criticamente tanto a si mesmas/os quanto sua cidade, Óbidos-PA, destacando, assim, a importância de uma abordagem corporificada para o ensino de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Regis de Almeida, Universidade Federal do Pará

Assistant professor in the Faculty of Foreign Languages (Faculdade de Línguas Estrangeiras – FALEST) at the Federal University of Pará (Bragança campus). Holds a PhD in Language and Linguistics from the Federal University of Goiás (PPGLL-UFG), a Master’s degree from the Interdisciplinary Postgraduate Program in Education, Language, and Technologies at the State University of Goiás (PPGIELT-UEG), and a major in Letras: Portuguese and English and their respective Literatures (UEG). His research interests include language teacher education, critical language education, and decoloniality.

Referências

ALMEIDA, R. R. Rompendo barreiras e fronteiras no processo de aprendizagem de língua inglesa: leituras sobre cultura e preconceito presentes na animação Mary and Max. In: SABOTA, B.; SILVESTRE, V. P. V. (org.). Pesquisa Formação: Convergências no estágio supervisionado de língua inglesa. Anápolis: Editora UEG, 2017a. p. 183-197.

ALMEIDA, R. R. Educação linguística crítica de aprendizes de inglês: problematizações e desestabilizações. 144f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) – Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2017b.

ALMEIDA, R. R. Corpovivências decoloniais compartilhadas e coconstruídas nas (e para além das) aulas de língua inglesa de um curso de Letras: português e inglês. 236 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.

ALMEIDA, R. R.; MOURA, R. M. Uma conversa entre dois professores de línguas: Corpovivências com a Educação Linguística Crítico-Dialógica no contexto amazônico. Cadernos Cajuína, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e249140, 2024.

BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, p. 89-117, 2013.

BARROS, L. H. A. de.; AQUINO, D. R. M. de. Documentos sobre os Pauxis, contribuições para a disciplina História de Óbidos-PA. Revista Mais Educação, v. 5, n. 1, p. 638-663, 2022.

BORELLI, J. D. V. P. O estágio e o desafio decolonial: (des)construindo sentidos sobre a formação de professores/as de inglês. 222 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. PROEJA. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional Técnica de Nível Médio/ Ensino Médio. Documento Base. Brasília, 2007. 72p.

CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. Prólogo. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 9-24.

DULCI, T. M. S.; MALHEIROS, M. R. Um giro decolonial à metodologia científica: apontamentos epistemológicos para metodologias desde e para a América Latina. Revista Espirales, p. 174-193, 2021.

FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de “desaprendizagem”. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 45-65.

FIELD, Hayden. AI is shaking up online dating with chatbots that are ‘flirty but not too flirty’. CNBC, Feb. 14, 2024. Available at: https://www.cnbc.com/2024/02/14/generative-ai-is-shaking-up-online-dating-with-flirty-chatbots.html. Accessed on: Apr. 27, 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

IFPA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, na forma de oferta integrada, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, IFPA-Campus Óbidos. Óbidos, 2020. 93 p.

JORDÃO, C. M. A Língua Inglesa como Commodity: direito ou obrigação de todos? Conhecimento Local e Conhecimento Universal, v. 3, p. 272-295, 2004.

MALDONADO-TORRES, N. On the coloniality of being: Contributions to the development of a concept. Cultural studies, v. 21, n. 2-3, p. 240-270, 2007.

MARTINS, A. L. R. Tempo, espaço e subjetividades: A emergência do conceito de colonialidade do ser. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 177-183, 2023.

MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Falar, fazer, sentir, vir a ser: ansiedade e identidade no processo de aprendizagem de LE. In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (org.). Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 17-48.

MENEZES DE SOUZA, L. M.; MARTINEZ, J.; DINIZ DE FIGUEIREDO, E. (Entrevista) “Eu só posso me responsabilizar pelas minhas leituras, não pelas teorias que eu cito”: entrevista com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza (USP). Revista X, v. 14, n. 5, 5-21, 2019.

MIGNOLO, W. Decires fuera de lugar: sujetos dicentes, roles sociales y formas de inscripción’. Revista de crítica literaria latinoamericana, v. 11, p. 9-32, 1995.

MIGNOLO, W. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Tradução de Marco Oliveira. Revista Brasileira de Estudos Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 1-18, 2017.

PASQUE, P. A. Introduction: why critical research? Why now? In: YOUNG, M. D.; DIEM, S. (ed.). Handbook of critical education research: qualitative, quantitative, and emerging approaches. New York: Routledge, 2024. p. 9-19.

PENNYCOOK, A. The Myth of English as an International Language. In: PENNYCOOK, A.; MAKONI, S. (ed.). Desinventing and Reconstituting Languages. Clevendon: Multilingual Matters, 2007. p. 90-115.

PESSOA, R. R. A critical approach to the teaching of English: pedagogical and identity engagement. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, n. 2, p. 353-372, 2014.

PESSOA, R. R. Formação de professores/as em tempos críticos: reflexões sobre colonialidades e busca por um pensar decolonial. In: SILVA, W. M. e; SILVA, W. R.; CAMPOS, D. M. (org.). Desafios da formação de professores na Linguística Aplicada. Campinas, SP: Pontes, 2019. p. 173-186.

PESSOA, R. R.; ALMEIDA, R. R. Corpovivências in a doctoral thesis: A conversation between two members of the Group Rede Cerrado de Formação. In: EGIDO, A. A.; BROSSI, G. C. (Ed.). Applied Linguistics in the Global South: Ethical human relations within and beyond the academia. Lanham: Lexington Books, 2024. p. 17-26.

PESSOA, R. R.; URZÊDA-FREITAS, M. T. de. Ensino crítico de línguas estrangeiras. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. de (org.). Formação de professores de línguas estrangeiras: Princípios e Práticas. Goiânia: Editora UFG, 2012, p. 57- 80.

REZENDE, T. F. Posfácio. In: SILVESTRE, V. P. V. Colaboração e crítica na formação de professoras/es de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 279-289.

ROSA-DA-SILVA, V. Movimentos decoloniais no estágio de língua inglesa: sentidos outros coconstruídos nas vivências em uma escola pública. 258 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - CLACSO, 2005. p. 117-148.

SANTOS, P. R.; CONCEIÇÃO, F. S.; SILVA, M. das G. S. N. Territórios e territorialidades quilombolas do município de Óbidos-PA: o caso do quilombo da Área das Cabeceiras. Revista Presença Geográfica, v. 7, n. 2, p. 156-170, 2020.

SILVESTRE, V. P. V. Práticas problematizadoras e de(s)coloniais na formação de professores/as de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. 239f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

SILVESTRE, V. P. V.; ROSA DA SILVA, V. Por horizontes metodológicos outros na linguística aplicada: contribuições de pesquisas cá do cerrado central do Brasil. In: SILVESTRE, V. P. V.; BORELLI, J. D. V. P.; URZÊDA-FREITAS, M. T. de; FERREIRA, E. P. (Org.). Movimentos críticos em educação linguística: um gesto de afeto e gratidão a Rosane Rocha Pessoa. São Paulo: Pá de Palavra, 2022. p. 157-174.

SOUSA, L. P. de Q. Reflexões sobre educação crítica de língua inglesa: uma pesquisa colaborativa de formação docente em uma escola de idiomas. 167f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

SOUZA, J. Como o racismo criou o Brasil. São Paulo: LeYa, 2021.

SOUZA, M. S. A. Percepções e emoções de alunos do Proeja no processo de aprendizagem de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 24, p. e21672, 2024.

ST. PIERRE, E. A. A brief and personal history of post qualitative research: Toward “post inquiry.” Journal of Curriculum Theorizing, v. 30, n. 2, p. 2-19, 2014.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Almeida, R. R. de. (2025). Learning English in the Amazon region of Brazil : corpovivências of Youth and Adult Education students. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 26(1), 252–272. https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58021