Visualizing Resistance

Between Hamas Violent Hostage Liberation Scenes and Palestinian Citizens’ Narratives on Instagram During the Gaza Conflict

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58079

Palavras-chave:

visual literacy, micropolitics of resistance, Southern epistemologies, Gaza conflict

Resumo

Este artigo investiga as estratégias visuais empregadas por cidadãos palestinos em meio ao contínuo conflito israelo-palestino, com foco nas maneiras pelas quais o Instagram é utilizado para desafiar narrativas midiáticas hegemônicas que destacam predominantemente cenas violentas de libertação de reféns. À medida que epistemologias modernas e humanistas reimaginam Gaza/zona de conflito como um empreendimento imobiliário mercantilizado e um resort, este estudo examina como a linguagem visual se torna uma ferramenta de resistência à colonização e à opressão. Com base nas epistemologias do Sul (Sousa Santos, 2018), a análise destaca semióticas visuais enraizadas localmente que transmitem as experiências vividas pelos cidadãos de Gaza. Por meio da etnografia digital visual e do letramento visual (Mizan; Ferraz, 2021), o estudo revela como esses materiais audiovisuais promovem uma perspectiva decolonial, subvertendo as representações da mídia ocidental e amplificando as vozes de comunidades marginalizadas. Esta pesquisa, em última instância, contribui para a sul-globalização da Linguística Aplicada ao dar centralidade a discursos visuais alternativos que desafiam a mercantilização colonial e capitalista da região e reafirmam narrativas locais de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Souzana Mizan, Faculdades Metropolitanas Unidas

Professora adjunta de graduação na área de Língua Inglesa e suas Literaturas do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de pós-graduação no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade de Londres. Possui graduação em Educação e Letras - Grego da Universidade de Tel-Aviv (1992), mestrado (2005), Doutorado (2011) e pós-doutorado (2016) em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Participa do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 3: Linguagens, Letramentos e Decolonialidade (2021-2026), sediado na USP e liderado pelos Professores Doutores Ana Paula Duboc e Daniel Ferraz. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação linguística, letramentos (visual, crítico, digital), multimodalidade, pedagogia crítica, colonialismo digital e epistemologias do Sul Global.

Daniel Ferraz, Universidade de São Paulo

Daniel Ferraz é pós-doutor pela KU Leuven (Universidade Católica de Leuven, Bélgica), com pesquisa sobre filosofia da educação e filosofia da linguagem. É pós-doutor pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Londres, com pesquisa focalizada em educação em língua inglesa, estudos de gêneros e sexualidades. Possui Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo focalizado na educação de língua inglesa e novas tecnologias. Parte da pesquisa de doutorado foi realizada na Universidade de Manitoba Canadá por meio do programa de doutorado sanduíche da CAPES. Possui Mestrado em Letras Inglês na área de Letramento Visual pela Universidade de São Paulo e Graduação em Letras-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas dos letramentos, letramentos visuais, estudos de língua e cultura, filosofia da linguagem e filosofia da educação e tem publicado artigos, capítulos de livros e coletâneas nas áreas mencionadas.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em línguas estrangeiras modernas (língua inglesa), educação linguística e formação docente. É professor Livre Docente do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. É coordenador pedagógico da AUCANI Idiomas (Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional, onde coordena diversos projetos de educação linguística em língua inglesa (LEUSP, English@USP). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq PQ1. Coordena o Projeto Nacional de Letramentos (USP/DGP-CNPq) e o GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (USP/ DGP-CNPq).

Referências

ADWAN, Sami, BAR-TAL, Daniel, WEXLER, Bruce. Portrayal of the Other in Palestinian and Israeli Schoolbooks: a Comparative Study. Political Psychology, Vol. 37, No. 2, 2016.

doi: 10.1111/pops.12227

AMAR-DAHL, Tamar. Zionist Israel and the question of Palestine: Jewish statehood and the history of the Middle East conflict. München: De Gruyter, 2017.

CANAGARAJAH, Suresh. Decolonization as pedagogy: a praxis of “becoming” in ELT. ELT Journal, Volume 77, Issue 3, July 2023, p. 283–293.

DEMURO, E.; GURNEY, L. Languages/languaging as world-making: the ontological basis of language. Language sciences, v. 83, p. 1-13, 2021.

DEUMERT, A.; MAKONI, S. (2023). Introduction: From southern theory to decolonizing sociolinguistics. In From Southern Theory to Decolonizing Sociolinguistics: Voices, Questions and Alternatives (pp. 1-17).

GORDON, Neve. Israel’s occupation. Los Angeles & Londonn: University of California Press, 2008.

HASS, Amira. Drinking the sea at Gaza: an Israeli woman’s journey to the other side. Trans Elana Wesley & Maxine Kaufman-Lacusta. New York: Holt, 2000.

HOLMES, Luke. Ethical events in the internationalizing university: engaging, learning and knowing in spaces of otherwise. International Journal of the Sociology of Language, 2024(287), 75-97. https://doi.org/10.1515/ijsl-2023-0038

LEVY, Gideon. The punishment of Gaza. London & New York: Verso, 2010.

LEE, Min Jin. Pachinko. New York: Grand Central Publishing, 2017.

MIZAN, S.; FERRAZ, D. Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, p. 433-466, 2021.

PAPPE, Ilan. Ten myths about Israel. London & New York: Verso, 2017.

POVINELLI, Elizabeth. A vontade de ser de outra maneira / O esforço de persistir. Sociedade e Cultura, v. 26, 2023.

SAID, Edward. The question of Palestine. New York: Vintage Books, 1980.

SOUSA SANTOS, Boaventura. The end of the cognitive Empire: the coming of age of Epistemologies of the South. Durham & London: Duke University Press, 2018.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Mizan, S., & Ferraz, D. (2025). Visualizing Resistance: Between Hamas Violent Hostage Liberation Scenes and Palestinian Citizens’ Narratives on Instagram During the Gaza Conflict. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 26(1), 212–231. https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58079