Gender stereotypes and critical language education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58046

Palavras-chave:

Estereótipos de gênero, Educação linguística crítica, Sul Global, Ensino de inglês, Realidade aumentada

Resumo

Este artigo analisa uma proposta de educação linguística crítica, examinando a relação entre estereótipos de gênero no contexto dos Sul(s) Globais e sua articulação com (de)colonialidades em planos de aula elaborados por participantes de um curso de formação de professores de inglês no nordeste do Brasil, voltado ao uso de realidade aumentada. A proposta integrou o ensino do Simple Present a discussões sobre desigualdade de gênero, conectando o tópico gramatical convencionalmente abordado nos livros didáticos às práticas sociais cotidianas dos estudantes. Sob a perspectiva da educação linguística crítica, é essencial repensar os papéis das línguas em diferentes contextos, reavaliando repertórios epistemológicos e práticas pedagógicas que estimulem a transdisciplinaridade e a produção de conhecimento crítico. Os resultados demonstram como a integração de questões sociais ao ensino de línguas incentiva reflexões e fortalece o engajamento dos estudantes, contribuindo para a consolidação de uma educação linguística crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anthony Sátiro de Araújo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Master’s student at the Graduate School of Education at the Federal University of Sergipe (UFS), Brazil. He currently works as an elementary and middle school English language teacher and is a member of the research group TECLA: Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada [Technologies, Education and Applied Linguistics]. E-mail: anthonysatiro@academico.ufs.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0007-7485-5625

Inês Cortes da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Ph.D. student at the Graduate School of Education of the Federal University of Sergipe (UFS), Brazil, where she also earned her Master’s degree in Education. She is currently a high school English language teacher in the public school system of Sergipe and a member of the research group TECLA: Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada [Technologies, Education and Applied Linguistics]. E-mail: inescortesdasilva@academico.ufs.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2986-9415

Rafaela Virginia Correia da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Ph.D. candidate in Education at the Federal University of Sergipe (UFS), Brazil, where she also earned her Master’s degree in Education. She currently teaches Portuguese at the middle school level in the public education systems of the state of Sergipe (SEED) and the city of Tobias Barreto (Sergipe). She is a member of the research group TECLA: Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada [Technologies, Education and Applied Linguistics]. E-mail: rafavirginiacosta@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0757-6021

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Ph.D. in Applied Linguistics and Language Studies from the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), Brazil. Tenured Professor at the Department of Foreign Languages and the Graduate School of Education of the Federal University of Sergipe (UFS), Brazil. At UFS, he is the leader of the research group TECLA: Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada [Technologies, Education and Applied Linguistics]. E-mail: pauloboasorte@academico.ufs.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0785-5998

Referências

ARAÚJO, A. S.; BOA SORTE, P. Língua inglesa na escola pública: aplicativos de realidade aumentada e práticas sociais de linguagem. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão, v. 10, n. 25, p. 131-144, 2024.

ARAUJO, J. M.; FERREIRA, A. de J. Identidades sociais de gênero em livros didáticos de língua inglesa sob um viés do Inglês como Língua Franca. Brazilian English Language Teaching Journal, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 74-90. 2018.

BUTLER, J. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

CANAGARAJAH, A. S. Resisting linguistic imperialism in English teaching. Oxford: Oxford University Press, 1999.

CELANI, M. A. A. Language teacher educators in search of ‘locally helpful understandings’. In: GLEVE, S.; MILLER I. K. (org.). Understanding the language classroom. London: Palgrave Macmillan, 2006. p. 226-238.

CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em Lingüística Aplicada. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, 2005.

FERNANDEZ, L. S.; GONÇALVES, J. P.; FLANDOLI, B. R. G. X. Livros Didáticos de Língua Inglesa: Mediação Cultural e Estereótipos de Gênero. Revista GeoPantanal. UFMG. Corumbá/MS, n. 34, p. 43-56, 2023.

FREEMAN, D. Doing teacher research: From inquiry to understanding. Boston: Heinle, 1998.

FREIRE, P. Pedagogy of the Oppressed. New York: Seabury Press, 1970.

GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos; Flávia Rios, Márcia Lima (org.). Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

hooks, b. Teaching to transgress: Education as the practice of freedom. London & New York: Routledge, 1994.

JANKS, H. Literacy and power. New York: Routledge, 2009.

KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London & New York: Routledge, 2010.

KUMARAVADIVELU, B. Understanding language teaching: from method to postmethod. New York: Routledge, 2006.

LANDIM, D. S. P.; OLIVEIRA, A. C. T. A relação entre agência e emoções de professores de língua inglesa em formação como ruptura decolonial. In: IFA, S.; MENICONI F. C.; NASCIMENTO, A. K. de O. (org.). Linguística Aplicada na contemporaneidade: práticas decoloniais,letramentos críticos e discurso no ensino de línguas. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2023. p. 44-67.

LIU, D. et al. Virtual, augmented, and mixed realities in education. Singapore: Springer, 2017.

LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em Revista. Belo Horizonte. N. 46. P. 201-218. 2007.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2014.

MEYER, D. E. Gênero e Educação: teoria e política. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (org.) Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis. Vozes, 2013. p. 11-29.

MIGNOLO, W. The darker side of western modernity: Global futures, decolonial options. Durham: Duke University Press, 2011.

MONTE MÓR, W. Formação Docente e Educação Linguística: uma perspectiva linguístico-cultural-educacional. In: SILVA, W. M.; SILVA W. R.; CAMPOS, D.M. (org.). Desafios da Formação de Professores na Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019, p 187-206.

NORTON, B.; PAVLENKO, A. Gender and English language learners: Challenges and possibilities. Gender and English language learners, p. 1-12, 2004.

OLIVEIRA, J. dos S. Realidade aumentada no ensino de língua inglesa: contribuições da formação de formadores. 2024. 124 f. Dissertation (Master's in Education). Federal University of Sergipe (UFS). São Cristóvão-SE, 2024.

OLIVEIRA, M. R. de L. G.; PEREIRA, A. L. A (re)produção de estereótipos de gênero à luz da análise de discurso crítica. Inter-ação. Goiânia, v. 42, n. 3, p. 556-573, 2017.

PAIVA, V. L. M. O.; BRAGA, J. C. F. 6 Alive! Componente Curricular de Língua Inglesa. Ensino Fundamental- anos finais. PNLD 2020-2023. Editora SM, 2018.

PEDDIE, J. Augmented reality: where we will all live. Tiburon, USA: Springer, 2017.

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: A critical introduction. New York, Routledge, 2001.

PENNYCOOK, A. Language as a local practice. London & New York: Routledge, 2010.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: QUIJANO, A. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.

REDONDO, B. et al. Integration of augmented reality in the teaching of English as a foreign language in early childhood education. Early Childhood Education Journal,v. 48, n. 2, p. 147-155, 2020.

ROCHA, C. H. Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 1-30, 2019.

SILVA JÚNIOR, A. C.; MATOS, D. C. V. da S. Linguística aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista Interdisciplinar Sulear, Ibirité, v. 2, n. 2, p. 1-30, p. 101-116, 2019.

SOUZA FILHO, A. A. de; CASSOL, A. P.; AMORIM, A. Juvenilização da EJA e as implicações no processo de escolarização. v. 29, n. 112, p. 718-737, 2021.

SUNDERLAND, J. Issues of language and gender in second and foreign language education. Language teaching, Cambridge, v. 33, n. 4, p. 203-223, 2000.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Sátiro de Araújo, A., Silva, I. C. da, Silva Costa, R. V. C. da, & Boa Sorte, P. (2025). Gender stereotypes and critical language education. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 26(1), 291–310. https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58046