Foreign language teaching and LGBTQIA+ identities
a literature review from a Southern perspective
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58196Palavras-chave:
Ensino de Línguas estrangeiras, Educação linguística, Sexualidade, Teoria QueerResumo
Há um crescente interesse por pesquisas que discutam o ensino de línguas estrangeiras a partir de uma concepção crítica de ensino, possibilitando que as aulas de línguas sejam espaços de formação crítica dos sujeitos, questionando relações desiguais de poder e injustiças sociais, incluindo, por exemplo, o combate ao preconceito contra pessoas LGBTQIA+. Com esse cenário em mente, este artigo apresenta uma revisão de literatura dos principais estudos que discutem a relação entre o ensino de línguas estrangeiras e as identidades LGBTQIA+. O artigo está dividido em duas partes: a primeira parte apresenta os principais tópicos e conceitos para a pesquisa na área de ensino de línguas e sexualidade, enquanto a segunda parte destaca os principais desafios e conceitos da pesquisas nesta área que visam ter uma perspetiva do Sul.
Downloads
Referências
BENTO, B. Transviad@S: gênero, sexualidade e direitos humanos. Salvador: EDUFBA, 2017.
BORBA, R. Linguística Queer: uma perspectiva pós-identitária para os estudos da linguagem. Revista Entrelinhas, v. 9, n. 1, p. 91–107, jan./jun. 2015.
BEZERRA, F. Linguística aplicada transviada: gênero e sexualidade nos estudos da linguagem em perspectiva descolonial, interseccional e transdisciplinar. Pontes, 2023.
BUTLER, J. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do "sexo". In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. AGUIAR, R. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
COLLINS, P. H. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, v. 5, n. 1, 2017.
FERRAZ, D. M. Should gender and sexuality studies be included in language education? Trama, v. 12, n. 27, p. 178–201, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/14108. Acesso em: 15 mar. 2025.
FERRAZ, D. M. Sexualidade e educação de língua inglesa: homossexualidade e homofobia em questão. 2014. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/eventos/letrasdebate/Sexualidade_e_Educacao_de_LE_danielferraz.pdf. Acesso em: 27 abr. 2025.
FERRAZ, D. M. Visibilidade LGBTQIA+ e educação linguística: por entre os discursos de ódio, aceitação e respeito. Revista X, v. 14, n. 4, p. 200–221, 2019.
FERRAZ, D.; MIQUELON, L. Existir e re-existir: as comunidades LGBTQIA+ no Brasil de 2020. Revista X, v. 15, p. 92–98, 2020.
FERREIRA, A. J. Identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe nos livros didáticos de língua estrangeira na perspectiva da linguística aplicada. In: FERREIRA, A. J. (org.). As políticas do livro didático e identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 91–120.
FERREIRA, A. J. Narrativas autobiográficas de professoras/es de línguas na universidade: letramento racial crítico e teoria racial crítica. In: FERREIRA, A. J. (org.). Narrativas autobiográficas de identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em estudos da linguagem. Campinas: Pontes Editores, 2015. p. 127–160.
FERREIRA, A. J.; SENE, R. A. R. O que as pesquisas recentes revelam acerca das identidades de gênero, de raça e de sexualidade nas aulas de língua inglesa. Polifonia, v. 25, n. 37.2, p. 171–334, jan./abr. 2018.
FREITAS, M. T. U.; PESSOA, R. R. Gênero, sexualidade e ensino crítico de línguas estrangeiras: intersecções com a formação de professores/as. In: FERREIRA, A. J. (org.). Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 145–166.
GOMES, J. C.; ZENAIDE, M. N. T. A educação continua no “armário”: reflexões sobre a inclusão da diversidade sexual nas políticas educacionais. Revista Educação e Linguagens, v. 9, n. 17, p. 96–114, 2020.
GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano. In: HOLLANDA, H. B. (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
JESUS, D. M. de. Critical literacy for difference: teachers’ perceptions of the English language curriculum in Brazil. Polifonia, v. 23, n. 33, p. 184–202, 2016.
JESUS, D. M. de. Gender and language teacher education in a brazilian context. Polifonia, v. 19, n. 25, 2012.
JESUS, D. M. de. Queering literacy in Brazil’s higher education: questioning the boundaries of the normalized body. In: WINDLE, J. A.; DE JESUS, D.; BARTLETT, L. (orgs.). The dynamics of language and inequality in education. Bristol: Multilingual Matters, p. 13–140, 2020.
LIDDICOAT, A. J. Sexual identity as linguistic failure: trajectories of interaction in the heteronormative language classroom. Journal of Language, Identity & Education, v. 8, n. 2–3, p. 191–202, 2009.
LEMOS, C.; DELLA FONTE, S. S. Traduções das disputas sobre a questão de gênero na BNCC. Revista Espaço do Currículo, v. 16, n. 1, p. 1–22, 2023.
LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2, p. 17–23, 2008.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LUGONES, M. Colonialidad y género. Tabula Rasa, n. 9, p. 73–101, jul./dez. 2008.
MATEBENI, Z. Southern perspectives on gender relations and sexualities: a queer intervention. Revista de Antropologia, v. 60, n. 3, p. 26–44, 2017.
MALDONADO-TORRES, N. On the coloniality of being: contributions to the development of a concept. Cultural Studies, v. 21, n. 2–3, p. 240–270, 2007.
MIGNOLO, W. D. The invention of the human and the three pillars of the colonial matrix of power: racism, sexism, and nature. In: MIGNOLO, W. D.; WALSH, C. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham: Duke University Press, 2018. p. 153–176.
MILANI, T. M.; LAZAR, M. M. Seeing from the South: discourse, gender and sexuality from southern perspectives. Journal of Sociolinguistics, v. 21, n. 3, p. 307–319, 2017. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/josl.12241. Acesso em: 15 mar. 2025.
MOITA-LOPES, L. P. Queering literacy teaching: analyzing gay-themed discourses in a fifth-grade class in Brazil. Journal of Language, Identity & Education, v. 5, n. 1, p. 31–50, 2006.
MOITA-LOPES, L. P.; FABRICIO, B. F. Por uma ideologia linguística responsiva às teorizações queer. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 21, n. 2, p. 370–387, 2020.
NELSON, C. D. Narrativas queer da vida em sala de aula: lições intrigantes para os estudos da linguagem. In: FERREIRA, A. J. (org.). Narrativas autobiográficas de identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em estudos da linguagem. Campinas: Pontes Editores, 2015. p. 235–258.
NELSON, C. D. Sexual identities in ESL: queer theory and classroom inquiry. TESOL Quarterly, v. 33, p. 371–391, 1999.
NELSON, C. D. Transnational/queer: narratives from the contact zone. Journal of Curriculum Theorizing, v. 21, n. 2, p. 109, 2005.
PAGE, M. L. Teaching in the cracks: using familiar pedagogy to advance LGBTQ‐inclusive curriculum. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 60, n. 6, p. 677–685, 2017.
PELÚCIO, L. Traduções e torções ou o que se quer dizer quando dizemos queer no Brasil? Periódicus, v. 1, n. 1, p. 68–91, 2014. https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10150.
QUIJANO, A.. Colonialidad del Poder y Clasificacion Social. Journal of world-systems research, vi, 2, Special Issue: Festchrift for Immanuel Wallerstein – Part I, summer/fall, p. 342-386, 2000.
QUINALHA, R. Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.
REA, C. A.; AMANCIO, I. M. S. Descolonizar a sexualidade: Teoria Queer of Colour e trânsitos para o Sul. Cadernos Pagu, n. 53, 2018.
ROSA, G. C.; DUBOC, A. P. Analyzing the concept and field of inquiry of English as a Lingua Franca from a decolonial perspective. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, v. 27, n. 3, p. 840–857, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/2550/255075117013/html/. Acesso em: 8 maio 2025.
SAUNTSON, H.; BORBA, R. Silence and sexuality in school settings: a transnational perspective. In: STERN, J.; WALEKJO, M.; SINK, C.; HO, W. (eds.). The Bloomsbury handbook of solitude, silence and loneliness. London: Bloomsbury, 2021. Disponível em: https://www.academia.edu/43062579/Silence_and_sexuality_in_school_settings_A_transnational_perspective. Acesso em: 27 abr. 2025.
SCHIBELINSKI, D. “Isso é coisa do capeta!”: o papel da “ideologia de gênero” no atual projeto político de poder. Retratos da Escola, v. 14, n. 28, p. 15–38, 2020.
SENE, R. A. R. Identidades de raça, gênero e de sexualidade no ensino/aprendizagem de língua inglesa: sugestões de atividades. UniLetras, v. 41, n. 2, p. 193–213, 2019.
SILVA, E. L. S. Pânico moral e as questões de gênero e sexualidade na BNCC. História, Histórias, v. 8, n. 16, jul./dez. 2020.
SOUTO JUNIOR, E. M. Qual a sexualidade do livro didático de inglês?: novos letramentos e ensino de línguas na contemporaneidade. Pesquisas em Discurso Pedagógico, v. 2014, n. Especial, 2014.
SOUZA, L. M. T. M. de; DUBOC, A. P. M. De-universalizing the decolonial: between parentheses and falling skies. Gragoatá, v. 26, n. 56, p. 876–911, 2021.
SILVA, A. L. S.; DIAS, T. S. R.; BEZERRA, F. A. S. Linguagem, gênero e sexualidade na educação de jovens e adultos: uma proposta de multiletramentos críticos. Revista do GELNE, v. 23, n. 1, p. 99–117, 2021.
TILIO, R. A construção social de gênero e sexualidade em livros didáticos de inglês: que vozes circulam? In: FERREIRA, A. J. (org.). Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. Campinas: Pontes, 2012. p. 121–143.
VIANNA, C.; BORTOLINI, A. Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas. Educação e Pesquisa, v. 46, 2020.
WALSH, C. Interculturalidad y (de)colonialidad: perspectivas críticas y políticas. Visão Global, v. 15, n. 1–2, p. 61–74, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Danilo da Silva Solera

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International license que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
