Critical Perspectives on Decoloniality
an interview with Catherine Walsh
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58356Palavras-chave:
abordagens decoloniais, perspectivas críticas, Sul GlobalResumo
Amplamente conhecida por seu trabalho pioneiro com abordagens decoloniais, a pesquisadora Catherine Walsh generosamente aceitou o nosso pedido em fazer esta entrevista escrita, que está divida em duas partes. Primeiro, pretendemos aprofundar os fundamentos filosóficos e as motivações que guiaram a sua ilustre carreira, oferecendo aos nossos leitores um olhar aprofundado sobre as forças que moldam a sua investigação e as suas posições teóricas. A seguir lugar, procuramos inspirar a próxima geração de pesquisadores/as do Sul Global, partilhando as suas ideias sobre como navegar nas complexidades da investigação interdisciplinar, a evolução das suas perspectivas teóricas e a sua visão para o futuro.
Downloads
Referências
ALEXANDER, M. J. Pedagogies of Crossing: Meditations on Feminism, Sexual Politics, Memory, and the Sacred. Durham, Duke University Press, 2005.
ESCOBAR, A. Worlds and Knowledges Otherwise: The Latin American Modernity/Coloniality Research Program. In: MIGNOLO, W. D.; ESCOBAR, A. (org.) Globalization and the Decolonial Option. NY: Routledge, 2010, p. 33-64.
EVARISTO, C. Conceição Evaristo: Imortabilidade além de um título, interview by Ivana Dorali. In: SOUZA E SILVA, J. (org.) Mestre das Periferias: O encontro de Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Nego Bispo e Marielle Franco (in memorian). Rio de Janeiro: Eduniperiferias, 2020.
GRAMSCI, A. Selections from the Prison Notebooks. London: Lawrence and Wishart, 1971, p. 34-35.
HALL, S. Gramsci and Us, Marxism Today, p. 16-21, 1987.
MALDONADO-TORRES, N. For a Combative Decoloniality Sixty Years after Fanon's Death: an invitation from the Frantz Fanon Foundation, 2021.
MIGNOLO, W. D.; WALSH, C. E. On Decoloniality, Concepts, Analytics, Praxis. Durham: Duke University Press, 2018.
SALAZAR, J. G.; WALSH, C. E. Derechos, territorio ancestral y el pueblo afroesmeraldeño. In: ¿Estado constitucional de derechos? Informe sobre derechos humanos Ecuador 2009, Programa andino de derechos humanos. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar/Ediciones Abya-Yala, 2010.
SALAZAR, J. G.; WALSH, C. E. Sobre pedagogías y siembras ancestrales. In: WALSH, C. E. (org.) Pedagogías decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir, Volume II. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2017b.
SALAZAR, J. G.; WALSH, C. Pensar sembrando/Sembrar pensando con el Abuelo Zenón. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar/Ediciones Abya-Yala, 2017a.
SANTIAGO-VALLES, K. A. ‘Subject People’ and Colonial Discourses: Economic Transformation and Social Disorders in Puerto Rico, 1898-1947. Albany: State University of New York Press, 1994.
SMITH, L. T. Decolonizing Methodologies. Research and Indigenous Peoples. London: Zed Books, 1999.
TUCK, E; YANG, K. W. Decolonization Is Not a Metaphor, Decolonization: Indigeneity, Education & Society 1, no. 1, p. 1-40, 2012.
WALSH, C. E. (Re)Existence in Times of De-existence. Political-Pedagogical Notes to Paulo Freire. Language and Intercultural Communication, 21(4), 2021, p. 468-478.
WALSH, C. E. ‘Staging Encounters’: The Educational Decline of U.S. Puerto Ricans in [Post]-Colonial Perspective, Harvard Educational Review 68(2), p. 218-243, 1998.
WALSH, C. E. “Other” Knowledges, “Other” Critiques: Reflections on the Politics and Practices of Philosophy and Decoloniality in the “Other” America. Transmodernity: Journal of Peripheral Cultural Production of the Luso-Hispanic World, 1(3), 2012.
WALSH, C. E. Afro and Indigenous Life-Visions in/and Politics. (De)colonial Perspectives in Bolivia and Ecuador, Bolivian Studies Journal, 18, 2011.
WALSH, C. E. Agrietar la UNI-versidad. Reflexiones interculturales y decoloniales por/para la vida. Querétaro, MX/Quito, Ecuador: Lengua de Gato ediciones and Abya-Yala, 2024.
WALSH, C. E. Atravesando binarios y fronteras, abriendo grietas. In: WALSH, C. E.; ORTEGA-CAICEDO, A. (org.) Género muy otro y su más allá: Movimientos, lenguas, androginias. Quito: Ediciones Abya-Yala and Querétaro, MX: Lengua de Gato Ediciones, 2025.
WALSH, C. E. Decolonial Notes to Paulo Freire Walking and Asking. In: AMAN, R.; IRELAND, T. (org.) Educational Alternatives in Latin America: New Modes of Counter Hegemonic Learning. London: Palgrave/Macmillan, 2019.
WALSH, C. E. Decolonial Praxis and Decolonizing Paths: Notes for these Times. In: FUNEZ-FLORES, J. et al. (org.) International Handbook of Decolonial Theory. London: Sage, 2025, in press.
WALSH, C. E. Education Reform and Social Change: Multicultural Voices, Struggles, and Visions. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1996.
WALSH, C. E. Interculturalidad crítica y (de)colonialidad. Ensayos desde Abya Yala. Quito: Abya-Yala/Instituto Científico de Culturas Indígenas, 2012.
WALSH, C. E. Interculturalidad y colonialidad del poder: Un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: WALSH, C. E.; LINERA, A. G.; MIGNOLO, W. (org.) Interculturalidad, descolonización del Estado y del conocimiento. Buenos Aires: Editorial signo, 2006.
WALSH, C. E. La (re)articulación de subjetividades políticas y diferencia colonial en Ecuador: Reflexiones sobre el capitalismo y las geopolíticas del conocimiento. In: WALSH, C. E.; SCHIWY, F.; CASTRO-GÓMEZ, S. (org.). Indisciplinar las ciencias sociales: Geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder. Perspectivas desde lo andino. Quito: Abya Yala//Universidad Andina Simón Bolívar, 2002, p. 175-214.
WALSH, C. E. LEWIS R. Gordon: Existential Incantations That Cross Borders and Move Us Forward. In: DAVIS, D. (org.) Black Existentialism. Essays on the Transformative Thought of Lewis R. Gordon. NY: Rowman & Littlefield, 2019, p. 121-134.
WALSH, C. E. Life, Nature, and Gender Otherwise. Feminist Reflections and Provocations from the Andes. In: HARCOURT, W.; NELSON, I. (org.) Practising Feminist Political Ecologies. Moving Beyond the Green Economy. London: Zed Books, 2015, p. 101-128
WALSH, C. E. Part One: Decoloniality in/as Praxis, In: On Decoloniality, Concepts, Analytics, Praxis. Durham: Duke University Press, 2018, p. 1-103.
WALSH, C. E. Pedagogy and the Struggle for Voice. In: GIROUX, H.; FREIRE, P. (org.) Issues of Language, Culture and Schooling for Puerto Ricans. NY: Bergin & Garvey Critical Studies in Education Series, 1991.
WALSH, C. E. Resisting, Re-existing, and Co-existing (des)spite the State. Women’s Insurgencies for Territory and Life in Ecuador. In: ESPINOSA, Y.; LUGONES, M.; MALDONADO-TORRES, N. (org.) Decolonial Feminism in Abya Yala: Caribbean, Meso and South American Contributions and Challenges. NY: Rowman & Littlefield, 2022, p. 217-244.
WALSH, C. E. Rising Up, Living On: Re-existences, Sowings, and Decolonial Cracks. Durham: Duke University Press, 2023.
WALSH, C. E. The Struggle of Imagined Communities in School: Identification, Survival, and Belonging for Puerto Ricans. In: NIETO, S. (org.) Puerto Rican Students in U.S. Schools. Cambiando Camino: Charting a New Course. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2000, p. 97-114.
WALSH, C. E. Thinking Andean Abya Yala with and against Gramsci: Notes on State, Nature, and Buen Vivir. In: DAINOTTO, R. (org.) Gramsci in the World. Durham NC: Duke University Press, 2020.
WALSH, C. E.; SCHIWY, F.; CASTRO-GÓMEZ, S. (org.) Indisciplinar las ciencias sociales: Geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder. Perspectivas desde lo andino. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar/Ediciones Abya-Yala, 2002.
WALSH, C. E.; SALAZAR, J. G. (W)riting Collective Memory (De)spite State: Decolonial Practices of Existence in Ecuador. In: BRANCHE, J. (org.) Black Writing and the State in Latin America. Vanderbilt University Press, 2015.
WALSH, C. E.; SALAZAR, J. G. Ancestral Plantings. Knowledge in the AfroPacific, Tapuya: Latin American Science, Technology, and Society, 7, 2023.
WALSH, C. E.; SALAZAR, J. G. El pensar del emergente movimiento afroecuatoriano. Reflexiones (des)de un proceso. In: MATO, D. (org.) Estudios y otras prácticas intelectuales latinoamericanos en cultura y poder. Buenos Aires: Clacso, 2002.
WYNTER, S. ‘No Humans Involved’: An Open Letter to My Colleagues, Forum NHI Knowledge for the 21st Century I, no.1, 1994, p. 42-71.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Catherine Walsh , Kleber Aparecido da Silva, Vinícius Santiago

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International license que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
