Sobre a Revista

Cadernos de Linguagem e Sociedade (Papers on Language and Society)

Cadernos de Linguagem e Sociedade (Papers on Language and Society)

Cadernos de Linguagem e Sociedade (L&S) é um periódico interdisciplinar, de publicação semestral (jan.-jun. e jul.-dez.), que objetiva contribuir para a divulgação de pesquisas atuais, originais, resultantes de estudos da área de Linguagem e Sociedade, com foco nas relações entre linguagem e práticas sociais, políticas, educacionais, culturais.

A Revista recebe, em fluxo contínuo, artigos científicos, resenhas, entrevistas e ensaios inéditos escritos em português, inglês, espanhol ou francês, resultantes de pesquisas científicas.

A singularidade de L&S configura-se na exigência de receber textos que sejam inéditos tanto no Brasil quanto no exterior, o que a distingue de outros periódicos da mesma subárea alvo, em termos de política editorial. Outra exigência que distingue L&S de seus pares é o princípio explícito de publicar textos que discutam criticamente a relação entre linguagem-discurso e práticas sociais, com análises textualmente orientadas, sem linguagem sexista ou com qualquer tipo de discriminação baseada em preconceito, conforme as normas da revista. As características de L&S que garantem esse perfil, além de assegurar seu lugar em comparação com outros periódicos da subárea alvo, podem ser apreciadas nas normas de publicação da revista. Recebemos artigos em português, inglês, espanhol e francês.

________________________________________________________________________________________

A revista Cadernos de Linguagem e Sociedade é publicada desde 1995, com acesso universal e gratuito, no Portal dos Periódicos da UnB, sob responsabilidade da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, pelo Open Journal Systems (OJS). 

______________________________________________________________________________________

O título da revista é Cadernos de Linguagem e Sociedade, devendo ser assim utilizado em referências e citações.

_______________________________________________________________________________________

Não serão avaliados textos:

- Encaminhados concomitantemente para mais de uma revista

- Simultâneos (dois ou mais artigos de um/a mesmo/a autor/a)

- De um/a mesmo/a autor/a ou coautor/a em um mesmo ano-volume

- Sem declaração de responsabilidade autoral em conformidade com a LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. ______________________________________________________________________________________

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

_________________________________________________________________________

Taxa de APC's

A revista Cadernos de Linguagem e Sociedade não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges ”” APC), taxa de submissão ou publicação de artigos aos autores.

_____________________________________________________________________________________

Revisão pelos Pares /Peer review

Após a submissão e o desk review,  os textos serão submetidos à avaliação double blind peer review (duplo-cego), que consiste na análise de, pelo menos, dois/duas pareceristas externos/as (outra instituição ou país) às cegas (sem a identificação de autoria e pareceristas) com emissão dos pareceres. 

_____________________________________________________________________________________

Política de Acesso Livre

Cadernos de Linguagem e Sociedade oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

_____________________________________________________________________________________

Política de Acesso Aberto (Open Journal Systems - OJS)

O portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU ”General Public License".

______________________________________________________________________________________

Cadernos de Linguagem e Sociedade utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivs 4.0 Internacional

Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

-Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

-Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

-Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

____________________________________________________________________________________________

Arquivamento

Cadernos de Linguagem e Sociedade utiliza o sistema LOCKSS para acesso ao conteúdo a longo prazo. As bibliotecas participantes podem criar e alimentar periodicamente seus arquivos permanentes para a preservação e restauração de suas revistas, em caso de sinistro de servidores locais. Os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana.

_________________________________________________

Bases de Dados e Indexadores

L&S Indexada

A L&S é indexada nas seguintes bases:

Google Scholar

Latindex 

Diadorim

Revencity

SCOPUS
ULRICH's International Periodicals Directoty

Thumbnail

 

___________________________________________________________________________________

Identificadores digitais 

Utilizamos os seguintes identificadores:

DOI 

Digital Object Identifier: Identificador de Objeto Digital. É um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet. Este identificador, composto de números e letras, é atribuído ao objeto digital para que este seja unicamente identificado na Internet.
 

ORCID

O ORCID fornece um identificador digital persistente que o distingue de qualquer outro pesquisador e, através da integração em fluxos de trabalho de pesquisa, como manuscrito e submissão de subsídios, suporta ligações automatizadas entre você e suas atividades profissionais, garantindo que seu trabalho seja reconhecido.

________________________________________________________________________________________

Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Linguística

Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade - NELiS, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares

Creative Commons License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivs 4.0 Internacional