(Geo)políticas do conhecimento, racismo, privilégio e justiça epistêmica na Linguística Aplicada do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58197

Palavras-chave:

Racismo epistêmico, Justiça Epistêmica, Linguística Aplicada, Sul Global

Resumo

Neste ensaio, analiso criticamente as (geo)políticas do conhecimento na Linguística Aplicada brasileira, destacando os efeitos dos racismos nas políticas acadêmicas da área. A partir de teorias críticas do Sul Global (Pennycook; Makoni, 2019), com ênfase na produção de intelectuais latinos e afro-indígenas brasileiros, aciono conceitos como dispositivo de racialidade (Carneiro, 2023), racismo epistêmico e justiça epistêmica (Orocó, 2021) e a crítica contra-colonial à institucionalização do conhecimento (Santos, 2023). Assim, invisto na exploração interpretativa de algumas políticas do conhecimento correntes no campo, a partir da observação de políticas de inclusão/exclusão nos domínios linguístico, editorial e institucional e das paisagens raciais, regionais e de classe delas decorrentes. A proposição final do texto enseja uma ruptura com a racionalidade colonial que vá além das agendas de temas de pesquisa, defendendo uma ética acadêmica inspirada na epistemologia de Xangô, visando enfrentar as injustiças epistêmicas presentes.

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Biografia do Autor

Danillo da Conceição Pereira Silva, IFAL

É professor de Língua Portuguesa e Linguística Aplicada do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Arapiraca, onde atua na Educação Básica; na licenciatura em Letras e na Pós-Graduação em Linguagem e Práticas Sociais. Atualmente, ocupa a função de Coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) do IFAL, sendo o responsável pela gestão sistêmica da formação de pessoal de nível superior, no âmbito dos cursos de mestrado, de doutorado e de especialização da instituição.

Referências

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

da Conceição Pereira Silva, D. (2025). (Geo)políticas do conhecimento, racismo, privilégio e justiça epistêmica na Linguística Aplicada do Brasil . Cadernos De Linguagem E Sociedade, 26(1), 331–346. https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58197