Educação linguística crítica por meio de práticas suleares no ensino de língua inglesa com crianças

educando pelas "brechas” do Material Rioeduca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58171

Palavras-chave:

educação linguística crítica, decolonialidade, práticas suleares, brechas, Material Rioeduca de Língua Inglesa, 5º ano

Resumo

À luz da perspectiva da educação linguística crítica (Tilio & Rocha, 2024), da decolonialidade (Maldonado-Torres, 2018; Walsh, Oliveira & Candau, 2018), do sulear (Silva Júnior, 2022) e de uma adaptação do conceito de "brechas” (Duboc, 2014), este artigo analisa um excerto de uma unidade didática do Material Rioeduca de Língua Inglesa para o 5º ano do Ensino Fundamental, de 2023, utilizado em escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Embora a análise do material evidencie uma valorização do Sul Epistêmico, o caráter do Norte Global se faz presente em determinadas referências acerca da cidade do Rio de Janeiro. Diante deste cenário, busca-se SULear o ensino de língua inglesa por meio de propostas de atividades desenvolvidas em uma turma do 5º ano com o objetivo de problematizar o caráter ideológico que NORTEia o material didático em questão. 

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Biografia do Autor

Patricia Helena da Silva Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Língua Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2020), Mestra em Linguística Aplicada pela mesma instituição (UFRJ, 2015) e Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ, 2012)

Lucia Rosado Barcia

Professora de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e de Língua Portuguesa da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), Mestre em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2006) e Especialista em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2024).

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

da Silva Costa, P. H., & Barcia, L. R. (2025). Educação linguística crítica por meio de práticas suleares no ensino de língua inglesa com crianças: educando pelas "brechas” do Material Rioeduca. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 26(1), 78–98. https://doi.org/10.26512/les.v26i1.58171