Educação online em cursos de Letras-Espanhol: do ERE às possibilidades para o período pós-pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.40221Palavras-chave:
ERE, Ensino híbrido, Ensino de língua espanholaResumo
Devido à pandemia ocasionada pelo coronavírus (COVID-19), foi necessária a adoção do ensino remoto emergencial (ERE) como forma de minimizar os impactos do isolamento social na educação. Assim, as atividades educacionais, antes totalmente presenciais, passaram a ser realizadas através de tecnologias digitais online. Portanto, tratamos, neste artigo, de discutir práticas inovadoras emergentes no ensino superior a partir do ERE, mais especificamente, através de dois objetivos: i) Descrever as metodologias ativas e suas possibilidades em um contexto de pós-pandemia, e ii) Propor o ensino híbrido em uma licenciatura em Letras-Espanhol. Baseamo-nos em Colvara e Santo (2019), no que diz respeito a abordagem da sala de aula invertida no ensino superior, e em Horn e Stalker (2015), Bacich e Moran (2018) e Filantro e Cavalcanti (2018) para a discussão das metodologias ativas e o ensino híbrido. Como resultado, sugerimos que os professores de instituições de ensino superior (IES), com a integração de recursos digitais educacionais (RED) às suas práticas, podem criar uma narrativa multimídia para suas disciplinas. Nas considerações finais, apresentamos orientações para um modelo de ensino híbrido de aulas em um curso de licenciatura em Letras-Espanhol.
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