Grupos de escrita acadêmica no Ensino Superior: Brasil e Argentina em foco
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.39006Mots-clés :
Grupos de escrita, Escritor(a) Acadêmico(a), Atitudes perante o processo de escritaRésumé
Este artigo busca descrever a fundamentação teórica, os procedimentos metodológicos e os resultados obtidos em duas experiências pedagógicas de ensino de escrita acadêmica em dois contextos universitários diferentes: o Grupo de Escrita 1ª edição, desenvolvido no Brasil com cinco participantes, e o Club de Graduandes com nove participantes, formado na Argentina, bem como analisar relatos de seus participantes evidenciadores de atitudes (GARRET; COOUPLAND; WILLIAMS, 2003) perante o processo de escrita acadêmica. O arcabouço teórico está pautado no conceito de escrita como processo e prática social e política (IVANIC, 2004) capaz de impulsionar mudanças pessoais e profissionais e, como procedimentos metodológicos, o uso de abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 1998; SUASSUNA, 2008) e análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Os resultados indicam que as participações nesses projetos propiciaram a inserção na comunidade científica, enquanto escritores, revisores e pareceristas no primeiro caso e ingresso na carreira profissional, no segundo.
Téléchargements
Références
BARTON, D.; HAMILTON, M. Local literacies: reading and writing in one community. London/New York: Routledge, 1998.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de L. de A. Rego e A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2006.
CARGILL, M.; O’CONNOR, P. Writing scientific research articles. 2. ed. West Sussex, UK: Wiley-Blackwell, 2014.
COLOMBO, L.; CARLINO, P. Grupos para el desarrollo de la escritura científico-académica: una revisión de trabajos anglosajones. Lenguaje, v. 48, Cali, Colombia, p. 23-34, 2015.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1998.
CARRET, P.; COULPAND. N.; WILLIAMS, A. Investigating language attitudes. Wales: University of Wales Press, 2003.
CURRY, M.J.; LILLIS, T.M. Strategies and tactics in academic knowledge production by multilingual scholars. Education Policy Analysis Archives, v. 22, n. 32, p. 1-28, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.v22n32.2014. Acesso em: 27 maio 2021.
SILVA, A. O. A sua revista tem Qualis? Mediações, v. 14, n.1, p. 117-124, jan./jun. 2009.
IVANIC, R. The discourse of writing and learning to write. Language and Education, v. 18, n. 3, p. 220-245, 2004.
MENG, Y.; ZHAO, C. Academic supervisor leadership and its influencing mechanism on postgraduate creativity in China. Thinking Skills and Creativity, v. 29, p. 32-44, Sept. 2018.
RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
SCHIAVO, M. R.; MOREIRA, E. N. Glossário social. Rio de Janeiro: Comunicarte, 2005.
SUASSUNA, L. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: história e validação do paradigma indiciário. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 341-377, jan./jun. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p341. Acesso em: 06 nov. 2021.
SEIDE, M. S. Clube de Escrita. In: Anais do XX Seminário de Extensão da Unioeste, Cascavel, PR, 2021, p. 23-28.
SILVA, K. A.; GUEDES, S. M. R.; DIAS, T. R. N. Letramento, bilinguismo e empoderamento feminino surdo: uma análise crítica. The Especialist, v. 40, n. 3, p.1-19, 2019.
WERTSCH, J. V. Mind as action. New York, NY: Oxford University Press,1988.
TECHMAN, G. et al. Group peer review reflections on a model for teaching and learning qualitative inquiry. International Review of Qualitative Research, v. 11, n. 4, p. 452-466, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.