O eu e a nova língua: identidades e ensino/aprendizagem de língua estrangeira

Autores

  • Letícia Coroa do Couto Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v10i1.971

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem de LE;, Identidades;, Construção identitária

Resumo

O modo como os alunos se posicionam diante da aprendizagem de uma LE pode exercer uma grande influência em seu processo de aquisição. As identidades determinam como a relação de professores e alunos com o mundo é construída no tempo e no espaço (NORTON, 2000), de forma que permeiam todo o processo de ensino/aprendizagem. As identidades têm também estreita relação com o contexto, sendo socialmente construídas, influenciando as ações e interações e sendo por elas influenciadas (HALL, 2000; MOITA LOPES, 2003; NORTON, 2000; SILVA, 2000; WOODWARD, 2000). O objetivo deste trabalho é sensibilizar os agentes do processo de ensino/aprendizagem de LE para a importância da questão das identidades nesse processo. Dessa maneira, novas pesquisas podem ser realizadas para que possamos conhecer mais sobre essa complexa teia de relações e (re)construções identitárias que pode influenciar o ensino/aprendizagem de LE e, assim, propor melhorias nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLENDOERFER, Cheryl. Creating “vietnamerican” discourse: ethnic identity in ESL classroom. Paper. Montreal, Canadá, 1999.

BROWN, H. Douglas. Principles of language learning and teaching.4thed. NewYork: Longman, 2000.

CASTRO, Regina A. Leão. Salas de bate-papo na internet:espaço onde as mulheres tecem sua identidade através da linguagem. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês)”“Universidade São Paulo, São Paulo, 2006.

CAVALLARI, Juliana Santana. Identificação e/ou apagamento do sujeito da língua materna frente ao processo de ensino de inglês como LE. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) ”“Universidade Estadual de Campinas, Campinas,SP, 2002.

DUFF, PatriciaA. The discursive co-construction of knowledge, identity and difference: an ethnography of communication in the high school mainstream. Applied Linguistics, v. 23, n. 3, p. 289-322, 2002.

ECKERT-HOFF, BeatrizM. O falar de si como (des)construção de identidades e subjetividades no processo de formação do sujeito-professor. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada)”“Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 7.ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003.

______.Quem precisa da identidade?. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. In: SILVA, Tomaz Tadeu(Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais.3.ed.Petrópolis: Vozes, 2000.p. 103-133.

FABRÃCIO, Branca Falabella; MOITA LOPES, Luiz Paulo. Discursos e vertigens:identidades em xeque em narrativas contemporâneas,Veredas, Juiz de Fora,v.6, n.2, jul./dez. 2002.

FONSECA, Ana Silvia A. Além da “inadequação gramatical”:visão discursiva das instabilidades do “eu” em aprendizes de português L2. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)”“Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

FREITAS, Déborah de Brito A.P. Escola Makuxi:identidades em construção. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada)”“Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

KRAMSCH, Claire. Social discursive constructions of self in L2 learning. In: LANTOLF, JamesP. Sociocultural theory and second language learning. Oxford: Oxford University Press, 2000.p. 133-153.

MAHER, Tereza Machado. Sendo índio em português... In: SIGNORINI, Inês(Org.). Língua(gem) e identidade:elementos para uma discussão no campo aplicado. 2.ed. Campinas, SP: Mercado das Letras; São Paulo: Fapesp, 1998.p.115-138.

MEY, JacobL. Etnia, identidade e língua. Trad. Maria da Glória de Moraes. In: SIGNORINI, Inês(Org.). Língua(gem) e identidade:elementospara uma discussão no campo aplicado. 2.ed. Campinas, SP: Mercado das Letras; São Paulo: Fapesp, 1998.p.69-88.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Socioconstrucionismo: discurso e identidade social. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo(Org.). Discursos de identidades:discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.p. 13-38.

NORTON, Bonny. Identity and language learning: gender ethnicity and educational change. Londres: Longman, 2000.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky:Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

OLIVEIRA, Sônia Regina N. Da dificuldade da produção oral à construção do indivíduo-aprendiz-adulto em língua francesa.Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa)”“Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

PARK, Jae Eun. Co-construction of nonnative speaker identity in cross-cultural interaction. Applied Linguistics, v. 28, n.1, p. 339-360, 2007.

PEREIRA, Giselda Fernanda. A identidade cultural no processo de aprendizagem do português língua estrangeira (PLE) no Brasil. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa)”“Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

PEIRCE, Bonny Norton. Social identity, investment, and language learning. TESOL Quarterly, v. 29, n. 1, p. 9-31, 1995.

RICHARDS, Keith. „Being the teacher’: identity and classroom conversations. Applied Linguistics, v. 27, n. 1, p. 51-77, 2006.

ROSSI, Eliane Cavalher S. A construção do conhecimento eda identidade profissional do professor de inglês.Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem)”“Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2004.

SERRANI-INFANTE, Silvana. Identidade e segundas línguas: as identificações no discurso. In: SIGNORINI, Inês(Org.). Língua(gem) e identidade:elementos para uma discussão no campo aplicado. 2.ed. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 1998. p. 231-264.

SIEGEL, Meryl. The role of learner subjectivity in second language in sociolinguistic competence: western women learning Japanese. Applied Linguistics, v. 17, n. 3, p. 356-382, 1996.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu(Org.). Identidade e diferença:a perspectiva dos estudos culturais. 3.ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.p. 73-102.

SOUSA, Renata Maria R.Q. Professores de inglês na escola pública: investigações sobre suas identidades numa rede de conflitos.Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês)”“Universidade deSão Paulo, São Paulo, 2006.

TÁPIAS-OLIVEIRA, Eveline Mattos. Construção identitária profissional no ensino superior: prática diarista e formação do professor.Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) ”“Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

TSE, Lucy. The effects of ethnic formation on attitudes toward ethnic language development. Paper. New York, NY, 1996.

VARONIS, Evangeline Marlos; GASS, Susan. Non-native/non-native conversations: a model for negotiation of meaning.Applied Linguistics, v. 6, n.1, p. 71-90, 1985.

VEREZA, SolangeC. Quem fala por mim?: Identidade na produção discursiva em língua estrangeira. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo; BASTOS, Liliane Cabral(Orgs.). Identidades:recorte multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.p. 351-361.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. In: SILVA, Tomaz Tadeu(Org.). Identidade e diferença:a perspectiva dos estudos culturais. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.p. 7-72.

Downloads

Publicado

2012-01-17

Como Citar

Couto, L. C. do. (2012). O eu e a nova língua: identidades e ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 10(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v10i1.971

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.