O ensino da escrita nas disciplinas Estudo do Meio e Ciências da Natureza, no Ensino Básico: o caso da resposta fundamentada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.33430

Palavras-chave:

Escrita em todas as disciplinas, Resposta fundamentada, Sequência didática

Resumo

É possível organizar um ensino explícito e sistemático da escrita de uma resposta fundamentada nas disciplinas Estudo do Meio ou Ciências da Natureza, no 1o e no 2o ciclos do Ensino Básico, respectivamente? O objetivo desta nossa contribuição consiste, precisamente, em procurar dar uma resposta a tal pergunta, graças a um trabalho de colaboração, no quadro de uma formação contínua de professores, entre uma professora-formadora-investigadora e um conjunto de professores a participarem desta formação e a lecionarem tais disciplinas nos referidos ciclos de escolaridade. Mais especificamente, este nosso estudo, desenvolvido no quadro de um ainda relativamente recente campo de investigação que cruza a Didática da Língua e a Formação Profissional dos Professores (DOLZ; PLANE, 2008; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; BULEA; BRONCKART, 2010; GAGNON, 2010), compreendeu uma colaboração que implicou a elaboração, em grupos de trabalho, de uma sequência didática para o ensino do mencionado gênero de texto e sua implementação pelos professores-formandos nas respectivas turmas. Neste nosso texto, analisaremos, mais especificamente, o impacto da referida sequência didática na qualidade das produções textuais escritas dos alunos de dois professores envolvidos na investigação. E, com efeito, os resultados obtidos demonstraram melhorias muito significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAM, J.-M. Les textes: types et prototypes, Récit, description, argumentation, explication et dialogue. Paris: Nathan, 1992.

BARRE-DE MINIAC, C.; REUTER, Y. Apprendre à écrire au collège dans les différentes disciplines. Paris-Bruxelles: INRP, 2006.

BAZERMAN, C. Genre and cognitive development: beyond writing to learn. Pratiques, n. 143/144, p. 127-138, 2009.

BEACCO, J.-C.; COSTE, D.; VAN DE VEN, P. H.; VOLLMER, H. Langue et matières scolaires: dimensions linguistiques de la construction des connaissances dans les curriculums. Strasbourg: Conseil de l'Europe, 2010.

BLASER, C. Fonction épistémique de l’écrit: pratiques et conceptions d’enseignants de sciences et d’histoire du secondaire. Quebec: Université Laval, 2007.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos. São Paulo: Educ, 1997.

BULEA, E.; BRONCKART, J.-P. Les conditions d’exploitation de l’analyse des pratiques pour la formation des enseignants. Linguarum Arena, v. 1, n. 1, p. 43-60, 2010.

CASTELLÓ, M. Escribir para aprender: estrategias para transformar el conocimiento. Aula, n. 175, p. 15-22, 2008.

CHARTRAND, S.-G. Progression dans l’enseignement du français langue première: répartition des genres textuels, des notions, des stratégies et des procédures à enseigner de la 1re à la 5e secondaire. Québec: Les Publications Quebec Français, 2008.

CHARTRAND, S.-G.; ÉMERY-BRUNEAU, J. Caractéristiques de 50 genres pour développer les compétences langagières en français (com a colaboração de K. Sénéchal e de P. Riverin). Quebec: Didactica, Portail pour l’enseignement du français, 2013.

COUTINHO, A. Literacia científica e literacia literária: implicações e desafios. In: GONÇALVES, M.; JORGE, N. Literacia científica na escola. Lisboa: Nova FCSH-CLUNL, 2018. p. 28-42.

DOLZ, J.; PLANE, S. Présentation: a propôs des recherches sur les pratiques de formation en lecture et écriture. Formation des enseignants et enseignement de la lecture et de l’écriture: recherches sur les pratiques. Symposium de Sherbrooke, Colloque International REF. Actes... Namur: Presses Universitaires de Namur, 2008.

DOLZ, J. Escrever uma explicação química no primeiro ciclo: o sumo de couve roxa, um verdadeiro camaleão químico. In: GONÇALVES, M.; JORGE, N. Literacia científica na escola. Lisboa: Nova FCSH-CLUNL, 2018. p. 14-27.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Curriculum et progression: la production de textes écrits et oraux. In: Défendre et transformer l'école pour tous. Marseille: IUFM de l'Académie d'Aix-Marseille, 1997.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; MOSQUERA ROA, S. La didáctica de las lenguas: una disciplina en proceso de construcción. Didáctica. Lengua y Literatura, v. 21, p. 117-141, 2009.

DOLZ-MESTRE, J.; GAGNON, R. (Ed). Former à enseigner la production écrite: acquisition et transmission des savoirs. Villeneuve d’Asq, Presses Universitaires du Septentrion, 2018.

DOLZ-MESTRE, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. (Ed.). S'exprimer en français: séquences didactiques pour l'oral et pour l'écrit. Bruxelles: De Boeck, 2001.

EMIG, J. Writing as a model of learning. College Composition and Communication, v. 28, n. 2, p. 122-128, 1977.

GONÇALVES, M.; JORGE, N. Literacia científica na escola. Lisboa: Nova FCSH-CLUNL, 2018.

GRAÇA, L.; PEREIRA, L. Á. Escribir en diferentes áreas del curriculum: el caso de la «respuesta fundamentada», en clase de ciencias. CONGRESO DE DIFUSIÓN APRENDIZAJE INTEGRADO DE LA(S) LENGUAS(S) Y LOS CONTENIDOS: APROXIMACIÓN FUNCIONAL A LA LECTURA Y A LA ESCRITURA, 2013, Madrid. Caderno de resumos [...] Madrid: 2013. p. 37. Disponível em: https://issuu.com/telcon2013/docs/telcon2013_abstract_book 13 abstract book by Telcon2013 - Issuu. Acesso em: 13 jun. 2020.

GRAÇA, L. O papel das ferramentas didáticas nas práticas docentes de escrita. Tese (Doutorado em Didática) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2010.

GRAÇA, L.; PEREIRA, L. Á.; DOLZ, J. Resistências e obstáculos na formação contínua de professores: um estudo de caso sobre o ensino da escrita em diferentes disciplinas. Estudos Linguísticos/Linguistics Studies, v. 10, p. 263-282, 2015. Disponível em: https://clunl.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/sites/12/2017/09/263_282.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Savoir em (trans)formation. Au coer des professions de l’enseignement et de la formation. In: HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. (Ed.). Savoir en (trans)formation. Paris: Bibliothèque Nacionale, 2009. p. 7-40.

MARTINS, G. (Coord.). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: ME-DGE, 2017.

NONNON, E.; DOLZ, J. La notion de progression dans la pratique et la réflexion sur la langue de l'école au collège. Repères, v. 41, 2010.

PEREIRA, L. Á. A produção de textos na escola – um percurso para uma didática (da literacia) da escrita. In: MARTINS, I. P. (Org.). Percursos de investigação em educação no CIDTFF: um itinerário pelas lições de agregação. Aveiro: UA Editora, 2019. p. 795-839.

PEREIRA, L. Á.; CARDOSO, I. A sequência de ensino como dispositivo didático para a aprendizagem da escrita num contexto de formação de professores. In: PEREIRA, L.; CARDOSO, I. (Ed.) Reflexão sobre a escrita: o ensino de diferentes gêneros de textos. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Ed.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

VIEGAS, F.; NUNES, F. Literacia científica e transversalidade da língua portuguesa. In: GONÇALVES, M.; JORGE, N. Literacia científica na escola. Lisboa: Nova FCSH-CLUNL, 2018, p. 7-13.

VOLLMER, H. J. Langue(s) des autres disciplines. 2009. Disponível em: www.coe.int/t/dg4/linguistic/Source/LE.../LangInOtherSubjects_fr.doc. Acesso em: 13 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Graça, L. (2021). O ensino da escrita nas disciplinas Estudo do Meio e Ciências da Natureza, no Ensino Básico: o caso da resposta fundamentada. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 20(2), AG1. https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.33430

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.