Resenha crítica do material didático gente: considerações sobre o ensino de espanhol para brasileiros em contexto universitário
Mots-clés :
ensino de espanhol, material didático, espanhol para brasileirosRésumé
Com o aumento das relações do Brasil com os países vizinhos por meio do MERCOSUL, cresceu a busca pelo espanhol, ou seja, pelo conhecimento da língua e das culturas desses países. Com esse quadro, as universidades públicas e privadas oferecem o estudo da língua espanhola em alguns de seus cursos, talvez naqueles que possam estar ligados à s relações internacionais. Assim, com esta situação, é possível observar que escolas, professores e pesquisadores estão em busca de um material didático com metodologias eficazes. Em seguida, o objetivo deste texto é tecer alguns comentários críticos em relação ao material didático GENTE para o ensino do espanhol como língua estrangeira em um contexto universitário particular, real e específico. Os contatos que tivemos com a universidade investigada, com os alunos, com a professora e com o livro didático (a parte do material didático mais utilizado em sala de aula) forneceram descrições mais detalhadas desse cenário. Observamos que neste material ainda existem alguns vestígios de ensino por gramática estrutural, embora eu o classifique como "o material que apresenta a última e mais avançada fase da abordagem comunicativa".
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.