O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos

Autores

  • André Gonçalves Ramos Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Tereza Nunes Marchesan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v12i2.1310

Palavras-chave:

Português para fins específicos;, Livro didático;, Interação

Resumo

O ensino de português como língua estrangeira (PLE) para fins específicos é um campo ainda pouco explorado na área da Linguística Aplicada, apesar de um grande interesse pela investigação do processo de ensino-aprendizagem em contextos específicos. Considerando essa lacuna, este trabalho tem como objetivo contribuir para a identificação da dimensão adquirida pela área de PLE para fins específicos no Brasil Buscamos, com isso, encontrar uma relação entre a falta de materiais didáticos e o incipiente desenvolvimento da pesquisa nesse âmbito. Para tanto, destacamos a questão da interação entre aluno e material didático e sua importância para a construção do processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Em seguida, traçamos um histórico sobre a produção de livros didáticos de PLE para fins gerais e para fins específicos. Concluímos apresentando um retrato atual da pesquisa na área de PLE para fins específicos e sua relação com a falta de livros didáticos nessa área.

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Biografia do Autor

André Gonçalves Ramos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Letras - Hab. Espanhol e Literaturas da Língua Espanhola pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrando na área de Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Bolsista CAPES; CNPq. Participa como pesquisador no Projeto de Ensino de Língua Portuguesa Instrumental para Agentes do Governo Uruguaio - Polícia Penitenciária. Atua no Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais da Universidade Federal de Santa Maria - CEPESLI/UFSM. Professor de Língua Espanhola da Esc Est Ed Bas Prof. Margarida Lopes/Santa Maria-RS. Atualmente é bolsista do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP/CAPES/UFSC), atuando como Articulador Pedagógico de Língua Portuguesa.

Maria Tereza Nunes Marchesan, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); Pós-doutorado na Texas A&M University (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação e desenvolve pesquisa nas áreas de formação de professores, material didático, ensino aprendizagem de LE e avaliação da aprendizagem.

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Publicado

2014-12-18

Como Citar

Gonçalves Ramos, A., & Marchesan, M. T. N. (2014). O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 12(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v12i2.1310

Edição

Seção

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