Ensino de espanhol sob o viés de língua como recurso econômico: a representação cultural hispânica na coleção Aula Internacional – Nueva Edición

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.46386

Palavras-chave:

ensino de espanhol, livro didático, políticas linguísticas

Resumo

O lugar de protagonismo comumente ocupado pela Espanha nos textos e atividades de livros didáticos de espanhol como língua adicional impacta não apenas no sentido numérico-quantitativo, mas também pelo seu modo de representação sociocultural. Essa centralização eurocêntrica acentua-se ainda mais quando analisamos livros produzidos por editoras espanholas. Nesse sentido, objetivamos, neste artigo, discutir sobre a representação da cultura hispânica, em especial a espanhola, em livros didáticos (LDs) de espanhol de circulação global. Para tanto, analisaremos, quantitativo e qualitativamente, a coleção Aula Internacional – Nueva Edición (CORPAS; GARCÍA; GARMENDIA; 2013; CORPAS; GARMENDIA; SORIANO, 2013; CORPAS; GARMENDIA; SORIANO, 2014; CORPAS et al., 2014a; CORPAS et al., 2014b), da editora Difusión. Como referenciais teóricos, nos baseamos nos conceitos de poder e regimes de verdade (FOUCAULT, 1979) e no viés de “espanhol como recurso econômico”, como parte de uma política de expansão linguística (LAGARES, 2018; DEL VALLE, 2007). A análise aponta para uma abordagem cultural pautada na mercantilização do ensino da língua em prol do interesse espanhol, contribuindo para a manutenção da sua soberania. Urge-nos, portanto, desenvolver uma prática educacional que busque o rompimento dessa lógica hegemônica, de modo que a América Latina deixe de ocupar um lugar de marginalização nesses materiais didáticos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Iris Trindade Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol pelo PROPGPEC/Colégio Pedro II. Possui experiência em ensino de espanhol e de português como língua adicional. Atualmente, é mestranda (bolsista CAPES) em Letras Neolatinas pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ e desenvolve pesquisa dentro dos temas: variação linguística, material didático e ensino de espanhol para brasileiros.

Ana Beatriz Simões da Matta, Colégio Pedro II

Possui bacharelado e licenciatura em Letras Português-Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Mestre em Linguística pela UERJ e possui pós-graduação Latu Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo CEFET- RJ e doutoranda em Letras Neolatinas pela UFRJ. Tem interesse em pesquisas sobre tecnologias digitais e escolarização doméstica , além de leitura e produção textual em Língua Portuguesa. Atualmente, é Professora efetiva de Língua Espanhola do Colégio Pedro II.

Referências

BOHN, H. I. Os aspectos “políticos” de uma política de ensino de línguas e literaturas estrangeiras. Linguagem & Ensino, v. 3, n. 1, p. 117-138, 2000.

BRASIL. Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 8 ago. 2015.

CASSIANO, C. C. F. O mercado do livro didático no Brasil do século XXI: a entrada do capital espanhol na educação nacional. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.

CORPAS, J.; GARCÍA, E.; GARMENDIA, A. Aula internacional 1 – curso de español nueva edición. Barcelona: Difusión, 2013.

CORPAS, J.; GARMENDIA, A.; SORIANO, C. Aula internacional 2 – curso de español nueva edición. Barcelona: Difusión, 2013.

CORPAS, J.; GARMENDIA, A., SORIANO, C. Aula internacional 3 – curso de español nueva edición. Barcelona: Difusión, 2014.

CORPAS, J. et al. Aula internacional 4 – curso de español nueva edición. Barcelona: Difusión, 2014a.

CORPAS, J. et al. Aula internacional 5 – curso de español nueva edición. Barcelona: Difusión, 2014b.

DEL VALLE, J. La lengua, patria común: la hispanofonía y el nacionalismo panhispánico. In: _____. (Org.). La lengua, ¿patria común?: ideas e ideologías del español. Madrid: /Frankfurt: Iberoamericana/Vervuet, 2007. p. 31-56.

DUBOC, A. P. Letramento crítico nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (Org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes, 2014. p. 195-207.

ERES FERNÁNDEZ, I. G. M. La producción de materiales didácticos de español lengua extranjera en Brasil. In: Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos, Suplemento El hispanismo en Brasil, p. 59-80, 2000.

FABRICIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de “desaprendizagem”: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 45-65.

FREIRE, P. (1968). Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

LAGARES, X. C. Língua, Estado, mercado. In: ______. Qual política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos. São Paulo: Parábola, 2018. p. 49-119.

LAURIA, D. Avances en el estudio de los instrumentos lingüísticos actuales de la lengua española: los dispositivos normativos híbridos y express. Circula, n. 6, p. 90-113, 2017.

MARTÍNEZ BONAFÉ, J. El libro de texto como estrategia discursiva. In: ______. Políticas del libro de texto escolar. Madrid: Morata, 2002. p.15-34.

PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84.

PICANÇO, D. C. L. Perspectivas contemporâneas de pesquisa em linguagem: processos de subjetivação, ideologias e instrumentos linguísticos. In: GONÇALVES, J. C.; CAMARGO GARANHANI, M.; GONÇALVES, M. B. (Org.). Linguagem, corpo e estética na educação. São Paulo: Hucitec, 2020. p. 109-124.

PICANÇO, D. C. L. Diversidade linguística e cultural nos livros didáticos. In: SILVA JUNIOR, A. F. (Org.). Conversas sobre ensino de línguas durante a pandemia. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 203-219.

URLA, J. Una crítica generativa de la gubernamentalidad lingüística. Anuario de Glotopolítica, p. 15-51, Oct. 2021.

VEIGA-NETO, A. Foucault & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. (Coleção Pensadores & Educação).

ZOLIN-VESZ, F. O livro didático de Espanhol para além do paradigma monolíngue. In: BARROS, C. S.; MARINS-COSTA, E. G.; FREITAS, L. M. A. (Org.). O livro didático de espanhol na escola brasileira. Campinas, SP: Pontes, 2018. p. 241-248.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Ferreira, R. I. T., & Matta, A. B. S. da. (2023). Ensino de espanhol sob o viés de língua como recurso econômico: a representação cultural hispânica na coleção Aula Internacional – Nueva Edición. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 22(1), AG3. https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.46386

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.