O eu e a nova língua: identidades e ensino/aprendizagem de língua estrangeira

Autores/as

  • Letícia Coroa do Couto Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v10i1.971

Palabras clave:

Ensino/aprendizagem de LE;, Identidades;, Construção identitária

Resumen

O modo como os alunos se posicionam diante da aprendizagem de uma LE pode exercer uma grande influência em seu processo de aquisição. As identidades determinam como a relação de professores e alunos com o mundo é construída no tempo e no espaço (NORTON, 2000), de forma que permeiam todo o processo de ensino/aprendizagem. As identidades têm também estreita relação com o contexto, sendo socialmente construídas, influenciando as ações e interações e sendo por elas influenciadas (HALL, 2000; MOITA LOPES, 2003; NORTON, 2000; SILVA, 2000; WOODWARD, 2000). O objetivo deste trabalho é sensibilizar os agentes do processo de ensino/aprendizagem de LE para a importância da questão das identidades nesse processo. Dessa maneira, novas pesquisas podem ser realizadas para que possamos conhecer mais sobre essa complexa teia de relações e (re)construções identitárias que pode influenciar o ensino/aprendizagem de LE e, assim, propor melhorias nesse processo.

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Publicado

2012-01-17

Cómo citar

Couto, L. C. do. (2012). O eu e a nova língua: identidades e ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 10(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v10i1.971

Número

Sección

Artigos