O processo de inclusão de DAS em contexto bilíngue ”“ Português/LIBRAS com a intermediação de intérpretes:

um olhar discursivo

Autores/as

  • Denise Gomes Leal da Cruz Pacheco Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Análise do discurso, Português Segunda Língua, intérprete em LIBRAS, ensino, educação inclusiva

Resumen

Segundo a legislação brasileira vigente, é compromisso de todos os segmentos educacionais desenvolver políticas de inclusão. O presente artigo analisa a inclusão de portadores de necessidades especiais auditivas (Das) 3 implementada na última década no Brasil, especialmente no segmento da educação fundamental. Com base em dados oficias do Ministério da Educação e Cultura (MEC), de sua Secretaria de Educação Especial (SEESP), do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS) é feita uma reflexão sobre a urgência do desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares como forma de subsidiar teórica e pragmaticamente a implementação de opções pedagógicas que efetivamente ensejem o processo de inclusão educativa dos Das, através da intermediação de intérpretes em LIBRAS.

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Publicado

2005-12-01

Cómo citar

Pacheco, D. G. L. da C. (2005). O processo de inclusão de DAS em contexto bilíngue ”“ Português/LIBRAS com a intermediação de intérpretes:: um olhar discursivo. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 4(2), 35–50. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/30067

Número

Sección

Artigos

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