Contribuições da formação colaborativa para o ensino da leitura junto ao aluno com transtornos funcionais específicos

Autores/as

  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO
  • Maria Andreia Batista Blum Secretaria do Estado da Educação do Paraná.
  • Elsa Midori Shimazaki Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.26857

Palabras clave:

Leitura, Pesquisa colaborativa, Formação continuada, Transtornos Funcionais Específicos

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma formação continuada colaborativa voltada ao ensino da leitura ao aluno com Transtornos Funcionais Específicos (TFE). A pesquisa fundamentou-se nos pressupostos da teoria histórico-cultural no que concerne à aprendizagem e nas orientações metodológicas da pesquisa colaborativa, envolvendo uma das pesquisadoras e uma professora de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, classe na qual se encontrava matriculado um aluno com TFE. Os resultados demonstraram que o trabalho colaborativo junto ao professor contribuiu para o atendimento ao aluno com TFE. Com ações pedagógicas planejadas e sistematizadas, o professor atuou na zona de desenvolvimento proximal dos alunos e consolidou-a. Dessa forma, a pesquisa mostra a necessidade de desafiar o aluno para além de seu nível de desenvolvimento real com a proposição de situações desencadeadoras do nível de desenvolvimento potencial.

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Biografía del autor/a

Maria Andreia Batista Blum, Secretaria do Estado da Educação do Paraná.

Mestre em Letras.

Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2019-12-31

Cómo citar

Angelo, C. M. P., Blum, M. A. B., & Shimazaki, E. M. (2019). Contribuições da formação colaborativa para o ensino da leitura junto ao aluno com transtornos funcionais específicos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 18(2), 41–62. https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.26857

Número

Sección

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