Legendagem de campanhas políticas e de propagandas de anúncios publicitários televisivos brasileiros: uma pesquisa de recepção

Autores

  • Vera Lúcia Santiago Araújo UECE
  • Silvia Malena Modesto Monteiro UECE
  • Patrícia Araújo Vieira UFC

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1236

Palavras-chave:

Legendagem;, Surdo;, Campanha política;, Propaganda;, Libras

Resumo

Esta pesquisa piloto de recepção discute a questão da legendagem de campanhas políticas e de propagandas de anúncios publicitários na televisão brasileira sob a ótica de informantes surdos da cidade de Fortaleza. A problemática da pesquisa é: qual a visão dos surdos na cidade de Fortaleza quanto à legendagem de campanhas políticas e de propagandas de anúncios publicitários na TV, atualmente? A pesquisa pode ser definida como exploratória e qualitativa, baseada na análise e na interpretação de fatos por meio de observação, questionários e relatos, tendo seus dados analisados indutivamente. Os participantes são duas informantes surdas, ambas professoras, uma universitária e a outra de uma escola pública de surdos. Por meio de relatos retrospectivos filmados elas apresentaram sua visão acerca das referidas legendagens oferecidas pela televisão brasileira atualmente. Segundo elas, as legendas e a janela de Libras são importantes para os surdos terem acesso à informação, mas essas técnicas ainda não traduzem suficientemente as informações auditivas e visuais das programações. Dentre os problemas detectados estão: cor da fonte; legendas closed caption consideradas longas e rápidas; e poluição visual na tela. As informantes também se mostram insatisfeitas com as legendas pop-on roll-up, em geral utilizadas na TV, afirmando que precisam ser melhoradas. 

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Santiago Araújo, UECE

Professora do Curso de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará

Silvia Malena Modesto Monteiro, UECE

Professora do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará - Língua Inglesa e Tradução

Departamento de Letras Estrangeiras

Aluna de doutorado do Curso de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará

Patrícia Araújo Vieira, UFC

Professora do Curso de Letras-LIBRAS da Universidade Federal do Ceará

Aluna de doutorado do Curso de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

2014-06-19

Como Citar

Araújo, V. L. S., Monteiro, S. M. M., & Vieira, P. A. (2014). Legendagem de campanhas políticas e de propagandas de anúncios publicitários televisivos brasileiros: uma pesquisa de recepção. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 12(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1236

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