A educação de professores de línguas em CALL: histórico e perspectivas

Autores/as

  • Ana Cristina Biondo Salomão UNESP - São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1141

Palabras clave:

Formação de professores de línguas;, Tecnologias da Informação e Comunicação;, Aprendizagem de línguas mediada por computador;, TIC;, Tecnologia

Resumen

Nos últimos anos, as novas tecnologias têm mudado o modo como nos relacionamos com a informação e nos comunicamos com as pessoas, o que trouxe impactos para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e, consequentemente, para a área de formação de professores de línguas. A sigla CALL (Computer Assisted Language Learning) tem sido usada para designar os processos de ensino e aprendizagem de línguas com a utilização de computadores, e o termo educação de professores em CALL para nomear a formação de professores para e com o uso das novas tecnologias, uma vez que vários autores indicam a interdependência entre ambos os processos. Pretendemos, neste artigo, apresentar um panorama da literatura da área da educação de professores de línguas em CALL na atualidade e discutir questões relacionadas ao uso de novas tecnologias no que tange à integração, à formação e aos novos papéis funcionais e institucionais dela advindos. Apresentaremos, ainda, duas propostas de formação de professores com o uso de tecnologias em fase de implementação e pesquisa no Brasil. Acreditamos que elas contam com elementos essenciais para o desenvolvimento de professores para e com o uso das novas tecnologias nos dias atuais.

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Biografía del autor/a

Ana Cristina Biondo Salomão, UNESP - São José do Rio Preto

Doutoranda em Estudos Linguísticos na UNESP - São José do Rio Preto e bolsista FAPESP (proc. 2009/15.071-5)

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Publicado

2013-01-22

Cómo citar

Salomão, A. C. B. (2013). A educação de professores de línguas em CALL: histórico e perspectivas. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 11(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1141