Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores

Autores

  • Angélica Ilha Gonçalves Universidade Federal de Santa Maria
  • Giliane Bernardi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1154

Palavras-chave:

Moodle;, Espanhol/LE;, Professor;, Ensino e aprendizagem de línguas;, Cultura;, EaD;, TIC;, Tecnologia

Resumo

A Educação a Distância online tem possibilitado a oferta de inúmeros cursos de graduação inclusive de licenciaturas em língua estrangeira em todo o país. Quando se aborda um curso superior para a formação de professores habilitados para trabalharem com outro idioma, é necessário, além de uma equipe qualificada, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que garanta o desenvolvimento de quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão auditiva e fala. Esse é o caso dos cursos de Letras Espanhol, oferecidos por universidades públicas brasileiras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao considerar a importância de um AVA para a aprendizagem de outro idioma, neste trabalho, buscou-se refletir sobre as percepções que os professores de disciplinas de língua espanhola de um curso de graduação em Letras Espanhol e Literaturas/EaD possuem sobre o Moodle, AVA utilizado para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do espanhol. Para tanto, foi realizado um estudo sobre o Moodle e as ferramentas disponibilizadas neste ambiente, analisando-se quais são as reais possibilidades de trabalho que este AVA fornece e, por meio de questionários, foi possível compreender qual a visão que os professores de espanhol apresentam sobre esse ambiente para a aprendizagem do referido idioma.

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Biografia do Autor

Angélica Ilha Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas, pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). É especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira, pelo Grupo Educacional Uninter e especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, conceito 5.

Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, engenharia de software orientada a agentes, jogos de empresa e tecnologias educacionais.

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Publicado

2013-01-23

Como Citar

Gonçalves, A. I., & Bernardi, G. (2013). Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 11(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1154