Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1154Palavras-chave:
Moodle;, Espanhol/LE;, Professor;, Ensino e aprendizagem de línguas;, Cultura;, EaD;, TIC;, TecnologiaResumo
A Educação a Distância online tem possibilitado a oferta de inúmeros cursos de graduação inclusive de licenciaturas em língua estrangeira em todo o país. Quando se aborda um curso superior para a formação de professores habilitados para trabalharem com outro idioma, é necessário, além de uma equipe qualificada, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que garanta o desenvolvimento de quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão auditiva e fala. Esse é o caso dos cursos de Letras Espanhol, oferecidos por universidades públicas brasileiras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao considerar a importância de um AVA para a aprendizagem de outro idioma, neste trabalho, buscou-se refletir sobre as percepções que os professores de disciplinas de língua espanhola de um curso de graduação em Letras Espanhol e Literaturas/EaD possuem sobre o Moodle, AVA utilizado para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do espanhol. Para tanto, foi realizado um estudo sobre o Moodle e as ferramentas disponibilizadas neste ambiente, analisando-se quais são as reais possibilidades de trabalho que este AVA fornece e, por meio de questionários, foi possível compreender qual a visão que os professores de espanhol apresentam sobre esse ambiente para a aprendizagem do referido idioma.
Downloads
Referências
ABEGG, Ilse. Atividades a distância mediadas pelo Moodle. In: COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (Org.). Pesquisa, desenvolvimento e capacitação: recursos educacionais, tecnologias educacionais e atividades a distância. Santa Maria: CEAD, 2011, p. 40-48. Disponível em: <http://cead.ufsm.br/moodle/file.php/1/Suporte/md2011.pdf>. Acesso em: 10 mai.2011.
ARAÚJO JÚNIOR, Carlos Fernando; MARQUESI, Sueli Cristina. Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. In:LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos M.(Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 4.ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
BERNARDI, Giliane; CORDENONSI, Andre Z.Tecnologia educacional plataforma virtual de ensino-aprendizagem (Moodle). In: COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (Org.). Pesquisa, desenvolvimento e capacitação: recursos educacionais, tecnologias educacionais e atividades a distância. Santa Maria: CEAD, 2011, p. 13-20. Disponível em: <http://cead.ufsm.br/moodle/file.php/1/Suporte/md2011.pdf>. Acesso em:10 mai.2011.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN,Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: _____. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens.Porto Alegre: Artmed, 2006.
ETIC. Tutorialdo moodle: versão doprofessor.Santa Maria: ETIC, 2011.Disponível em: <http://cead.ufsm.br/tutorial/>. Acesso em: 26 mai.2011.
FUILLERAT, José Manuel L.Moodle: manual de referencia para el profesorado. 2009, 412 p.Disponível em: <http://www.calameo.com/read/0003626767d105d827316>. Acesso em: 02 ago. 2011.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos.7. 3d. São Paulo: Atlas, 2009.
MALLMANN, Elena Maria; TOLENTINO NETO, Luiz C.B.Recursos educacionais para EaD. In: COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (org.). Pesquisa, desenvolvimento e capacitação: recursos educacionais,tecnologias educacionais e atividades a distância.Santa Maria: CEAD, 2011, p. 21-39. Disponível em: <http://cead.ufsm.br/moodle/file.php/1/Suporte/md2011.pdf>. Acesso em:10 mai.2011.
MOODLE. Manuales de Moodle.Disponível em: <http://moodle.org/>. Acesso em: 02 ago. 2011.
NUNES, Elton Luiz V.La pedagogía de Internet: una perspectiva en la enseñanza a distancia de lenguas extranjeras.2002. Disponível em:<http://www.um.es/tonosdigital/znum3/pdfs/estudiospedagogiainternet.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2011.
NUNES, Elton Luiz V.; FONTANA, Marcus Vinicius L.A interação oral em ambiente virtual de aprendizagem em curso de espanhol na modalidade a distância.2009. Disponível em:<http://www.conahpa.org/wp-content/themes/Conahpa/papers/final147.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2011.
PINHEIRO, Luciana B.La preparación docente para la enseñanza de idiomas en ambiente virtual.In: Seminário Redestrado:Nuevas regulaciones en América Latina, 7., 2008. Minas Gerais. Anais eletrônicos...Minas Gerais: FAE, 2008. Apresentação de trabalho. Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdrom_seminario_2008/textos/trabajos/LA%20PREPARACI%C3%93N%20DOCENTE%20PARA%20LA%20ENSE%C3%91ANZA%20DE%20IDIOMAS%20EN%20AMBIENTE%20VIRTUAL.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2011.
RAPAPORT, Ruth. Comunicação e tecnologias no ensino de línguas. Curitiba: Ibpex, 2008.
TORRES, AlfonsoH.Los foros como herramienta didáctica en la enseñanza de ELE. 2007. Biblioteca Civele. Disponível em: <http://civele.org/biblioteca/index.php?option=com_content&view=article&id=111:hernandez-a---los-foros-como-herramienta-didactica-en-la-ensenanza-de-ele&catid=26:articulos>. Acesso em: 15 mar. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.