The reflections of the teacher as an agent of literacy in the writing of the genre diary
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.25160Keywords:
Literacy agent, Teacher training, Journal genreAbstract
In this article, we discuss how a teacher analyzes her pedagogical practice in notes in the journal discursive genre. These are results obtained in doctoral research, developed in literacy practices of a Federal Institute. Literacy studies combined with Bakhtin Circle approaches are the theoretical bases for the analysis. The data indicate that the teacher's self-reflections as a literacy agent enabled a greater understanding of her practice and, therefore, motivated changes in her teacher training, problematizing issues in the classroom and building, together with the students, possible alternatives for evidenced difficulties
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______/VOLOCHINOV, Valentín Nikoláievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, [1929], 2006.
BUNZEN, Clécio. Os significados do letramento escolar como uma prática sociocultural. In: VÓVIO, Claudia; SITO, Luanda; GRANDE, Paula. (Orgs.) Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 99-120.
CUNHA, Rosana. O jornal escolar sob a ótica do ensino de gênero e da formação continuada do professor. In: VÓVIO, Claudia; SITO, Luanda; GRANDE, Paula. (Orgs.) Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 141- 162.
FIAD, Raquel. Reescrita, dialogismo e etnografia. Linguagem em (Dis)curso, v. 13, p. 463-480, 2013.
KLEIMAN. Ângela. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves; BOCH, Françoise. (Orgs.) Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, Mercado de Letras, 2006. p. 75-91.
_______. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, v. 32, n. 53, p. 1-25, 2007.
_______. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: _______ (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 1. ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, [1995] 2008a. p. 15-61.
________. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso, v. 8, n. 3, p. 487-517, 2008b.
________. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, v. 9, n. 2, p. 72-91, 2014.
LILLIS, Theresa. Student writing as 'academic literacies': drawing on Bakhtin to move from critique to design. Language and Education, v. 17, n. 3, p. 192-207, 2003.
SANTOS, Lúcia de Fátima. Produção de textos na universidade: em busca de atitudes ativas e táticas. 2007. 250 f. Tese (Doutorado em Linguística) ”“ Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
_________. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI. Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI. Dario; PEREIRA. Elisabete M. (Orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, Mercado de Letras, 1998. p. 207-236.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.