As reflexões do professor como agente de letramento na escrita do gênero diário
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.25160Palabras clave:
Agente de letramento, Formação docente, Gênero diárioResumen
Neste artigo temos como objetivo discutir como uma professora analisa sua prática pedagógica em anotações do gênero discursivo diário. Trata-se de resultados obtidos em uma pesquisa de doutorado, desenvolvida em práticas de letramento de um Instituto Federal. A análise fundamenta-se em estudos do Letramento conjugados com abordagens do Círculo de Bakhtin. Os dados indicam que as autorreflexões da professora como agente de letramento possibilitaram uma maior compreensão sobre sua própria prática e, por conseguinte, motivaram alterações em sua formação docente, problematizando questões do cotidiano da sala de aula e construindo, conjuntamente com os alunos, alternativas possíveis para dificuldades evidenciadas.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______/VOLOCHINOV, Valentín Nikoláievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, [1929], 2006.
BUNZEN, Clécio. Os significados do letramento escolar como uma prática sociocultural. In: VÓVIO, Claudia; SITO, Luanda; GRANDE, Paula. (Orgs.) Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 99-120.
CUNHA, Rosana. O jornal escolar sob a ótica do ensino de gênero e da formação continuada do professor. In: VÓVIO, Claudia; SITO, Luanda; GRANDE, Paula. (Orgs.) Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 141- 162.
FIAD, Raquel. Reescrita, dialogismo e etnografia. Linguagem em (Dis)curso, v. 13, p. 463-480, 2013.
KLEIMAN. Ângela. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves; BOCH, Françoise. (Orgs.) Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, Mercado de Letras, 2006. p. 75-91.
_______. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, v. 32, n. 53, p. 1-25, 2007.
_______. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: _______ (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 1. ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, [1995] 2008a. p. 15-61.
________. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso, v. 8, n. 3, p. 487-517, 2008b.
________. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, v. 9, n. 2, p. 72-91, 2014.
LILLIS, Theresa. Student writing as 'academic literacies': drawing on Bakhtin to move from critique to design. Language and Education, v. 17, n. 3, p. 192-207, 2003.
SANTOS, Lúcia de Fátima. Produção de textos na universidade: em busca de atitudes ativas e táticas. 2007. 250 f. Tese (Doutorado em Linguística) ”“ Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
_________. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI. Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI. Dario; PEREIRA. Elisabete M. (Orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, Mercado de Letras, 1998. p. 207-236.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.