As reflexões do professor como agente de letramento na escrita do gênero diário
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.25160Palabras clave:
Agente de letramento, Formação docente, Gênero diárioResumen
Neste artigo temos como objetivo discutir como uma professora analisa sua prática pedagógica em anotações do gênero discursivo diário. Trata-se de resultados obtidos em uma pesquisa de doutorado, desenvolvida em práticas de letramento de um Instituto Federal. A análise fundamenta-se em estudos do Letramento conjugados com abordagens do Círculo de Bakhtin. Os dados indicam que as autorreflexões da professora como agente de letramento possibilitaram uma maior compreensão sobre sua própria prática e, por conseguinte, motivaram alterações em sua formação docente, problematizando questões do cotidiano da sala de aula e construindo, conjuntamente com os alunos, alternativas possíveis para dificuldades evidenciadas.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______/VOLOCHINOV, Valentín Nikoláievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, [1929], 2006.
BUNZEN, Clécio. Os significados do letramento escolar como uma prática sociocultural. In: VÓVIO, Claudia; SITO, Luanda; GRANDE, Paula. (Orgs.) Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 99-120.
CUNHA, Rosana. O jornal escolar sob a ótica do ensino de gênero e da formação continuada do professor. In: VÓVIO, Claudia; SITO, Luanda; GRANDE, Paula. (Orgs.) Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 141- 162.
FIAD, Raquel. Reescrita, dialogismo e etnografia. Linguagem em (Dis)curso, v. 13, p. 463-480, 2013.
KLEIMAN. Ângela. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves; BOCH, Françoise. (Orgs.) Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, Mercado de Letras, 2006. p. 75-91.
_______. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, v. 32, n. 53, p. 1-25, 2007.
_______. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: _______ (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 1. ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, [1995] 2008a. p. 15-61.
________. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso, v. 8, n. 3, p. 487-517, 2008b.
________. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, v. 9, n. 2, p. 72-91, 2014.
LILLIS, Theresa. Student writing as 'academic literacies': drawing on Bakhtin to move from critique to design. Language and Education, v. 17, n. 3, p. 192-207, 2003.
SANTOS, Lúcia de Fátima. Produção de textos na universidade: em busca de atitudes ativas e táticas. 2007. 250 f. Tese (Doutorado em Linguística) ”“ Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
_________. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI. Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI. Dario; PEREIRA. Elisabete M. (Orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, Mercado de Letras, 1998. p. 207-236.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los artículos publicados por la Revista Horizontes de Linguística Aplicada están licenciados bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.
Al publicar en Horizontes de Linguística Aplicada, los autores aceptan la transferencia de los derechos de autor patrimoniales a la revista. Los autores mantienen sus derechos morales, incluido el reconocimiento de la autoría.
Autores y lectores son libres de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales .
- SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
