Busuu e Babbel: reflexões acerca do potencial de contribuição de aplicativos para o processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1415Keywords:
Inglês;, Ensino-aprendizagem;, Tecnologias educacionaisAbstract
Resumo
Neste estudo bibliográfico documental propomos uma discussão sobre as possibilidades de uso de softwares educacionais, mais especificamente Busuu e Babbel, na aprendizagem de inglês como língua estrangeira (LE). Após apresentação do referencial teórico sobre ensino de línguas e tecnologias analisamos esses dois aplicativos sob as perspectivas de como eles se adéquam aos métodos de ensino de LE e do potencial de promoção de input que oferecem como recursos tecnológicos. Em última instância, buscamos perceber e evidenciar como em contextos virtuais de ensino de línguas a comunicação e a colaboração podem fazer com que os aprendizes desempenhem papéis de reciprocidade no processo de aprendizagem. Com base nas análises tecidas, observa-se que os aplicativos ora verificados são capazes de proporcionar atividades interativas e interacionais com potencial favorecedor da aprendizagem. Tendo como pressuposto que trabalhar a multimídia e as TDIC implica novos multidesafios que não podem ser desvinculados da discussão do aprendizado de línguas mediado pelas tecnologias digitais, apresentamos o artigo na intenção de colaborar com a pesquisa sobre utilização de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem de inglês como LE.
Palavras-chave: Inglês. Ensino-aprendizagem. Tecnologias educacionais.
Abstract
In this documentary study, we propose a discussion about the possibilities of using educational softwares, specifically Busuu and Babbel in learning English as a foreign language (EFL). After presenting the theoretical framework for language teaching and digital technologies, we analyze these two mediating digital tools from the perspectives of how they fit to FL teaching methods and their potential to promote input as technological teaching resources. Finally, we seek to understand and show how virtual contexts of language teaching, communication and collaboration can cause learners to play reciprocal roles in the learning process. After triangulating data we observe that the above-mentioned applications are able to provide interactive and interactional activities favoring potential learning. Departing from the assumption that working with multimedia resources and the information and communication digital technologies (ICDT) together implies new and multiple challenges that cannot be disconnected from the discussion of language learning, mediated by digital technologies, we present this article aiming to collaborate with the research on the use of technological resources in the EFL learning process.
Keywords: English. Learning & teaching. Educational technologies.
Downloads
References
BEHRENS, Maria A. Formação continuada e prática pedagógica.Curitiba: Champagnat, 1996.
BROWN, Henry D. English language teaching in the “post method” era. In: RICHARDS, Jack C.; RENANDYA, Willys A. (Ed.) Methodology in language teaching:an anthology of current practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 9-18.
CASTRO, Carlos. H. S. de.Aplicativos gratuitos de ensino de inglês para android:breve relato de testes. In: CONGRESSO NACIONAL UNIVERSIDADE, EAD E SOFTWARE LIVRE, v. 1, n.3, 2012. Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte, 2012.p. 1-5.Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/2916/2875>. Acesso em: 1oset. 2014.
CHAPELLE, Carol. A.; HEGELHEIMER, Volker. The language teacher in the 21st century. In:CARL, Browne (Ed.).New perspectives on CALL for second language classrooms. Mahwah, NJ: Routledge, 2004.p. 299-316.
CHAVES, Gilda M. M. Interação on-line: análise de interações em salas de chat.In: PAIVA, Vera Lúcia M. O. (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. 2.ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.p.42-84.
FIGUEIREDO, Francisco J. Q.; SILVA, Suelene V.Interações telecolaborativas na aprendizagem de línguas estrangeiras: foco no uso dos recursos do aplicativo computacional Openmeetings.Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies,Florianópolis, n. 66, p. 133-172, jul. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p133>. Acesso em: 10 ago 2014.
JALIL, Samira. A.; PROCAILO, Leonilda. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras:perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método.In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE); III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA.Curitiba, 2009.Anais...Curitiba, 2009. p. 774-784. Disponível em:<http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/trabalhos_4.html>.Acesso em: 2 set. 2014.
JOHNSON, Karen. Trends in second language teacher education.In: BURNS, Anne; RICHARDS Jack C. (Ed.).The Cambridge guide tosecond language teacher education.Cambridge: Cambridge University Press, 2009.p. 20-29.
KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância.Campinas: Papirus, 2013.
_______. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013.
KUMARAVADIVELU, Bernard. Beyond methods. Yale:Yale University, 2003.
LAMB, Terry E.; SIMPSON, Mark. Escaping from the treadmill: practitioner research and professional autonomy. Language Learning, n.28, p.55-63, 2007.
LARSEN-FREEMAN, Diane.Techniques and principles in language teaching.New York: Oxford, 2000.
MARÇAL, JulianeC..Novas tecnologias da informação e da comunicação:novas estratégiasde ensino/aprendizagem.Perspect. Cienc. Inf., v. 5, n. 2, p. 267 -273, 2000. Disponível em:<http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/129/327.html>. Acesso em: 29 jun. 2014.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Summus, 2003.p. 175-182.
MEDEIROS, Josemir.A mídia na sala de aula: a postura do professor diante da inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas práticas escolares. 2011. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São João Del-Rei, Minas Gerais. São João Del Rei, 2011.
MELLO, Heloísa. A. B. de. O que está por trás da ação do professor na sala de aula. In: MELLO, Heloísa. A. B.;DALACORTE, Maria. Cristina. F. (Org.) A sala de aula de língua estrangeira.Goiânia: Ed. UFG, 2000.p. 11-38.
OLIVEIRA, Luciano A. Métodos de ensino de inglês: teorias, práticas, ideologias. 1.ed. São Paulo: Parábola, 2014.
OLIVEIRA, Eliane. C.. Navegar é preciso! O uso de recursos tecnológicos para um ensino-aprendizagem significativo de línguas estrangeiras. In: PEREIRA, Ariovaldo L.; GOTTHEIM, Liliana (Org.).Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira.Campinas: Mercado de Letras, 2013.p. 185-214.
PAIVA, Vera Lúcia M. O. A www e o ensino de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada,v. 1, n. 1, p.93-116, 2001.
_______. A formação do professor para uso da tecnologia. In: SILVA, Kleber A.; DANIEL, Fátima G.; KANEKO-MARQUES, Sandra M.; SALOMÃO, Ana C. B. (Org.) A formação de professores de línguas: novos olhares.v.2. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 209-230.
PRABHU,Nagore S. There is no best method ”“why?. TESOL Quarterly,v.24, n. 2,p. 161-176,1990.
SOUZA, Ricardo A. O discurso oral, o discurso escrito e o discurso eletrônico. In: PAIVA, Vera Lúcia M. O. (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual.2.ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.p. 16-41.
SIQUEIRA, Kárpio. M. Tecnologias educacionais e o ensino da língua inglesa: aproposta da formação de professores.Revista Desempenho, v. 11, n. 2, dez. 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/viewFile/16418/11698>. Acesso em: 13 set. 2013.
TAVARES. Maristela R. Exemplos de prática pedagógica em EAD. In: SHEPHERD, Tânia; SALIES, Tânia. (Orgs.). Linguística da internet. São Paulo: Contexto, 2013.p.230-243.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published by the Journal Horizontes de Linguística Aplicada are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
By publishing in Horizontes de Linguística Aplicada, authors agree to the transfer of economic copyright to the journal. Authors retain their moral rights, including the right to be recognized as the creators of the work.
Authors and readers are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format
Under the following terms:
- Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- NonCommercial — You may not use the material for commercial purposes .
- NoDerivatives — If you remix, transform, or build upon the material, you may not distribute the modified material.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
