Educação bilíngue: uma breve discussão

Autores

  • Heloísa Augusta Brito de Mello UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v9i1.818

Palavras-chave:

Educação bilíngue;, Ensino bilíngue;, Programas de imersão;, Programas de duas vias

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a educação bilíngue em termos de conceituação, orientação e tipologias, tendo em vista o fato de que nem sempre se tem clareza sobre o que é e o que se espera de um programa de ensino bilíngue. Revisitando os estudos da área, esperamos reunir subsídios para discutir o que significa educar por meio de duas línguas uma população de alunos linguística e culturalmente diversa. Desse modo, problematizamos questões relativas a políticas linguísticas e educacionais e a orientações ideológicas subjacentes aos diversos modelos e tipos de programas bem como características contextuais e estruturais que definem um programa de ensino como bilíngue ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKKARI, Abdeljalil. Historical context of bilingual education. BRJ, v. 22, n. 2/3/4, University of Fribourg, Switzerland, 1998. Disponível em: <http://brj.asu.edu/v22234/articles/art2.html> Acesso em: 22 set. 2001.

BAGNO, Marcos. Novela sociolinguística. São Paulo: Contexto, 1999.

BAKER, Collin. Introduction to bilingualism and bilingual education.Clevedon, England: Multilingual Matters, 1993.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Problemas de comunicação interdialetal. Tempo Brasileiro, v.78/79, p. 9-32, 1984.

BRAGGIO, Sílvia Lúcia B.Línguas indígenas brasileiras ameaçadas de extinção. Relatório de Pesquisa,1898/09 Capes, 2001.

CAVALCANTI, Marilda. Estudos sobre educação bilíngue e escolarização em contextos de minorias linguísticas no Brasil. D.E.L.T.A., v. 15, n. Especial, p. 385-417, 1999.

CUMMINS, Jim. Negotiating identities:education for empowerment in a diverse society. Ontário, CA: California Association for Bilingual Education, 1996.

______. The role of primary language development in promoting educational success for language minority students. In: CALIFORNIA STATE DEPARTMENT OF EDUCATION (Ed.). Schooling and language minority students: a theoretical framework. Los Angeles: California State University, Evaluation, Dissemination and Assessment Center, 1981.

FREEMAN, Rebeca. Bilingual education and social change. Clevedon, England: Multilingual Matters, 1998.

GENESEE, Fred. Learning through two languages. New York: Newbury House Publishers, 1987.

GROSJEAN, François. Life with two languages: an introduction to bilingualism. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1982.

HORNBERGER, NancyH. Teacher Quechua use in bilingual and non-bilingual classrooms of Puno, Peru. In: JACOBSON, Rodolfo; FALTIS, Christian. Language distribution issues in bilingual schooling. Clevedon, England: Multilingual Matters, 1990. p. 163-172.

___________. Extending enrichment bilingual education: revisiting typologies and redirecting policy. In: GARCIA, Ophelia.(Ed.). Bilingual education focus in honor of Joshua A. Fishman. v. 1. Philadelphia: John Benjamins, 1991,p. 215-234.

KRASHEN, StephenD. Second language acquisition and second language learning. Oxford: Pergamon Press, 1981.

______. The input hypothesis: issues and implications. Harlow: Longman, 1985.

LAMBERT, Wallace. E. The effects of bilingual and bicultural experiences on children’s attitudes and social perspectives. In: HOMEL, Peter; PALIJ, Michael; AARONSON, Doris. (Eds.). Childhood bilingualism: aspects of linguistic, cognitive, and social development. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1987,p. 197-221.

OLIVEIRA, João F.; LIBÂNEO, JoséCarlos. A educação escolar: sociedade contemporânea. Fragmentos de Cultura, v. 8, n.3, p.597-612, Goiânia: IFITEG, 1998.

MACKEY, William. A typology of bilingual education. In: ALLEN, HaroldB.; CAMPBEL, RusselN. (Eds.). Teaching English as a second language. New York: McGraw-Hill, 1972,p. 414-433.

MORAES, Marcia. Bilingual education: a dialogue with the Bakhtin Circle. New York: State University Press, 1996.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas/Ministério da Educação e do Desporto, Brasília:MEC/SEF,1998.

RIBEIRO, Darcy.O povo brasileiro. São Paulo: Schwarcz, 2006[1992].

RUIZ, Richard. Orientations in language planning. In: McKAY, SandraL.;WONG, Sau-LingC.(Eds.). Language diversity -problem or resource?:asocial and educational perspective on language minorities in the United States. Boston, Mass.: Heinle & Heinle Publishers, 1991,p. 3-25.

SCHMIDT, Richard. Input, interaction, attention and awareness: the base for consciousness raising in second language teaching. Anais do I Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa,Rio de Janeiro, v. 10, 1990.

WILLIAMS, JamesD.; SNIPPER, GraceC.Literacy and bilingualism. New York: Longman, 1995.

Downloads

Publicado

2011-07-02

Como Citar

Mello, H. A. B. de. (2011). Educação bilíngue: uma breve discussão. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 9(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v9i1.818

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.