Explorando pertencimento, investimento e território: uma análise qualitativa de materiais didáticos para o ensino de português língua adicional no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v22i2.47907

Palavras-chave:

Português língua adicional, Territorialidade, Pertencimento, Investimento, Livro didático

Resumo

O ensino-aprendizagem de português como língua adicional tem recebido progressiva atenção de pesquisadores nas duas últimas décadas na literatura da Linguística Aplicada no Brasil. Apesar desse fato, ainda existem lacunas nos estudos de ensino-aprendizagem de línguas que se preocupam em trazer à luz debates sobre pertencimento, investimento e território em contextos de educação linguística para migrantes. Tendo em vista tal demanda, este trabalho objetiva discutir excertos presentes em livros didáticos para o ensino de português língua adicional publicados nas últimas décadas no Brasil, com base em um modelo integrativo que compreende os construtos de língua, pertencimento e investimento como veículos de territorialidade. Por meio de uma análise qualitativa do tratamento temático dispensado a temas como o migrante e o território nos fragmentos de materiais didáticos, os resultados demonstram que é possível fomentar a territorialização em contextos de ensino-aprendizagem de línguas para migrantes mediante o desenvolvimento de estratégias que contemplem questões relacionadas ao pertencimento e ao investimento em atividades didáticas. Este artigo pretende favorecer a ampliação das discussões na literatura sobre a urgência da institucionalização da disciplina Português Língua Adicional no Brasil, assim como evidenciar a necessidade de se (re)pensar a formação docente do profissional de Letras frente à realidade do Estado Brasileiro contemporâneo com fronteiras cada vez mais líquidas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEN, K.-A. A pilot digital intervention targeting loneliness in youth mental health. Frontiers in Psychiatry, v. 10, 2020.

ALLEN, K.-A. The psychology of belonging. New York: Routledge, 2021.

ALLEN, K.-A. et al. Belonging: a review of conceptual issues, an integrative framework, and directions for future research. Australian Journal of Psychology, v. 73, n. 1, p. 87-102, Mar. 2021.

BAUMEISTER, R. F.; LEARY, M. R. The need to belong: desire for interpersonal attachments as a fundamental human motivation. Psychological Bulletin, v. 117, n. 3, p. 497-529, 1995.

BIZON, A. C. C. Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização. 2013. 414 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2013.

BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A.; RUANO, B. P. Vamos Juntos!. Curso de português como língua de acolhimento. Campinas, SP: Núcleo de Estudos da População “Elza Berquó” – Nepo/Unicamp, 2021.

BOURDIEU, P. Language and symbolic power. Edited by John Thompson. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1991.

BRONFENBRENNER, U.; MORRIS, P. A. The bioecological model of human development. In: DAMON, W.; LERNER, R. M. (Ed.). Handbook of child psychology: theoretical models of human developmental, 6th ed. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2006. p. 793-828.

CAPSTICK, T. Language and migration. New York: Routledge, 2021.

DARVIN, R.; NORTON, B. Investment and language learning in the 21st Century. Dans langage et société, v. 3, n. 157, p. 19-38, 2016.

FERNANDES, G. R. R.; FERREIRA, T. L. S. B.; RAMOS, V. L. Muito prazer: fale o português do Brasil (Caderno de exercícios). Barueri, SP: Lexikos Editora, 2012.

FERNANDES, G. R. R.; FERREIRA, T. L. S. B.; RAMOS, V. L. Muito prazer: fale o português do Brasil. Barueri: Lexikos, 2008.

FERRAZ, A.; PINHEIRO, I. M. Samba! Curso de língua portuguesa para estrangeiros. Autêntica, 2020.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “Fim dos Territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

LA BERRE, M. Territoires. In: BAILLY, A. FERRAS, R. PUMAIN, D. (Ed.). Encyclopédie de Géographie. Paris: Economica, 1995. p. 601-622.

LAI, D. W. L. et al. Effectiveness of a peer-based intervention on loneliness and social isolation of older Chinese immigrants in Canada: a randomized controlled trial. BMC Geriatrics, v. 20, n. 1, p. 356, Sept. 2020.

LEFEBVRE, H. La production de l’espace. Paris: Anthropos, 1986.

LENZI, M. et al. Protecting youth from gang membership: Individual and school‐level emotional competence. Journal of Community Psychology, v. 47, n. 3, p. 563-578, 2019.

LIM, M. et al. Social isolation, loneliness and health: A descriptive study of the experiences of migrant mothers with young children (0-5) at La Maison Bleue. Frontier’s in Global Women’s Health, v. 3, Jun. 2022.

LIMA, E. E. O. F. et al. Novo Avenida Brasil 3. Rio de Janeiro: EPU, 2010.

LOPEZ, A. P. A. A aprendizagem de português por imigrantes deslocados forçados no Brasil: uma obrigação? Revista X, v. 13, n. 1, p. 9-34, 2018.

MASLOW A. H. The farther reaches of human nature. New York: The Viking Press, 1971.

MASLOW, A. H. Toward a psychology of being. New York: D. Van Nostrand, 1996.

NORTON, B. Identity and Language Learning: Extending the conversation. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2013.

OKONOFUA, J. A.; PAUNESKU, D.; WALTON, G. M. Brief intervention cuts suspension rates in half. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 113, n. 19, p. 5221-5226, 2016.

PONCE, M. H. O.; BURIM, S. A.; FLORISSI, S. Bem-vindo! A língua portuguesa no mundo da comunicação. São Paulo: SBS, 2008.

PUSSETTI, C. Identidades em crise: imigrantes, emoções e saúde mental em Portugal. Saúde Soc., v. 19, n. 1, mar. 2010.

RAMEH, C.; ABREU, M. I. Português contemporâneo. Washington, D.C.: Georgetown University Press, 1967.

RAMOS, A. A. L. Língua adicional: um conceito “guarda-chuva”. Revista Brasileira de Linguística Antropológica, v. 13, n. 1, 2021.

ROGERS, C. R. Client-centered therapy; its current practice, implications, and theory. Boston, MA: Houghton Mifflin, 1951.

SALWAY, S. et al. Reducing loneliness among migrant and ethnic minority people: A participatory evidence synthesis. Public Health Research, v. 8, n. 10, July 2020.

SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: PubliFolha, 2002.

SAQUET, M. A.; SILVA, S. S. Milton Santos: concepções de geografia, espaço e território. Geo UERJ, v. 2, n. 18, p. 24-42, jul./dez. 2008.

STICK, M.; HOU, F.; KAIDA, L. Self-reported loneliness among recent immigrants, long-term immigrants, and Canadian-born individuals. Economic and Social Reports, v. 1, n. 7, July 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Oliveira, D. F. (2023). Explorando pertencimento, investimento e território: uma análise qualitativa de materiais didáticos para o ensino de português língua adicional no Brasil. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 22(2), AG1. https://doi.org/10.26512/rhla.v22i2.47907

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.