Explorando pertencimento, investimento e território: uma análise qualitativa de materiais didáticos para o ensino de português língua adicional no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v22i2.47907Palavras-chave:
Português língua adicional, Territorialidade, Pertencimento, Investimento, Livro didáticoResumo
O ensino-aprendizagem de português como língua adicional tem recebido progressiva atenção de pesquisadores nas duas últimas décadas na literatura da Linguística Aplicada no Brasil. Apesar desse fato, ainda existem lacunas nos estudos de ensino-aprendizagem de línguas que se preocupam em trazer à luz debates sobre pertencimento, investimento e território em contextos de educação linguística para migrantes. Tendo em vista tal demanda, este trabalho objetiva discutir excertos presentes em livros didáticos para o ensino de português língua adicional publicados nas últimas décadas no Brasil, com base em um modelo integrativo que compreende os construtos de língua, pertencimento e investimento como veículos de territorialidade. Por meio de uma análise qualitativa do tratamento temático dispensado a temas como o migrante e o território nos fragmentos de materiais didáticos, os resultados demonstram que é possível fomentar a territorialização em contextos de ensino-aprendizagem de línguas para migrantes mediante o desenvolvimento de estratégias que contemplem questões relacionadas ao pertencimento e ao investimento em atividades didáticas. Este artigo pretende favorecer a ampliação das discussões na literatura sobre a urgência da institucionalização da disciplina Português Língua Adicional no Brasil, assim como evidenciar a necessidade de se (re)pensar a formação docente do profissional de Letras frente à realidade do Estado Brasileiro contemporâneo com fronteiras cada vez mais líquidas.
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