Modelização didática do gênero Cantiga de Roda como proposta para o ensino de língua inglesa na Educação Infantil

Autores

  • Gerson Anschau Poleze UNICENTRO
  • Lidia Stutz Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.23668

Palavras-chave:

modelo didático, cantiga de roda, educação infantil

Resumo

Buscou-se, com base no Interacionismo Sócio-discursivo (ISD), construir um modelo didático (MD) do gênero de texto cantiga de roda, nursery rhyme (NR), em língua inglesa (LI). Adicionalmente, foram consideradas as prescrições para a educação infantil (EI), pois evidenciou-se o que os documentos delimitam para o ensino. Para a construção do MD, foi realizada a análise dos parâmetros contextuais, nível organizacional e enunciativo, bem como parâmetros de textualização (MACHADO; BRONCKART, 2009) e elementos não-verbais. Pretendeu-se verificar como o trabalho com NR privilegia os aspectos exigidos nos documentos para a apreensão da linguagem. Observou-se que trazem como aspectos indissociáveis o educar e cuidar, num ensino que deve assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, baseando-se em competências e que demanda que a EI deve primar por uma didática de formação integral, com foco em diferentes conteúdos. Todavia, não contemplam o ensino de língua estrangeira e/ou adicional, não oportunizando às crianças sua formação integral, como demandado. Na questão da análise das NR, foi possível compreender as dimensões do gênero de texto NR e evidenciá-las. Assim, ao trabalhar os elementos ensináveis daquele gênero, seu uso propicia aos educandos tecer relações com a sua realidade e vivências cotidianas, possibilitando aprendizagem, desenvolvimento e inserção sociocultural em LI.

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Biografia do Autor

Lidia Stutz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Professora Adjunta do Departamento de Letras e do Mestrado em Letras

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Publicado

2019-06-01

Como Citar

Poleze, G. A., & Stutz, L. (2019). Modelização didática do gênero Cantiga de Roda como proposta para o ensino de língua inglesa na Educação Infantil. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 18(1), 107–131. https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.23668

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