Os diálogos entre preceptor e residente no contexto da Residência Pedagógica: reflexões em prol de uma construção de identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32851

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, formação inicial, identidade docente

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (RP) objetiva inserir o licenciando no ambiente escolar para o exercício docente. Na vigência do primeiro edital, o Núcleo Letras Espanhol/Inglês do Departamento de Letras Estrangeiras da UFPB formou um coletivo com 27 residentes, alocados em três escolas integrais, nos municípios de João pessoa e Bayeux. As atividades dos residentes dividiram-se em: ambientação, regência, observação, reuniões formativas, além da elaboração de um plano de intervenção. Em cada escola, os residentes foram acompanhados por um preceptor, responsável por supervisionar todo o trabalho desenvolvido. Considerando esse cenário formativo, objetivamos, neste trabalho, refletir sobre a construção da identidade docente com base nos diálogos de um residente com sua preceptora. Nosso corpus é constituído de relatos reflexivos, escritos pelo residente e analisados sob um viés qualitativo-interpretativista. Este trabalho apoia-se na concepção sobre identidade (HALL, 2005; BAUMAN, 2005; 2014[2001]), identidade e formação docente (TARDIF, 2002; OLIVEIRA; BOER, 2018; REICHMANN, 2015; 2013) e observação no contexto de formação inicial (BIAZI, GIMENEZ, STUTZ, 2011). O resultado da nossa análise evidenciou que os diálogos entre preceptora e residente contribuíram significativamente para a construção da identidade profissional do docente em formação, numa perspectiva crítico-reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvaldo Santos de Lira, Secretária da Educação, da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba

Licenciado em Letras (Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba. Participou como bolsista e voluntário do Projeto de Extensão: "Estimulando a Escrita Acadêmica para a Área de Humanas - Teoria e Prática" (2018-2020). Atuou como residente-bolsista no Programa Residência Pedagógica (2018-2020). Atualmente é professor de Língua Inglesa da Rede Estadual da Paraíba.

Betânia Passos Medrado, Universidade Federal da Paraíba

Betânia Passos Medrado é Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Letras (1993) pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Letras (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). É autora de artigos e capítulos de livros resultantes de pesquisa que desenvolve nas seguintes áreas: formação inicial e continuada de professores de línguas; linguagem e trabalho docente; construção identitária e desenvolvimento profissional; ensino de línguas estrangeiras e inclusão escolar. É uma das coordenadoras do grupo Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (Aldei- CNPq) e membro do GT Formação de Educadores em Linguística Aplicada (ANPOLL). Foi avaliadora para o Ensino Fundamental e Médio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014, 2015 e 2017).

Walison Paulino de Araújo Costa, Universidade Federal da Paraíba

Walison Paulino de Araújo Costa é professor do curso de Letras-Inglês do Campus I na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É também professor da EaD, desde 2014, tendo atuado, mais especificamente, no Curso de Letras-Português da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e, atualmente, no Curso de Letras-Inglês do CCAE/UFPB. Como formador e orientador, atua no Programa de Residência Pedagógica (RP), vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e da Tutoria de Professores em Desenvolvimento dos Cursos da Extensão do DLEM, ambos na UFPB. É pesquisador do Grupo Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (ALDEI-CNPq). Foi professor efetivo na Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM) e na Universidade Federal do Piauí (CMRV). Foi também professor substituto na Universidade Estadual da Paraíba (Campus III). Possui graduação em Letras, habilitação em Língua Vernácula, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas (2007), graduação em Direito (2000), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (2002) e Mestrado em Letras na área de Linguística Teórica (2006). É doutor e pós-doutorando em Linguística pelo PROLING/UFPB. É também bacharelando em Psicologia.

Referências

ARAÚJO, Maria Dalvaneide de Oliveira; BARROS, Gleize Cristina França de; BARROS, Marcos Alexandre de Melo. A construção da identidade docente do licenciado de Ciências Biológicas em início de carreira. RIS ”“ Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 2., mai./ago. 2018.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2014 [2001].

BIAZI, Terezinha Marcondes Diniz; GIMENEZ, Telma; STUTZ, Lidia. O papel da observação de aulas durante o estágio supervisionado de Inglês. Revista Sigmum: Estudos da Linguagem, v. 14, n. 1, p. 57-78, 2011.

BRASIL. Edital Capes 06/2018, que dispõe sobre a Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf> Acesso em: 10 maio 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CLOT, Yves. Clínica da atividade e psicopatologia do trabalho. In: CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir, 2010. p. 99-116.

COSTA, Luciana Laureano; FONTOURA, Helena Amaral. Residência Pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Revista @ambienteeducação, São Paulo, v. 9, n. 2, 2015.

FOGAÇA, Francisco Carlos. Conflito e desenvolvimento: duas faces da mesma moeda. In: CRISTOVÃO, V. L. L. Atividade docente e desenvolvimento. Campinas: Pontes Editora, 2011. p. 91-105.

GARCIA, Maria M. A.; HYPOLITO, Alvaro M.; VIEIRA, Jarbas S. As identidades docentes como fabricação da docência. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./mar. 2005.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil ”“ UAB/UFRGS; Curso de Graduação Tecnológica ”“ Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SeaD/UFRGS. ”“ Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GONÇALVES, Kelry Alves. Identidade docente nos artigos da Anped ”“ 2010/2014. Rebes ”“ Revista Brasileira de Ensino Superior, 2(3), p. 5-17, jul.-set. 2016.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; BENITES, Larissa Cerignoni; SANCHES NETO, Luiz; CYRINO, Marina; ANANIAS, Elisangela Venâncio; ARNOSTI, Rebeca Possobom; Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. Disponível em: < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/978>. Acesso em: 10 maio 2020.

MACHADO, Anna Rachel. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: BRONCKART, Jean-Paul; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos et al. O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado de Letras, 2007. p. 77-97.

MACHADO, Anna Raquel; BRONCKART, Jean Paul. Reconfigurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; ABREU-TARDELLLI, Lília Santos (Org.) Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.

MEDRADO, Betânia Passos; COSTA, Walison Paulino de Araújo. O Programa de Residência Pedagógica: refletindo sobre a formação dos coletivos de trabalho. In: GUIMARÃES, Ana Maria; CARNIN, Anderson; LOUSADA, Eliane Gouvêa (Org.). O interacionismo sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2020. v. 1, p. 141-162.

MEDRADO, Betânia Passos; VELOSO- LEITAO, Liane. Por entre paisagens líquidas: a construção identitária de professores de inglês no contexto de cursos de idiomas. In: OLIVEIRA, Luciani Salcedo de; BOER, Raphael Albuquerque de (Org.). Professores(as) de línguas em uma perspectiva crítica: discursos, linguagens e identidades. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. v. 1, p. 43-68.

MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene. Uma interpretação discursiva sobre o real da atividade docente no ensino superior: dificuldades e super-ações. D.E.L.T.A., 32, 1, p. 75-97, 2016.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

REICHMANN, Carla Lynn. (Org.). Diários reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, refazer(-se). 1. ed. Campinas: Pontes Editora, 2013. v. 1, p. 71-92.

REICHMANN, Carla Lynn. Letras e letramentos: escrita situada, identidade e trabalho docente no estágio supervisionado. São Paulo: Mercado de Letras, 2015.

SABOTA, Barbra. Entre o querer e o fazer: considerações sobre a formação universitária reflexiva de professores de línguas. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, p. 65-79, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Lira, E. S. de, Medrado, B. P., & Costa, W. P. de A. (2020). Os diálogos entre preceptor e residente no contexto da Residência Pedagógica: reflexões em prol de uma construção de identidade docente. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 19(2), 231–254. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32851

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.