Os diálogos entre preceptor e residente no contexto da Residência Pedagógica: reflexões em prol de uma construção de identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32851

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, formação inicial, identidade docente

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (RP) objetiva inserir o licenciando no ambiente escolar para o exercício docente. Na vigência do primeiro edital, o Núcleo Letras Espanhol/Inglês do Departamento de Letras Estrangeiras da UFPB formou um coletivo com 27 residentes, alocados em três escolas integrais, nos municípios de João pessoa e Bayeux. As atividades dos residentes dividiram-se em: ambientação, regência, observação, reuniões formativas, além da elaboração de um plano de intervenção. Em cada escola, os residentes foram acompanhados por um preceptor, responsável por supervisionar todo o trabalho desenvolvido. Considerando esse cenário formativo, objetivamos, neste trabalho, refletir sobre a construção da identidade docente com base nos diálogos de um residente com sua preceptora. Nosso corpus é constituído de relatos reflexivos, escritos pelo residente e analisados sob um viés qualitativo-interpretativista. Este trabalho apoia-se na concepção sobre identidade (HALL, 2005; BAUMAN, 2005; 2014[2001]), identidade e formação docente (TARDIF, 2002; OLIVEIRA; BOER, 2018; REICHMANN, 2015; 2013) e observação no contexto de formação inicial (BIAZI, GIMENEZ, STUTZ, 2011). O resultado da nossa análise evidenciou que os diálogos entre preceptora e residente contribuíram significativamente para a construção da identidade profissional do docente em formação, numa perspectiva crítico-reflexiva.

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Biografia do Autor

Edvaldo Santos de Lira, Secretária da Educação, da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba

Licenciado em Letras (Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba. Participou como bolsista e voluntário do Projeto de Extensão: "Estimulando a Escrita Acadêmica para a Área de Humanas - Teoria e Prática" (2018-2020). Atuou como residente-bolsista no Programa Residência Pedagógica (2018-2020). Atualmente é professor de Língua Inglesa da Rede Estadual da Paraíba.

Betânia Passos Medrado, Universidade Federal da Paraíba

Betânia Passos Medrado é Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Letras (1993) pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Letras (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). É autora de artigos e capítulos de livros resultantes de pesquisa que desenvolve nas seguintes áreas: formação inicial e continuada de professores de línguas; linguagem e trabalho docente; construção identitária e desenvolvimento profissional; ensino de línguas estrangeiras e inclusão escolar. É uma das coordenadoras do grupo Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (Aldei- CNPq) e membro do GT Formação de Educadores em Linguística Aplicada (ANPOLL). Foi avaliadora para o Ensino Fundamental e Médio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014, 2015 e 2017).

Walison Paulino de Araújo Costa, Universidade Federal da Paraíba

Walison Paulino de Araújo Costa é professor do curso de Letras-Inglês do Campus I na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É também professor da EaD, desde 2014, tendo atuado, mais especificamente, no Curso de Letras-Português da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e, atualmente, no Curso de Letras-Inglês do CCAE/UFPB. Como formador e orientador, atua no Programa de Residência Pedagógica (RP), vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e da Tutoria de Professores em Desenvolvimento dos Cursos da Extensão do DLEM, ambos na UFPB. É pesquisador do Grupo Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (ALDEI-CNPq). Foi professor efetivo na Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM) e na Universidade Federal do Piauí (CMRV). Foi também professor substituto na Universidade Estadual da Paraíba (Campus III). Possui graduação em Letras, habilitação em Língua Vernácula, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas (2007), graduação em Direito (2000), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (2002) e Mestrado em Letras na área de Linguística Teórica (2006). É doutor e pós-doutorando em Linguística pelo PROLING/UFPB. É também bacharelando em Psicologia.

Referências

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Lira, E. S. de, Medrado, B. P., & Costa, W. P. de A. (2020). Os diálogos entre preceptor e residente no contexto da Residência Pedagógica: reflexões em prol de uma construção de identidade docente. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 19(2), 231–254. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32851

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