A autoconfrontação na formação continuada sobre multimodalidade para professores de línguas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53790Palabras clave:
formação docente continuada, Multimodalidade, autoconfrontaçãoResumen
O objetivo deste artigo é apresentar o antes e o depois de uma formação continuada sobre multimodalidade e letramento multimodal crítico para três professores de línguas (Inglês, Espanhol e Português) de uma escola pública cearense por meio do quadro metodológico da autoconfrontação. O referencial teórico compreende principalmente a formação docente continuada (GIMENEZ, 2006; VIEIRA-ABRAHÃO, 2010; TARDIF, 2010), a multimodalidade e o letramento multimodal crítico (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; CALLOW, 2008). A metodologia utilizada foi o quadro metodológico da autoconfrontação com nuances de pesquisa-ação. Os resultados indicaram que os professores protagonistas, após a formação continuada, passaram a desenvolver práticas de letramento multimodal crítico com os livros didáticos, explorando mais as imagens por meio das dimensões afetiva, composicional e crítica do Show me framework (CALLOW, 2008) em sala de aula com discentes do Ensino Médio. Ademais, a autoconfrontação, associada a uma formação continuada, mostrou-se muito benéfica no processo de desenvolvimento profissional dos docentes.
Descargas
Citas
AJAYI, L. How teachers deploy multimodal textbooks to enhance English Language learning. TESOL Journal, v. 6, n. 1, p. 16-35, 2012.
AMARAL, E.; FERREIRA, M.; LEITE, R.; ANTÔNIO, S. Novas palavras. 3. ed. São Paulo: FTD, 2016.
CALLOW, J. Show me: principles for assessing students visual literacy. The Reading Teacher, v. 6, n. 18, p. 616-626, 2008.
CANI, J. B.; COSCARELLI, C. V. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: COSCARELLI, C. V.; KERSCH, D. F.; CANI, J. B. (Org.). Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 7-14.
CLOT, Y.; FAÏTA, D. Gêneros e estilos em análise do trabalho: conceitos e métodos. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 33-60, maio-ago. 2016.
CLOT, Y.; FAÏTA, D.; FERNANDEZ, G.; SCHELLER, L. Entretiens en autoconfrontation croisée: une méthode en clinique de l’activité. Pistes, Madri, v. 2. n. 1, p. 1-7, jun. 2000.
COIMBRA, L.; CHAVES, L. S. Cercanía joven. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
ENS, R. T.; DONATO, S. P. Ser professor e formar professores: tensões e incertezas contemporâneas. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. (Org.). Ser professor: formação e os desafios na docência. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 7-14.
FRANCO, C. de P.; TAVARES, K. Way to go!: língua estrangeira moderna, inglês, ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da Linguística Aplicada. In: FREIRE, M. M.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H.; BARCELOS, A. M. F. (Org.). Linguística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB; Campinas, SP: Pontes Editores, 2005. p. 183-201.
GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da Linguística Aplicada. In: OLIVEIRA, S. E. de; SANTOS, J. F. dos. (Org.). Mosaico de linguagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. p. 79-89.
GOMES, F. W. B.; BARBOSA, I. M. F.; LIMA, R. A.; GOMES, J. P. Introdução: letramento(s). In: GOMES, F. W. B. et.al. (Org.). Texto, imagem e letramento visual. Teresina: EDUFPI, 2019. p. 7-26.
GOMES, J. P.; GOMES, F. W. B. Letramento visual e multimodalidade. In: GOMES, F. W. B. (Org.). Texto, imagem e letramento visual. Teresina: EDUFPI, 2019. p. 89-100.
HEMAIS, B. J. W. Práticas pedagógicas no ensino de inglês: integrando gêneros discursivos e multimodalidade. In: HEMAIS, B. J. W. (Org). Gêneros discursivos e multimodalidade: desafios, reflexões e propostas no ensino de Inglês. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p. 19-34.
HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1988.
IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Trad. Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.
KLEIMAN, Â. B.; DOS SANTOS, C. B. Estudos de letramento do professor: percursos metodológicos. In: GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓIS, M. L. de S. Visibilizar a Linguística Aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 183-204.
KRESS, G. Partnerships in research: multimodality and ethnography. Qualitative Research, London, p. 239-260, June 2011.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London/New York: Routledge, 2006.
PINHEIRO, M. S. Multimodalidade e formação docente: (re)construindo saberes e práticas na escola pública. 2020. 595f. Tese (Doutorado Acadêmico em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020.
PINHEIRO, M. S. Investigando o letramento multimodal crítico de alunos de espanhol do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza-CE. 2016. 316f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.
PRETI, D. Apresentação. In: PRETI, D. (Org.). Análise de textos orais. 4. ed. São Paulo: Humanitas Publicações FFL CH/USP, 1999. p. 7-12.
SANDRÉ, M. Analyser les discours oraux: approche pluridisciplinaire. Paris: Armand Colin, 2013.
SILVA, S. P. Letramento digital e formação de professores na era da Web 2.0: o que, como e por que ensinar? Hipertextus revista Digital, n. 8, jun. 2012. Disponível em: http://arquivohipertextus.epizy.com/volume8/01-Hipertextus-Vol8-Solimar-Patriota-Silva.pdf?i=1. Acesso em: 30 jan. 2019.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: SIMPSON, J. The Routledge Handbook of Applied Linguistics. London/New York: Routledge, 2011. p. 668-682.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A formação de professores de línguas: passado, presente e futuro. In: SILVA, K. A. (Org.). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010. p. 1-12.
VIEIRA, M.; FAÏTA, D. Quando os outros olham outros de si mesmo: reflexões metodológicas sobre a autoconfrontação cruzada. Polifonia, Cuiabá, EdUFMT, n. 7, p. 27-65, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los artículos publicados por la Revista Horizontes de Linguística Aplicada están licenciados bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.
Al publicar en Horizontes de Linguística Aplicada, los autores aceptan la transferencia de los derechos de autor patrimoniales a la revista. Los autores mantienen sus derechos morales, incluido el reconocimiento de la autoría.
Autores y lectores son libres de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales .
- SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
