O papel do inconsciente na aquisição de mais de uma língua estrangeira

Autores

  • Marcia Helena Boëchat Fernandes Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

aquisição de línguas estrangeiras, psicologia cognitiva, o papel do inconsciente

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os princípios e implicações da Teoria de Reação-em-cadeia na aprendizagem/aquisição de mais de uma língua estrangeira (Fernandes-Boëchat 2000). Os princípios da teoria cognitiva levam em consideração o papel do inconsciente na aquisição de mais línguas. Atuando de uma forma singular, na maioria das vezes, o aprendiz recorre, inconscientemente, à língua estrangeira precedente, principalmente durante os primeiros semestres de curso de uma língua em estudo, a qual facilita ou não o processo da Aquisição. Ciente dos princípios, o aluno que encontra mais dificuldades pode conscientemente dirigir sua atenção para facilitar e obter sucesso ao invés de desistir de aprender uma língua de sua escolha.

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Publicado

2004-06-01

Como Citar

Fernandes, M. H. B. (2004). O papel do inconsciente na aquisição de mais de uma língua estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 3(1), 85–98. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/36409

Edição

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