Do grau de dificuldade para um contínuo de complexidade: análise textual de itens do Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v20i1.36140

Palavras-chave:

Complexidade textual, Enem, Tipo de discurso, Tópico discursivo

Resumo

As pesquisas no campo dos estudos da linguagem sobre as provas do Enem compõem um cenário vasto de temas e abordagens. Neste trabalho, particularizamos a dimensão textual dos itens da prova. Nosso objetivo é, portanto, o de propor a análise do item pela perspectiva da complexidade textual, e, dessa forma, contribuir para o debate acerca da sua qualidade e do seu comportamento empírico. Apresentamos indicadores de complexidade de natureza textual, relacionados à dimensão composicional do texto, que permitem observar, nos itens, diferentes níveis dentro de um contínuo de complexidade. Consideramos duas categorias textuais: os tipos de discurso e o tópico discursivo. Para demostrar o raciocínio de que os itens da prova podem ser analisados segundo o critério da complexidade textual, apoiado nessas duas categorias, analisamos 24 itens da prova do Enem/2016.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Pinheiro, C. L., & Conceição, J. A. (2021). Do grau de dificuldade para um contínuo de complexidade: análise textual de itens do Enem. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 20(1), AG4. https://doi.org/10.26512/rhla.v20i1.36140